Pharmapack: mais uma parceria E-saúde que promete ser case de sucesso

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
14 de fevereiro de 2022
Compartilhar
Pharmapack: mais uma parceria E-saúde que promete ser case de sucesso

A inovação está presente na história da Pharmapack deste a sua concepção. E é preciso contar isso ao mundo! Foi com esse objetivo que a empresa procurou a E-saúde e se tornou um de nossos novos clientes.

Por mais que os tempos atuais girem em torno da automação dos processos e serviços, ainda há alguns obstáculos a serem vencidos pelas empresas que escolhem manter a atuação 100% digital. E este é o caso da Pharmapack.

Quem é a Pharmapack

A empresa foi fundada com o propósito de redefinir o conceito de uma farmácia de manipulação. A farmácia não tem loja física. Assim, caminha entre duas fortes vertentes da atualidade: a otimização do tempo e dos recursos tanto para o cliente quanto para encaminhadores e, finalmente, para o próprio empreendimento.

De propriedade do mesmo empresário que comanda a Clínica Magscan — que é um dos cases de sucesso da E-saúde Marketing —, a Pharmapack tem como focos principais o atendimento personalizado, a praticidade e a responsabilidade ambiental.

Os desafios da inovação

Com operação totalmente on-line, a farmácia ainda esbarra em um desafio comum a quem busca pioneirismo: a insegurança do cliente. A desconfiança tem fundamento. No Brasil, de acordo com o Fórum Nacional de Combate à Pirataria, o mercado clandestino de medicamentos representa 20% do total comercializado todos os anos.

Neste contexto, a Pharmapack procurou os estrategistas da E-saúde em busca da melhor forma de consolidar sua credibilidade e se diferenciar dos sites de venda on-line (em geral, destinadas ao comércio de suplementos nutricionais).

Definindo objetivos

A meta real de toda empresa é aumentar o faturamento. Mas, para chegar a ela, é preciso entender os objetivos específicos de cada segmento e definir a melhor maneira de atingir cada um deles, para um crescimento sustentável e duradouro.

Assim, a equipe estratégica da E-saúde, em conjunto com a Pharmapack, fez um mapeamento cuidadoso de quais seriam esses objetivos, chegando a dois pontos principais:

Geração de receita

Em um e-commerce, a forma de gerar receita não é outra que não o incremento nas vendas diretas, pela internet. Aumentar o tráfego no site, o número de pedidos on-line e, consequentemente, o faturamento mensal.

Criação de parcerias

Tornar-se referência para médicos parceiros, que passarão a atuar como encaminhadores de clientes para o site. Para complementar, aumentar em quantidade e qualidade as avaliações públicas no Google.

Planejando a estratégia

Não se cria autoridade de um dia para o outro. Tampouco é possível atingir essa meta sem um planejamento criterioso dos novos rumos da comunicação de uma empresa. No Marketing Médico essa máxima é ainda mais latente. Estamos falando de cuidados e manutenção da vida. Por essa razão, é preciso ter cautela na forma de divulgar as informações em cada detalhe.

Pensando nisso, a agência traçou um diagnóstico de todos os pontos positivos e de atenção para criar um planejamento estratégico robusto e eficaz, baseado sobretudo no marketing de conteúdo, para atrair e fidelizar, mas, acima de tudo, educar o cliente para as vantagens deste novo modelo de compras também na área da saúde.

Ações propostas

Após entender o perfil da empresa, suas necessidades e objetivos, chegou a hora de definir, estrategicamente, o passo a passo da comunicação da Pharmapack. Como a empresa está chegando no mercado, o trabalho de consolidação da marca precisa ser intensificado.

Diante disso, as ações propostas passam por alguns pilares básicos:

  • captação: se fazer encontrar e ser visto é uma das primeiras ações para aumentar a base de potenciais clientes. Aqui, entram ações como landing page e oferta de conteúdos;
  • informação: conteúdo relevante para o cliente do ponto de vista comercial, com destaque para os diferenciais da empresa (compra sem sair de casa, embalagem sustentável, medicamentos organizados de acordo com a dose diária);
  • conscientização: produção de materiais que mostrem a importância da atenção à saúde em cada detalhe, desde a prevenção de doenças até a procedência dos medicamentos e.
  • interação: abertura de canais de contato e integração com o cliente, seja por meio do atendimento on-line ou pelo envio de newsletter por e-mail, com atualizações sobre saúde.

Para colocar em prática todas essas ações, os canais de comunicação da Pharmapack já começam a entrar em atividade. Assim, já é possível conferir as atualizações da empresa, como a publicação de conteúdos para proporcionar visibilidade e conteúdos de valor aos clientes.

Em poucos meses, ficará evidente como a criação e execução da comunicação baseada em um plano estratégico de marketing pode fazer a diferença na consolidação de uma marca. E você pode acompanhar essa trajetória seguindo a Pharmapack nas redes sociais.

Para saber como está a comunicação da sua empresa de saúde, você pode fazer uma consulta com nossos estrategistas. Estamos à sua disposição.

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
14 de fevereiro de 2022
Compartilhar

Você também pode gostar de...

Omnichannel na saúde: atenda bem em todos os canais digitais

ver mais...

Você conhece as regras para publicidade médica?

ver mais...

Como aplicar a IA no marketing em saúde

ver mais...

Falar com estrategista