Estratégia nas redes sociais: dicas para instituições de saúde

Estratégia nas redes sociais: dicas para instituições de saúde

Atualizado em: 21/09/2022 | Publicado em: 26/09/2016

Criar uma estratégia nas redes sociais que seja eficiente e traga resultados é o objetivo de quase todos os negócios, independentemente do segmento. E no meio médico isso não poderia ser diferente. Cada vez mais, instituições de saúde querem utilizar o marketing médico para conquistar novos pacientes e aumentar a sua reputação no mercado.

Isso se dá pela popularidade dos canais digitais em todo o mundo. De acordo com a Statista, banco internacional de estatísticas, mais de 159 milhões de brasileiros acessam as mídias sociais diariamente. E espera-se que esse número fique ainda maior com o passar dos anos. Em 2026, estima-se que 87% de toda a população do Brasil utilize algum canal digital.

Ainda segundo a Statista, as redes sociais mais utilizadas são:

  • YouTube (89%);

  • Instagram (85%);

  • Facebook (84%);

  • TikTok (49%);

  • Pinterest (37%);

  • Twitter (36%);

  • LinkedIn (15%) e

  • Twitch (9%).

No meio de tantas opções, é comum os gestores e médicos ficarem na dúvida entre quais são os canais que devem ser utilizados, como usar cada um deles e como criar conteúdos que realmente sejam relevantes para os seus seguidores.

Para ajudar, criamos esse artigo sobre estratégia nas redes sociais no contexto do marketing médico. Continue lendo para conferir as nossas dicas.

Como criar uma estratégia nas redes sociais?

Para que você crie uma estratégia nas redes sociais que realmente tenha um impacto para a sua instituição de saúde, selecionamos algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença:

1. Identifique a audiência

O primeiro passo para criar uma estratégia nas redes sociais é entender com quem você falará, ou seja, identificar o perfil daqueles que devem ter interesse nas suas publicações. Isso está diretamente ligado com o que a sua instituição de saúde faz. Se é uma clínica de fertilidade, por exemplo, o público será as mulheres tentantes e os futuros pais que procuram mais informações sobre isso. Já se é uma clínica com geriatras, a audiência será os idosos e os seus filhos.

Apenas a partir dessa identificação torna-se possível criar abordagens personalizadas e escolher a melhor linguagem para falar com quem está do outro lado.

Em um primeiro momento, não precisamos de estratégias muito sofisticadas para identificar o público. Para os médicos, a melhor saída para reunir as informações necessárias é analisar a lista de pacientes, procurando dividi-los em alguns grupos. Pode ser a partir de dados simples, como:

  • idade;

  • gênero;

  • classe social;

  • principais dúvidas.

Vale ressaltar que nem sempre haverá apenas um público. É possível identificar diferentes grupos, especialmente em clínicas que contam com diversas especialidades e exames.

Quer saber mais? Leia: O que é persona e como definir uma para minha clínica?

2. Localize seu público

Identificado o público, é hora de tentar entender seus hábitos de consumo na internet, ou seja, identificar onde ele está presente. Muitas vezes, na hora de criar uma estratégia nas redes sociais, se cria um perfil em cada canal que se acha relevante, sem nem pensar se a sua audiência está lá ou não.

Em qualquer planejamento de marketing, é preciso ter foco e direcionar bem as ações para não desperdiçar esforços. Se você quer atingir idosos, por exemplo, não terá tanta assertividade ao postar vídeos no TikTok, por exemplo, já que essa rede é mais utilizada por pessoas mais jovens.

Uma boa dica para identificar os canais corretos é fazer uma pesquisa nas próprias redes, ver se os seus concorrentes estão nelas e quem os seguem.

3. Saiba o que o seu público deseja

Já sabendo quem é o seu público e onde ele está, é hora de começar a criar a estratégia nas redes sociais envolvendo os conteúdos. Para isso, é preciso entender:

  • o “tom” que será utilizado, se será mais amigável, mais técnico, etc;

  • quais são as principais dúvidas dos pacientes;

  • quais conteúdos levantam mais interesse e

  • o que gera mais engajamento.

Uma dica valiosa para fazer isso é: visite perfis, blogs, sites e fóruns relacionados a sua área para ver quais são os conteúdos criados e se inspirar.

Além de fazer esse levantamento, também é necessário escolher quais serão os formatos trabalhados nos canais digitais. Pode-se publicar:

  • apenas uma imagem;

  • sequência de imagens, conhecida como carrossel e

  • vídeos.

Saiba mais sobre a importância de utilizar vídeos para o algoritmo das redes sociais na nossa live sobre o tema. Basta dar play no vídeo abaixo:

4. Defina seus objetivos

Como em qualquer área, não temos como ter uma boa estratégia nas redes sociais sem definir os objetivos da ação. Essa decisão deve levar em conta onde você quer chegar. Quer aumentar o número de pacientes? Priorizar o atendimento de um tipo específico de público? Fidelizar seus pacientes atuais?

Como se pode perceber, é extensa a lista de objetivos que se pode alcançar por esses canais, mas é fundamental indicá-los corretamente, porque é a partir daí que será definida a melhor estratégia de atuação.

Defina as suas metas a curto, médio e longo prazo para guiar suas ações e avalie de forma frequente os resultados para analisar se é necessário modificar algum ponto da abordagem atual.

Se você deseja conferir mais dicas exclusivas para criar um plano de marketing completo em 2022, dê play no nosso vídeo abaixo e veja as sugestões dos nossos especialistas.

E caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida sobre estratégia nas redes sociais, basta entrar em contato conosco para conversar com algum especialista do nosso time.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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