Como gerenciar tempo/energia sendo dono e médico na clínica?

Como gerenciar tempo/energia sendo dono e médico na clínica?

Atualizado 18/08/2021

Abrir sua própria clínica e realizar atendimentos médicos em sua instituição de saúde é uma das maiores realizações de profissionais que atuam na área médica. Ao mesmo tempo, em que essa conquista pode ser prazerosa e bastante significativa, ela traz alguns desafios para a rotina desses profissionais, afinal como gerenciar o tempo sendo médico e dono de clínica?

Para falar sobre o assunto, convidamos o Dr. Alexandre Rosa,  professor de oftalmologia e empreendedorismo na Universidade Federal do Pará (UFPA),proprietário da Clínica Oftalmológica RetinaPro e sócio de mais duas empresas na área da saúde. Vamos lá?

Como gerenciar o tempo em sua clínica médica?

O gerenciamento de tempo é fundamental para que todas as tarefas relacionadas à gestão e ao atendimento médico possam ser executadas com excelência, de maneira estratégica e aproveitando o tempo da melhor maneira possível. Confira algumas dicas que o Dr. compartilhou conosco!

Foque 100% no que você está fazendo

O Dr. Alexandre destaca que, hoje, temos muitas distrações no ambiente de trabalho. A todo momento, estamos recebendo mensagens, e-mails, ligações e diversas outras informações em nosso celular. Por mais que você só dê aquela olhadinha clássica de 5 minutos, se isso for feito várias vezes ao longo do dia, seu tempo pode ficar comprometido.

Para ele, é fundamental estar 100% presente no que você está fazendo: “Todas as minhas notificações do celular estão desativadas. Vejo uma vez ao dia, apenas dou uma atenção maior a alguns grupos profissionais do Whatsapp, mas a maioria dos meus grupos estão silenciados”, destaca. Pode parecer uma dica simples, mas com certeza você notará uma melhora no aproveitamento do tempo.

Use aplicativos e ferramentas a seu favor

Gerenciar o tempo sendo médico e dono de clínica pode ficar mais fácil quando você conta com aplicativos e ferramentas que te ajudam a organizar melhor suas tarefas e compromissos do dia.

O Dr. explica como utilizá-los a seu favor “Organizo todos os meus compromissos no Google Agenda. Assim, eu consigo determinar quanto tempo vai levar em cada reunião ou tarefa.” Ele ainda cita outros aliados, como o aplicativo Trello e o Kanban, sendo que este último é um método para melhorar a gestão de tempo.

Programe seu dia

À medida que gastamos energia para tomar decisões durante o dia, corremos o risco de ficar com pouca ou nenhuma disposição ao longo do dia. Para que isso não aconteça, é importante se preparar e planejar como você irá distribuir seu tempo.

“Costumo ver no dia anterior o que está programado para o dia seguinte. Antes de dormir, sempre olho o que tenho para fazer no outro dia”, elucida o Dr. Alexandre. Ao se planejar, você verá como essa simples atitude pode melhorar o gerenciamento do seu tempo.

Delegue mais tarefas

Não adianta querer fazer tudo sozinho. Por mais que você seja dono da sua clínica e as decisões precisem passar pela sua aprovação, é fundamental que você conte com pessoas habilidosas e capacitadas para te ajudar nas tarefas e processos da instituição.

O Dr. Alexandre ainda destaca que é preciso apostar em uma gestão horizontal, ou seja, com mais autonomia e responsabilidade para sua equipe na tomada de decisão. É importante ouvir os colaboradores responsáveis por cada função, afinal eles têm muito mais contato com determinadas atividades e podem trazer ideias importantes para melhorá-las cada vez mais.

Estude sobre novas áreas

Quando você se torna proprietário de uma clínica de saúde, gerenciar o tempo é só mais uma das diversas responsabilidades que você não aprende em um curso de graduação. “Ser tecnicamente bom não é mais suficiente, você precisa aprender sobre marketing, finanças, gestão de tempo, liderança, etc.”, ressalta Alexandre.

Portanto, para melhorar a gestão de tempo e diversos outros processos, é importante que você se aprofunde em outras áreas além da medicina. Com maior conhecimento sobre gestão e outros processos, suas chances de alcançar o sucesso são muito maiores.

A importância do Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto afirma que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas. A regra 80/20, como também é conhecida, pode ser aplicada em diferentes contextos, inclusive nos negócios e, mais especificamente, para otimizar a gestão de tempo.

Aplicando o conceito ao universo das instituições de saúde, pode-se afirmar que 80% dos seus resultados são decorrentes de 20% dos esforços, 80% da sua receita é proveniente de 20% dos clientes, 80% do trabalho é realizado por 20% dos seus colaboradores, e assim por diante.

Claro que não é uma fórmula infalível, mas é um excelente ponto a ser observado. Aplicada para aumentar a produtividade e melhorar a gestão dos negócios, o Princípio de Pareto ajuda a identificar os processos que precisam ser priorizados, contribuindo para trazer mais resultados com menos esforços. Assim, é possível gerenciar o tempo de maneira muito mais eficaz e estratégica.

Para se aprofundar no assunto e saber como aplicá-lo em sua empresa, sugerimos a leitura deste artigo do Neil Patel, um dos maiores nomes do marketing digital.

Gostou do conteúdo? Confira nosso podcast na íntegra com a participação do Dr. Alexandre Rosa! Procure por “F5 E-saúde” em seu tocador favorito ou assista à gravação no Youtube.

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.
Compartilhar

Assine nosso conteúdo VIP