A importância do Marketing B2B para laboratórios

A importância do Marketing B2B para laboratórios

Publicado em: 09/07/2019

Diferente do marketing B2C prestado para clínicas, consultórios e centros médicos, em que o objetivo é impactar o consumidor final, os laboratórios precisam apostar em estratégias de marketing B2B para atingir os resultados desejados, já que prestam serviços para clínicas e hospitais, ou seja, outras empresas.

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Muito mais do que um diferencial, investir em estratégias de marketing digital é uma necessidade para garantir a sobrevivência das empresas no mercado, independente do porte ou segmento de atuação. Com os laboratórios não é diferente. A concorrência no mercado médico também está aumentando, e se você não utiliza estratégias de marketing está ficando para trás e perdendo competitividade no mercado.

O que é marketing B2B?

O marketing B2B, ou marketing Business to Business, é o processo que envolve estratégias de marketing digital com a finalidade de vender um produto ou serviço de empresa para empresa. Trata-se de uma modalidade que sofre diversos tipos de influência, já que envolve muito mais tomadores de decisão do que no marketing B2C, o que resulta em um ciclo de venda mais longo e complexo.

O modelo B2B tem como grande objetivo a criação de relacionamentos duradouros com as empresas-clientes, visando uma maior fidelização e recorrências de vendas, uma vez que as compras de empresa para empresa costumam ser cíclicas. É por isso que a geração de leads qualificados e as estratégias de pós-venda são características que fazem toda a diferença no marketing B2B

A importância do marketing de conteúdo

Quando falamos em marketing, seja ele B2B ou B2C, o conteúdo é considerado a estratégia mais importante para atrair e envolver seu potencial cliente. Entregar conteúdo de qualidade e relevante para seu público-alvo é a base para criar uma percepção positiva de sua marca e, consequentemente, aumentar as chances de convertê-lo como cliente.

Os desafios para a criação de conteúdo de qualidade são muito maiores se comparados ao marketing B2C, uma vez que a empresa tem de provar a sua experiência e apresentar nas informações que oferece um motivo real para ser escolhida dentre tantas opções no mercado. Claro que o consumidor final também precisa enxergar qualidade, mas quando falamos em empresa, essa tarefa se torna muito mais complicada.

Para alcançar os melhores resultados, os laboratórios devem investir nas estratégias corretas para produzir conteúdo e encantar as empresas que buscam por seus serviços. A seguir, separamos algumas estratégias de conteúdo que podem te ajudar nessa missão:

Crie um blog

Os mecanismos de busca são uma das principais fontes que as pessoas usam para encontrar e consumir conteúdo. E quando falamos de empresas, não é diferente. Afinal, por trás de cada empresa existem pessoas. Por isso, a criação de um blog vai ajudar seu laboratório a ser encontrado por potenciais clientes por meio de estratégias de SEO. E muito mais do que ser encontrado, você poderá oferecer conteúdo relevante e educativo para seu público-alvo, aumentando as chances de fechar negócio futuramente.

Produza materiais ricos

Quando falamos em empresas, conteúdos extensos são muito mais efetivos na hora de mostrar valor e demonstrar expertise em seu ramo de atuação. E-books, infográficos, guias e whitepapers, por exemplo, são excelentes opções para encantar e educar sua audiência. Capriche na escrita e crie um conteúdo que realmente seja relevante para o público que você deseja atingir, com informações que solucionem as dores e necessidades.

Aposte em cases de sucesso

Nada melhor para convencer uma empresa a fechar negócio com você do que mostrar os resultados que você já teve com outros clientes do mesmo segmento. Nesses casos, a melhor estratégia é criar cases de sucesso, com um conteúdo atrativo e que demonstre seu conhecimento de mercado e tudo o que você pode fazer por seus clientes. Você pode conferir exemplos de cases de sucesso da E-saúde clicando aqui

Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos consultores e saiba mais sobre como o marketing B2B pode ajudar seu laboratório!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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