Como usar as datas da saúde para fidelizar seus pacientes

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
24 de janeiro de 2020
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Aproveitar as datas comemorativas para promover ações publicitárias sempre foi uma estratégia muito utilizada pelo setor comercial. Na área médica – apesar de ainda serem pouco trabalhadas – as ações focadas nas datas da saúde também podem ser uma excelente forma de atração, captação e fidelização de pacientes.

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Trabalhar as datas da saúde de maneira estratégica ajuda a criar uma proximidade e confiança maior com seus pacientes. Contudo, é preciso tomar cuidado para as ações não possuírem caráter comercial, já que viola as regras de publicidade do manual de marketing médico. O grande foco das ações publicitárias na área da saúde devem sempre visar a humanização e prestação de serviços à população.

Mas, afinal, como aproveitar as datas da saúde de maneira estratégica? Abaixo, apresentamos 6 dicas que vão te ajudar nessa missão!

Mapeie as datas mais importantes

Antes de tudo, é preciso entender que nem todas as datas da saúde merecem uma atenção especial. O ideal é trabalhar as datas de maneira estratégica, visando somente aquelas que realmente estejam relacionadas com seu segmento de atuação. Vamos exemplificar: se você possui uma clínica de cardiologia, vale a pena realizar uma ação para o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial; se atua na área oftalmológica, pode realizar uma ação para o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, e assim por diante.

Planeje com antecedência

Toda ação de marketing digital de sucesso começa com um bom planejamento das estratégias e ações. Por mais que sua rotina seja corrida, o ideal é começar a planejar o que será colocado em prática com bastante antecedência. Deixar para a última hora pode fazer com que as ações sejam mal planejadas e executadas, comprometendo a eficácia dos resultados. 

Crie conteúdos especiais em seu blog

As datas da saúde sempre têm como objetivo conscientizar a população, principalmente, sobre cuidados, riscos e formas de prevenção de uma determinada doença ou problema de saúde. Dessa forma, você pode aproveitar as datas para criar conteúdos em seu blog para informar e educar a população sobre um determinado tema. Se você atua na área de endocrinologia, por exemplo, pode utilizar o Dia Mundial do Diabetes – celebrado em 14 de novembro – e aproveitar todo o mês para abordar diferentes conteúdos que tratem dos riscos, causas, tratamentos, complicações e demais assuntos relacionados à doença.

Aproveite o poder das redes sociais

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação que você tem com seus pacientes. E com cada vez mais usuários presentes nas redes sociais, utilizá-las de maneira estratégica pode fazer toda a diferença na hora da fidelização. Aqui, a dica também é criar conteúdos relevantes sobre uma determinada data da saúde. Mas, as redes sociais permitem que você vá além: no Facebook, por exemplo, você pode criar uma imagem de perfil e uma imagem de capas alusivas à data; no Instagram, pode aproveitar o poder das imagens ou Stories esclarecendo o tema para impactar ainda mais os usuários sobre a importância daquela data.  

Distribua brindes para seus pacientes

Por fim, vale destacar que a distribuição de pequenos brindes relacionados a uma determinada data da saúde também contribui para a fidelização de pacientes. Por isso, prepare algum tipo de brinde para distribuir após uma consulta. Por mais simples que sejam, faz com que os pacientes se sintam mais valorizados e percebam que você realmente está preocupado em oferecer uma experiência agradável a eles.

Gostou do nosso conteúdo? Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores. Vamos te ajudar a colocar em prática as melhores ações e estratégias de marketing médico para atingir os resultados e objetivos que você deseja!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
24 de janeiro de 2020
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