Dicas de marketing em saúde para campanhas como outubro rosa em sua clínica de oncologia

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
15 de setembro de 2020
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As campanhas na área da saúde são uma poderosa ferramenta para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de uma série de doenças. Com as dicas de marketing em saúde certas, você pode aproveitá-las para aumentar a visibilidade e melhorar a reputação da sua clínica de oncologia.

Durante este mês, em especial, o câncer de mama ganha destaque no mundo todo. Muito mais pessoas passam a se informar, pesquisar sobre o tema e buscar profissionais para dar uma maior atenção à saúde das mamas. E como sua clínica é especializada em diagnóstico e tratamento de câncer, nada mais justo do que aproveitar o Outubro Rosa para promover ações especiais.

Mas quais ações podem ser criadas? Quais as melhores estratégias para colocar em prática? Continue a leitura e saiba mais!

Dicas de marketing em saúde: a importância da humanização

Antes de partir para as dicas, é importante relembrar a necessidade de humanização em todas as suas ações direcionadas às campanhas de saúde. Mais do que trazer visibilidade para sua clínica, elas precisam ser, antes de tudo, uma grande aliada na conscientização de toda a população, certo?

No caso do Outubro Rosa, estamos tratando especificamente do câncer de mama, uma doença delicada e que afeta a autoestima, o bem-estar e a qualidade de vida das pacientes. Por isso, vale ressaltar que todo o cuidado que você tem com as pacientes também precisa ser evidenciado nas campanhas da sua clínica.

A humanização sempre é a palavra de ordem, afinal cada paciente é único e merece uma atenção especial e individualizada. Colocar a saúde do paciente no foco de qualquer ação de marketing desenvolvida durante as campanhas de saúde sempre deve ser sua maior prioridade. Além disso, é preciso respeitar todas as regras de publicidade médica estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Dicas de marketing em saúde voltadas para campanhas sazonais

Você sabe como trabalhar suas estratégias de marketing voltadas às campanhas sazonais? Confira as principais dicas de marketing em saúde que você pode colocar em prática!

Foque em conteúdos específicos

Essa é uma das principais dicas de marketing em saúde quando estamos falando de campanhas específicas, como o Outubro Rosa. Como o objetivo principal é conscientizar a população, nada melhor do que criar conteúdos específicos sobre o tema, principalmente em seu blog.

Você pode criar um calendário editorial específico para o mês de outubro e trabalhar diferentes assuntos sobre o câncer de mama, como prevenção, diagnóstico, autoexame, tratamentos, etc. É importante que os conteúdos sejam relevantes, informativos e úteis para sua audiência. E não se esqueça de trabalhar as regras de SEO. Elas são fundamentais para que seus conteúdos sejam encontrados no Google.

Crie uma maior aproximação com as redes sociais

As redes sociais são excelentes canais para promover uma maior aproximação entre sua clínica e possíveis pacientes. Isso porque muitos usuários enviam mensagens inbox ou deixam comentários em alguma publicação. Essa é deixa para você respondê-los com toda a atenção, educação e ética para criar uma relação de confiança e proximidade.

E, claro, como estamos falando de campanhas específicas, todo o conteúdo do mês – ou grande parte dele – deve ser voltado para o assunto em questão. Além disso, é válido criar um avatar e uma imagem de capa, no caso do Facebook, que remeta à campanha.

Aposte em anúncios e links patrocinados

Como as buscas por consultas e exames sobre o câncer de mama aumentam durante o Outubro Rosa, uma boa dica de marketing em saúde é investir em links patrocinados com palavras-chave de relevância e relacionadas ao tema.

Assim, você pode aparecer na primeira página do Google para uma audiência segmentada e com chances reais de agendar uma consulta, exame ou procedimento em sua clínica de oncologia. Após o fim da campanha de Outubro Rosa, você pode retirar os anúncios ou reduzir o investimento, já que a tendência de buscas por palavras-chave relacionadas ao câncer de mama é diminuir.

Transforme a sua clínica

Essa não é uma dica de marketing para o ambiente digital, mas não deixa de ser uma importante estratégia de marketing para sua clínica. Transformar a sua clínica e adaptá-la à campanha em questão é uma forma simples e efetiva de demonstrar o apoio à causa.

Durante o Outubro Rosa, por exemplo, você pode iluminar a sua fachada e estrutura interna com luzes rosas, substituir o uniforme das recepcionistas por roupas de cor rosa, oferecer brindes temáticos ao paciente, ou cartilhas educativas. Tudo isso ajuda a transmitir uma percepção de que sua clínica realmente está abraçando aquela causa.

Ficou com dúvida sobre alguma estratégia? Entre em contato conosco e envie sua pergunta!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
15 de setembro de 2020
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