Como usar os influenciadores digitais na estratégia de marketing médico?

Como usar os influenciadores digitais na estratégia de marketing médico?

Publicado em: 15/02/2018

Você sabe o que são influenciadores digitais e como eles podem ajudar você no sucesso de sua clínica? O advento da internet nos proporcionou novos tipos de pacientes: mais independentes e autônomos, eles precisam sanar suas dúvidas em pouco tempo e, para isso, recorrem a mecanismos de buscas.

No entanto, a facilidade proporcionada pela ampla quantidade de informações na internet nem sempre é benéfica. Em meio a um furacão de notícias, os pacientes preferem procurar perfis mais especializados, mas com um bom retorno quanto às questões que possuem. Os influenciadores digitais são caracterizados pelo conhecimento e pela proximidade que cultivam, atraindo a confiança de milhares de pessoas.

O uso de influenciadores digitais na área médica necessita de uma estratégia bem elaborada, garantindo autoridade no nicho. Conheça, neste post, as vantagens e os principais fatores que facilitarão sua ascensão na área. Vamos lá!

O perfil dos influenciadores digitais

É fundamental que você identifique os influenciadores ideais para a sua clínica. Uma mulher grávida que mantém um blog focado no bem-estar durante a gestação pode ser uma boa influenciadora para clínicas e serviços voltados à gravidez, como ginecologistas e pediatras. Um adolescente com um blog de tratamentos para a pele seria um ótimo influenciador para dermatologistas e clínicas de estética.

Faça uma pesquisa e defina o perfil de pacientes presentes em sua clínica. A produção de um conteúdo generalista pode diminuir sua autoridade na área, inclusive causando descrença nos pacientes — conhecedores da extensão da medicina. É necessário ter um foco mais restrito, que poderá até proporcionar mais qualidade ao conteúdo publicado.

Além disso, procure um legitimador — um influenciador digital voltado a um só tema, com um público mais preciso e fiel. A identificação do influenciador com o discurso da clínica tornará sua audiência mais propensa a se interessar pelos seus serviços.

Como os influenciadores podem lhe ajudar

Ao utilizar um influenciador digital em sua clínica, é possível aumentar o alcance de sua informação e, consequentemente, proporcionar maior acesso à sua mensagem. O sentimento de proximidade já, citado, é amplificado por meio das interações — é comum o surgimento de dúvidas após uma publicação e as responder fideliza seus pacientes.

Ao garantir autoridade no meio digital, você será considerado uma referência em sua área de atuação. A associação de uma clínica respeitada e com forte influência em relação aos serviços oferecidos — exames e procedimentos — pode indicar que esses também são de extrema confiança.

Como construir parcerias

A clínica pode oferecer alguns serviços e até obter um espaço de publicação no blog ou no perfil do influenciador parceiro. Com um discurso mais informativo, a audiência dessa referência na internet pode se transformar em futuros pacientes.

Os serviços fornecidos devem ser pautados pelo Conselho Federal de Medicina, que proíbe cirurgias ou procedimentos mais incisivos como permuta. Procedimentos arriscados também devem ser evitados, por uma questão de bom senso.

A estratégia deve ser feita de forma a manter natural a indicação da clínica pelos influenciadores digitais. Por isso, a parceria costuma ser feita em forma de serviços — a personalidade digital recebe o aconselhamento do médico, aprova-o e conta a experiência na internet.

Gostou das nossas dicas sobre a forma de os influenciadores digitais ajudarem você a divulgar seus serviços? Acompanhe mais conteúdos sobre o tema nas nossas redes sociais! Siga os perfis da E-saúde Marketing no Facebook, no Twitter e no Instagram!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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