Um dos grandes desafios de empresas de comércio eletrônico que atuam no mercado B2B é ganhar a confiança da audiência e manter um relacionamento duradouro. No atual cenário – cada vez mais competitivo e repleto de informações – o marketing B2B para e-commerce pode ser um poderoso aliado das empresas de saúde para potencializar suas vendas on-line.
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Quando falamos em produtos e serviços para a área da saúde, conquistar a confiança do consumidor é um caminho longo e trabalhoso, afinal ele quer ter certeza de que está escolhendo a melhor opção para promover seu bem-estar e qualidade de vida. Esse é um desafio ainda maior nas relações B2B, já que os ciclos de venda são mais longos e exigem um esforço maior.
Para facilitar essa missão, as ações de marketing B2B para e-commerce devem fazer parte das suas estratégias digitais. Vamos ver como elas podem te ajudar? Acompanhe!
Marketing B2B para e-commerce: como conquistar seu cliente?
A grande diferença entre o marketing B2C e B2B para e-commerce é o ciclo de compra que cada um apresenta. No modelo B2B, o processo de compra é mais longo e complexo, pois envolve uma tomada de decisão cuidadosa e que passa por vários gestores, negociadores e compradores internos até chegar à escolha final.
Para se ter uma ideia, os compradores desse modelo de negócio realizam, em média, 12 pesquisas on-line antes de se envolver com uma marca específica, segundo o estudo The Changing Face B2B Marketing, realizado pelo Google. E o envolvimento com a marca é só o começo. A partir daí começa uma longa jornada para que o comprador construa um relacionamento e opte por uma determinada empresa de e-commerce.
A sua missão é guiá-lo por esse caminho de maneira estratégica para que, ao final do processo, sua empresa seja escolhida por ele. Para apoiar esse processo, o marketing B2B para e-commerce deve ser utilizado como uma peça-chave e estratégica. Mas afinal, quais estratégias devo utilizar?
Blog
O marketing de conteúdo também é rei quando falamos no mercado B2B, afinal é por meio dele que você vai gerar valor e conquistar a confiança do seu cliente. A ideia do conteúdo é transformar sua marca em autoridade no seu segmento, se posicionando como Top of Mind no mercado para conquistar a preferência do seu público.
Como o cliente está em busca do melhor fornecedor, o conteúdo deve ser detalhado, relevante e, principalmente, informativo, para explicar como a sua solução funciona e quais os ganhos que ela trará para seu cliente.
O blog é o principal canal para colocar em prática sua estratégia de marketing de conteúdo, combinando a produção de post relevantes com técnicas de SEO para que seu e-commerce seja encontrado com mais facilidade e por um número maior de possíveis clientes.
Materiais ricos
Para conquistar a confiança de clientes do mercado B2B, conteúdos extensos são muito efetivos na hora de mostrar valor e demonstrar expertise em seu ramo de atuação. Por isso, aprofundar seus conteúdos é uma excelente maneira de encantar e educar sua audiência através de informações relevantes, aprofundadas e de qualidade.
Aqui, a ideia é criar e-books, infográficos, guias, whitepapers e outros formatos de materiais ricos que sejam úteis para gerar valor na sua audiência e comprovar a sua autoridade no assunto. Além disso, as landing pages que ofertam os materiais ricos são uma porta de entrada para você capturar o e-mail dos usuários, transformando-os em leads e nutrindo-o com conteúdos relevantes.
E-mail marketing
Segundo uma pesquisa da Rock Content, mais de 76% das empresas utilizam o e-mail marketing como estratégia de relacionamento. No marketing B2B para e-commerce, o e-mail é uma das principais ferramentas para estreitar o relacionamento e ganhar a confiança do seu lead.
Não se esqueça de que quando você envia um e-mail para outra empresa é preciso saber dados importantes como o cargo que o lead possui dentro da empresa e seu poder de decisão de compra para que você possa entender o que oferecer e como falar com seu contato. A personalização de conteúdo é a peça-chave do e-mail marketing!
Redes sociais
As redes sociais também podem ser grandes aliadas na sua estratégia de marketing B2B para e-commerce. Por meio delas, é possível divulgar conteúdos relevantes, aumentar a credibilidade com possíveis clientes, manter contato com outras empresas. Tudo isso contribui para aumentar as vendas.
Para colocar tudo isso em prática, o LinkedIn é a rede social mais recomendada, já que é um canal voltado a relacionamentos profissionais e comunicação institucional, criando o cenário perfeito para você encontrar novos clientes, entrar em contato com gestores e se posicionar como autoridade do mercado.
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