Vídeos de marketing em saúde: como o YouTube pode potencializar seu negócio?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
04 de fevereiro de 2022
Compartilhar
Vídeos de marketing em saúde: como o YouTube pode potencializar seu negócio?

Falar sobre o crescimento do acesso à Internet já deixou de ser novidade há bastante tempo. A questão agora passa pela utilização eficiente e lucrativa dessa ferramenta. O uso de vídeos de marketing em saúde, por exemplo, é uma forma de potencializar seu negócio e consolidar sua autoridade.

Mas, para isso, é preciso ter uma boa estratégia para criar conteúdos que sejam realmente relevantes para o público-alvo, trazendo informações corretas e que orientem o paciente da melhor forma possível.

Afinal, quando estamos falando sobre qualquer doença, tratamento ou diagnóstico é preciso de seriedade, uma vez que as pessoas podem basear suas decisões nas informações dadas.

Esse motivo, somado à inexperiência e à insegurança, faz com que muitos médicos desistam de gravar vídeos, o que é um grande erro. Pensando em incentivar a produção, criamos esse artigo. Nele, você saberá mais sobre as vantagens de explorar esse canal e verá algumas dicas para implementar essa estratégia. Continue lendo e confira.

O crescimento do vídeo marketing

Como dissemos há pouco, o crescimento do uso da internet — e, mais especificamente, das redes sociais — tem sido exponencial no país. Os números mais recentes do Comitê Gestor da Internet do Brasil mostram que aproximadamente 152 milhões de brasileiros têm internet em casa. Destes, 113 milhões consomem conteúdo em vídeo pelo Youtube.

Isso mostra que os vídeos sobre saúde são pesquisados e podem trazer ótimos resultados para as clínicas.

Benefícios dos vídeos de marketing em saúde

Diante de números como os que apresentamos acima, fica mais claro que os vídeos de marketing em saúde são uma ótima opção para a sua estratégia. Por meio deles, é possível aumentar o alcance dos conteúdos, potencializar o engajamento e consolidar a presença na internet e na memória dos potenciais pacientes.

Além disso tudo, esse tipo de conteúdo também traz outras vantagens para as clínicas. Confira as principais.

Humanização

Essa é uma das riquezas dos vídeos de marketing em saúde: a possibilidade de falar de “pessoa para pessoa”. A humanização do conteúdo possibilitada pelo uso de vídeos não tem comparação com nenhum outro tipo de produção. Por mais que o material seja bem redigido, com exemplos claros, gráficos e outros recursos visuais, nada substitui a sensação de olhar no olho proporcionada pelo vídeo.

Uma prova disso é que 63% das pessoas que ouvem podcasts assiduamente preferem fazê-lo por meio do Youtube, onde podem ver os produtores e não apenas ouvi-los. O que nos leva ao próximo ponto.

Versatilidade do conteúdo

Quando se produz um material em texto ou áudio, por exemplo, ele até pode ser utilizado em outras plataformas. Mas isso vai exigir uma nova produção, seja para “encaixar” o texto do blog em um roteiro de podcast, por exemplo, ou para inserir imagens sobre um áudio já gravado para transformá-lo em um vídeo.

Além de não conseguir o melhor resultado em qualidade, esse “improviso” também gera novos custos de produção.

Com os vídeos de marketing em saúde, isso não é um problema. A partir deles é possível:

  • extrair o áudio e criar um podcast;
  • fragmentar por tópicos e produzir “pílulas” de conteúdo para Reels e TikTok;
  • publicar em diversas redes sociais para fortalecer sua presença digital;
  • reunir vários vídeos e publicar uma websérie, e
  • usar o roteiro como base para a produção de artigos de blog ou posts sociais.

Conexão médico-paciente

A confiança é a base da relação entre um médico e seus pacientes. E essa conexão se consolida à medida em que seu conhecimento, empatia e profissionalismo fica mais evidente. Assim, quando você aparece, por meio do vídeo, na casa de um possível paciente, trazendo uma explicação sobre os fatores de risco e formas de prevenção de determinadas doenças, você se faz presente na vida de cada uma dessas pessoas.

Outro ponto de apoio para fortalecer essa conexão: torna-se muito mais fácil explicar sintomas e tratamentos quando se tem um apoio visual. Além disso, quando um profissional se dispõe a “dar” rosto e nome a um conteúdo, mostra que tem autoridade sobre aquele tema. Nada melhor que isso para ganhar a confiança do paciente.

Saiba mais sobre a importância dos profissionais de saúde para o marketing médico no nosso vídeo do YouTube.

O uso de vídeos pode potencializar seu negócio

88% dos empreendedores que investem em conteúdo de vídeo, sobretudo no YouTube, afirmam que a ferramenta tem impacto positivo no alcance dos objetivos de negócio. Além disso, 68% afirmam que o YouTube gerou oportunidades adicionais fora da plataforma. Isso é uma consequência do aumento da procura por informações que ajudem a cuidar da saúde e viver mais e melhor.

Ou seja, o YouTube pode ser o seu maior canal de atração de novos pacientes.

Quanto mais plural e diversificado for o seu conteúdo, maior será a probabilidade de ampliar seu alcance e a procura pelos seus serviços. É evidente que falamos aqui sobre diversificar a produção mantendo a sua linha editorial e o foco no perfil do paciente que sua empresa pretende atrair.

Assim, não se trata de fazer dancinhas, dublagens ou registrar flagras da vida pessoal. Variar a produção é ampliar e aprofundar a abordagem sobre os temas pertinentes às especialidades presentes na sua instituição de saúde.

Para entender melhor essa diversificação, podemos dar um exemplo. Se uma clínica com diversas especialidades quer criar vídeos de marketing em saúde, ela pode trazer conteúdos sobre:

  • sintomas e explicações sobre certas doenças;
  • métodos de tratamentos;
  • detalhes sobre uma especialidade médica;
  • dicas para ter mais saúde;
  • quando é o momento ideal para consultar com um especialista;
  • exames que auxiliam o diagnóstico de doenças e
  • estrutura da clínica.

Como trabalhar com vídeos de marketing em saúde?

Já está convencido que vale a pena trabalhar vídeos de marketing em saúde, mas não sabe por onde começar? O primeiro passo é criar uma estratégia de marketing bem definida para que todos os canais digitais conversem entre si e para que os conteúdos criados realmente sejam relevantes para o público-alvo.

Para isso, é preciso elaborar um planejamento considerando o que as pessoas querem saber sobre a sua área. Faça esse levantamento com seus próprios pacientes ou com ferramentas próprias para isso, como o Ubersuggest e o Semrush.

Com o tema escolhido, veja quem é o médico mais recomendado para fazer a gravação. Se você é um ginecologista e trabalha com um endocrinologista e deseja falar sobre diabetes, por exemplo, o seu parceiro é o mais recomendado. Foque em profissionais que realmente passem autoridade no segmento e tenham relação direta com o tema. Uma boa ideia é trazer amigos da área escolhida e fazer entrevistas com eles. Mas, para começar, pode ser só você e a câmera mesmo.

Nesses casos, escolha o tempo máximo de vídeo e prepare um conteúdo com os principais pontos sobre o tema. Ensaie na frente do espelho e, quando se sentir pronto, coloque para gravar.

Pensando nessa etapa da produção, preparamos um vídeo que pode ajudar a “destravar” e proporcionar um bate-papo natural com seu paciente. Assista agora mesmo.

Se sua instituição ainda não tem um cronograma de comunicação e você está pensando em como fazer um planejamento capaz de potencializar seu negócio, vale buscar uma equipe especializada em vídeos de marketing em saúde. Para tanto, você pode consultar nossos materiais aqui mesmo no site.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, entre em contato com a gente. Somos uma agência especializada em marketing para a área da saúde e podemos ajudar a sua clínica a ter mais resultados.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
04 de fevereiro de 2022
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Omnichannel na saúde: atenda bem em todos os canais digitais

ver mais...

Você conhece as regras para publicidade médica?

ver mais...

Como aplicar a IA no marketing em saúde

ver mais...

Falar com estrategista