Atualmente, estamos ouvindo muito sobre o termo Otimização de mecanismos de pesquisa e todas as empresas que vêm à nossa mente estão listadas nos mecanismos de pesquisa. As empresas locais, é claro, não são a exceção. Agora, os pacientes desejam obter todas as informações antes de visitar a clínica de um médico e procurar listas nos mecanismos de pesquisa que podem fornecer números de telefone, um endereço e análises sobre os serviços. Portanto, criar uma estratégia de SEO eficaz para o seu negócio local pode ser muito benéfico.
Índice
O que é SEO local?
Quando houver necessidade de um médico (como dentista, oftalmologista etc.), os pacientes normalmente digitarão as palavras-chave da barra de pesquisa como “Médicos em Los Angeles” ou “Médicos em Londrina”. Normalmente, os locais também são inseridos no mecanismo de pesquisa junto com a palavra-chave principal – além disso, a especialidade do médico também pode ser adicionada. Isso é chamado de pesquisa local.
Com isso, você não está focando em atrair todos para a sua prática, mas apenas aqueles que estão realmente perto de você e precisam de seus serviços.
Pesquisa por palavra-chave focada no SEO local
Ok, mas como isso funciona? Os profissionais médicos devem ter muita terminologia em mente, mas não se referir exatamente ao marketing digital. A primeira coisa a fazer é fazer uma pesquisa de palavras-chave. São palavras que as pessoas usam para encontrar produtos ou serviços nos mecanismos de pesquisa (para ser sincero, é principalmente o Google). Você precisa garantir que concentra seu foco nos termos de pesquisa que as pessoas realmente estão usando, para que você possa integrá-los ao seu site e ser encontrado.
A pesquisa de palavras-chave locais é ainda mais específica, porque seu conteúdo precisa estar alinhado com locais específicos, para que você possa ser considerado particularmente relevante para esses termos de pesquisa pelos robôs dos mecanismos de pesquisa.
Como procurar as palavras-chave certas? Localmente, esse termo de pesquisa deve incluir uma palavra-chave comercial geral e um local da cidade, por exemplo, “Dentista Florianópolis” ou também um serviço baseado em um local mais um local “regeneração dentária Florianópolis”.
Comece com os diretórios locais
Talvez você pense que tudo o que foi dito acima já é muito em que pensar e é um pouco esmagador. Não entre em pânico. Alguns outros elementos-chave de uma estratégia de SEO local não exigem muita dedicação e muita pesquisa de palavras-chave. Como, por exemplo, diretórios.
Os diretórios online são como aqueles livros cheios de endereços e informações de contato que foram entregues em nossas casas há algumas décadas. Bem, agora eles ainda existem, mas online. Você pode criar listagens on-line para que suas informações práticas sejam bem distribuídas pelos mecanismos de pesquisa. Isso também o ajudará com suas críticas, como explicamos anteriormente, porque você também pode ser classificado nesses diretórios on-line e acompanhar as opiniões de seus pacientes.
Além disso, não podemos esquecer o diretório local principal e mais importante que é o Google Meu Negócio. Graças ao Google Meu Negócio, sua clínica pode ser exibida em mapas com mais facilidade e criará uma listagem na parte superior dos resultados orgânicos do Google (não os pagos) mostrando suas informações de contato, endereço e também suas classificações.
Por que é essencial trabalhar em uma estratégia de SEO local?
Aqui estão algumas razões pelas quais é necessário recorrer ao SEO local:
1.Pesquisa rápida
Você acha que um paciente que precisa urgentemente de um médico vai de um site para outro procurando médicos relevantes e gasta todo esse tempo valioso apenas para pesquisar profundamente e em detalhes? Claro, ninguém faria isso. Nem mesmo os que não correm o risco de morrer. A pesquisa local é vital para encontrar o que eles querem em questão de segundos.
2. Compatível com dispositivos móveis
Quem não usa um smartphone hoje em dia? Bem, o número está aumentando dia a dia. Telefones e tablets são fáceis de transportar e é mais provável que alguém use esses dispositivos para procurar algo “próximo” enquanto não estiver em casa. Portanto, o SEO local é extremamente importante para direcionar os pacientes para a clínica mais próxima.
3.Os motores de busca sabem o que seu paciente deseja
Os robôs dos motores de busca conhecem o comportamento da população local de qualquer localidade geográfica específica. Esses mecanismos de pesquisa, como o Google, são cada vez mais otimizados para beneficiar empresas e consumidores locais. As pequenas empresas, como pode ser uma prática médica, devem estar ao alcance das pessoas que vivem por perto. Portanto, seria inteligente tirar proveito dos mecanismos de pesquisa que favorecem as pequenas empresas locais.
4.Revisões e classificações
Hoje existe uma competição na internet, e está aumentando. É por isso que comentários e classificações são fundamentais para os próximos consumidores. É mais provável que as pessoas que procuram um médico na área procurem o melhor e baseiem sua decisão nas avaliações encontradas nas listagens nos motores de busca ou no site. Para qualquer tipo de médico, pode ser interessante e importante ter isso também integrado ao seu site, porque ajuda com confiança para ver que alguém responde e se preocupa com a opinião dos clientes.
5.Comentários negativos
Seguindo com o último ponto, e mesmo que pareça um pouco estranho, críticas negativas também podem ser boas para os negócios. Nenhum médico pode ser perfeito; Além disso, se você vir um negócio de qualquer tipo com uma classificação de 5 estrelas, alguém pensaria que é falso ou se há algo errado com ele. Além disso, como mencionado anteriormente, se houver uma resposta de um médico que mostre que essas opiniões e experiências são importantes e ele se preocupa com isso, isso também deixa um impacto positivo na reputação desse médico.
Então, o que você está esperando?
Se você é um médico que acabou de iniciar seu negócio, talvez você não tenha muitos recursos. É por isso que o SEO local pode salvá-lo. Atrai pacientes, aumenta sua visibilidade online e também sua reputação online. O que se traduz no crescimento do seu consultório.
Esse artigo foi escrito pela Rocio Bravo da rankingCoach