4 curiosidades médicas que podem ser usadas no marketing de sua clínica

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
08 de fevereiro de 2017
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4 curiosidades médicas que podem ser usadas no marketing de sua clínica

Em uma pesquisa das instituições americanas Demi & Cooper Advertising e DC Interactive Group, 41% dos participantes informaram que são influenciados pelas redes sociais no momento de escolher médicos, hospitais e serviços de saúde em geral.

Aliando essa informação ao fato de que mais da metade da população brasileira está presente nesses sites, não fica difícil entender que investir em marketing online é uma excelente maneira conquistar novos pacientes e estreitar relações com aqueles que já frequentam seu consultório.

Se você pensou em adotar essa estratégia, mas tem dúvidas de como alimentar suas páginas de redes sociais e campanhas de e-mail marketing, veio ao lugar certo! Neste texto, vamos te dar algumas sugestões de publicação e dicas de curiosidades médicas que você pode usar para manter um diálogo com seus pacientes nesses canais. Acompanhe!

1. Datas comemorativas

Datas comemorativas podem render excelentes conteúdos para o marketing da sua clínica. Imagens com mensagens de homenagens a profissionais no dia de sua profissão (como no Dia do Médico) são bastante compartilhadas nas redes sociais, o que contribui para aumentar sua visibilidade.

Você também pode aproveitar datas voltadas à conscientização de doenças, como o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro) ou Dia Mundial do Combate à AIDS (1º de dezembro) para compartilhar curiosidades médicas e informações de saúde relacionadas ao tema.

Outras ideias de datas que você pode aproveitar são:

  • Dia Mundial da Nutrição (31 de março);
  • Dia Mundial da Saúde (7 de abril);
  • Dia do Enfermeiro (12 de maio);
  • Dia Internacional da Segurança do Paciente (17 de setembro);
  • Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro).

2. Campanhas e materiais educativos

O foco dos seus conteúdos deve estar sempre em ser útil e interessante para o seu público, e não em se autopromover (até mesmo para não ferir o Manual de Publicidade Médica). Por isso, outra excelente pedida é criar materiais informativos, a fim de educar seus pacientes sobre melhores práticas de saúde.

Se a sua especialidade for ginecologia, por exemplo, e as pacientes da sua clínica forem principalmente jovens adolescentes, você pode compartilhar dicas de prevenção a DSTs nas redes sociais, enviar por e-mail marketing cartilhas desconstruindo mitos envolvendo sexo seguro ou iniciar uma campanha em prol do uso de preservativos.

3. Atualizações sobre regras de convênios ou determinações do governo

De tempos em tempos, são feitas algumas alterações nas regras ou áreas de abrangências de convênios ou surgem novas determinações do governo — determinados remédios podem sair de circulação, por exemplo. Quando isso acontecer, você pode fazer uma publicação nas suas redes sociais divulgando e explicando as mudanças.

Isso cria um sentimento de gratidão nos seus pacientes e no seu público e aumenta a confiança deles em você. Além disso, essas postagens tendem a ser bastante compartilhadas, aumentando a sua visibilidade.

4. Novidades da clínica

Você também pode usar os canais de comunicação com seu público para divulgar novidades da clínica, como a disponibilidade de um novo procedimento ou até mudanças simples no espaço físico, como a aquisição de uma nova máquina de café.

Apesar de serem informações simples, esse tipo de conteúdo com cara de “por trás dos bastidores” faz os pacientes se sentirem parte do dia a dia da clínica e os aproxima dela. Ainda, ao perceberem os investimentos que você tem feito para atendê-los cada vez melhor, eles se sentirão importantes e apreciados.

Existem muitas possibilidades de conteúdos e curiosidades médicas que você pode usar no marketing da sua clínica. Lembre-se sempre de se pautar pelos interesses e necessidades dos seus pacientes e não deixe de seguir as orientações do Manual de Publicidade Médica para evitar problemas!

Gostou deste texto? Então talvez você se interesse pelo Calendário das Datas da Saúde. 😉

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
08 de fevereiro de 2017
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