Como elaborar um plano de marketing para a área da saúde?

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
14 de setembro de 2012
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sistema médico

Primeiro de tudo: o que é um plano de marketing para a área da saúde?

Um plano de marketing é um plano que prevê uma série de ações com o objetivo de atingir metas e objetivos de uma empresa.

No caso da saúde, o objetivo do plano de marketing converge para a finalidade de criar o ambiente adequado para o melhor atendimento do seu paciente, ou seja, desenvolver as condições ideias para a que a relação médico-paciente aconteça de maneira eficaz.

Dividindo o plano de marketing em três etapas principais temos:

1. Busca de informações – é a anamnese do seu plano.
2. Análise das informações – é o diagnóstico.
3. Planificação das ações e previsão de resultados – é o plano de tratamento.

1a etapa do plano de marketing para a área da saúde– Anamnese

Nessa etapa você fará a:

Análise externa. Aqui você investigará tudo aquilo que afeta a prática da sua profissão e as atividades do seu consultório, clínica ou hospital. Inclui:

  • As regulamentações políticas, situação macroeconômica da sua região, e todos os fatores que podem impactar de alguma maneira na sua prática
  • O seu mercado, ou seja, qual é a demanda pelos serviços que você oferece na sua região
  • O perfil dos potenciais pacientes (faixa etária, de renda, sexo, entre outros), e
    Seus concorrentes – quem são e como atuam

Análise interna. Nesse ponto, você deverá investigar e identificar:

O perfil, gostos e necessidades do seu paciente em comparação com o mercado e os pacientes da concorrência.

Como os processos da sua instituição são executados, Sua quota no mercado, ou seja, volume de receita financeira da sua instituição e o quanto isso representa dentro do mercado, Seus custos e rentabilidade, O quão notória é sua imagem, Recursos que sua instituição possui, e Como trabalha a sua equipe.

2a etapa do plano de marketing para a área da saúde – Diagnóstico

Analisar as informações coletadas na etapa 1 e as sintetizar em uma matriz que na administração se chama “Análise SWOT”, ou seja, analisar quais são as ameaças e oportunidades do mercado (se relaciona com a análise externa) e quais são as forças e fraquezas da sua instituição (essa se relaciona com a interna). Veja:

3a etapa do plano de marketing para a área da saúde – Plano de tratamento

A última etapa para finalizar o plano de marketing é o Plano de Tratamento. Uma vez estudados e sintetizados os fatores internos e externos, chega a hora de definir:

  • Seus objetivos e metas, à maneira S.M.A.R.T (vem do inglês, representando características dos seus objetivos e metas, que devem ser: específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes, dentro de um tempo definido)
  • Qual será seu posicionamento no mercado
  • Seu orçamento para o plano de marketing
  • Sua política de serviços, preço, distribuição e comunicação
  • O Plano de Ação para tornar seus objetivos e metas realidade.

Agora, resta colocar o plano em ação, monitorá-lo e revisá-lo periodicamente.

Bom trabalho!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
14 de setembro de 2012
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