Contratar um profissional de marketing ou uma agência: vantagens e desvantagens

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
07 de novembro de 2019
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Contratar um profissional de marketing ou uma agência: vantagens e desvantagens

Não é segredo que investir em marketing digital pode ajudar estabelecimentos da saúde de diversos portes e segmentos a otimizarem seus resultados e se tornarem referência em sua área de atuação. Mas, qual a melhor maneira de colocar essa estratégia em prática: contratar um profissional de marketing ou uma agência?

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Muitos gestores, principalmente aqueles que não estão familiarizados com o marketing digital, ainda se questionam sobre qual seria a melhor opção para atingir os melhores resultados com o poder do marketing. Trata-se de uma dúvida bem comum e que exige muita cautela na hora de tomar a decisão, afinal as estratégias de marketing digital, quando bem planejadas e executadas, podem ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Se você também está indeciso se deve optar por um profissional de marketing ou agência, continue a leitura e descubra as vantagens e desvantagens de cada um.

Profissional de marketing

Contar com um profissional in loco em sua clínica ou consultório pode ser vantajoso se sua demanda de marketing for pequena, mas, por outro lado, também traz desvantagens que podem comprometer a eficácia dos resultados. 

Vantagens

  • Foco em sua instituição: o profissional de marketing alocado atende, exclusivamente, a sua instituição. Isso significa que ele terá total dedicação somente com o seu estabelecimento, com imersão na sua realidade, objetivos  e resultados.
  • Proximidade: além de focar somente em sua instituição médica, o profissional de marketing vivencia o dia a dia e entende mais a fundo suas principais necessidades, o que permite ter maior conhecimento sobre sua instituição.
  • Comunicação direta: como o profissional ficará alocado na instituição de saúde, o contato e a comunicação com gestores e colaboradores torna-se muito mais ágil e prático, facilitando as rotinas e as tarefas diárias.

Desvantagens

  • Falta de conhecimento: o marketing digital é uma área ampla, que abrange diversas subáreas de atuação. Um único profissional dificilmente tem conhecimento para atuar com todas as estratégias, o que pode acabar prejudicando seus resultados. Entre os conhecimentos que esse profissional precisa dominar envolvem programação, criação de conteúdo textual, design, gestão de mídia paga (Google Ads e Social Ads), bem como um conhecimento atualizado das ferramentas digitais. Esses diversos conhecimentos raramente são encontrados em uma única pessoa, o que exigiria a contratação de outros profissionais para o assessorar. 
  • Custos desnecessários: a contratação de um profissional necessita de um RH bem estruturado, além de gerar custos com férias, encargos e benefícios. Outro ponto é que, haverá também a contratação de outros colaboradores (contratados ou eventualmente freelancers) para complementar suas habilidades.

Agência

Contratar uma agência para realizar seu marketing digital pode garantir melhores resultados para sua instituição de saúde, porém também possui algumas desvantagens que devem ser consideradas.

Desvantagens

  • Tempo maior de comunicação: o contato entre agência e instituição de saúde é maior justamente porque não há um profissional interno no local. Dessa forma, o fluxo de informações não é imediato, o que pode comprometer a agilidade no fluxo de trabalho.
  • Descentralização de informações: além de precisar de um tempo maior de comunicação, a contratação de uma agência implica em descentralizar a cultura e o modo de trabalho da instituição.

Vantagens

  • Equipe completa e especializada: agências de marketing digital contam com profissionais para cada área – conteúdo, design, planejamento, mídias pagas, etc. E a grande vantagem de contar com uma equipe multidisciplinar é que os resultados serão muito mais efetivos.
  • Conhecimento de mercado: os anos de experiência acumulados ao longo de sua trajetória permitem que as agências tenham maior conhecimento sobre seu ramo, novas tendências, ações de seus concorrentes, etc. E quando tudo isso atua a favor da sua instituição, você só tem a ganhar.
  • Custo-benefício: os investimentos flexíveis e os ajustes de orçamento aliados às estratégias assertivas e resultados eficientes fazem com que a contratação de uma agência garanta um excelente custo-benefício para a sua instituição de saúde.

Afinal, é melhor contratar um profissional de marketing ou uma agência?

Não há uma resposta definitiva para essa pergunta. Tudo irá depender dos seus objetivos, necessidades e disponibilidade para investimento. Você pode começar com um profissional interno e analisar, conforme o passar do tempo, os prós e contras do trabalho desenvolvido por ele.

Mas, se você quer contar com uma equipe multidisciplinar para alcançar os melhores resultados a curto, médio e longo prazo, garantir maior competitividade e potencializar suas estratégias, a contratação de uma agência pode ser a opção mais recomendada. Contudo, nada impede que um profissional de marketing interno e uma agência atuem em conjunto em prol de resultados ainda mais satisfatórios. 

O profissional possui todo o conhecimento interno de sua instituição e a agência de marketing tem a expertise necessária para colocar em prática as melhores estratégias de marketing digital para sua instituição de saúde. Ao alinhar o trabalho de ambos, é possível realizar ações muito mais efetivas e focadas nos resultados que você deseja. 

Se quiser saber como uma agência como a E-saúde pode auxiliar e ajudar a encontrar o melhor cenário para o seu caso, solicite um contato de um consultor

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
07 de novembro de 2019
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