Assessoria de imprensa para médicos: saiba como se relacionar com a mídia

Assessoria de imprensa para médicos: saiba como se relacionar com a mídia

Publicado em: 03/02/2016

Os temas que envolvem saúde são de interesse público em todo mundo. Independente da classe social e do nível de instrução de quem assiste ou lê as notícias, este tema rende audiência. Estão aí os programas Bem Estar e Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, para comprovar. Ambos têm participação de médicos para conceder ou validar as informações que são repassadas pelos apresentadores para a audiência todos os dias. E grande é o número de pessoas que os assiste em busca de informação.

Isso comprova que há uma demanda dos programas de televisão, repórteres de revistas e jornais, e também dos veículos da internet. Constantemente estes veículos estão em busca de médicos e especialistas em saúde para falar sobre novos tratamentos, descobertas e avanços tecnológicos da medicina em benefício da sociedade. É possível aproveitar essa oportunidade para se tornar uma fonte de informação referência na área da saúde com a adoção da estratégia correta de inserção na mídia, ou seja, com os recursos da assessoria de imprensa.

O que é assessoria de imprensa?

As universidades ensinam aos médicos o que eles precisam saber para tratar os pacientes, porém não falam sobre como devem se relacionar com a mídia, por isso muitos profissionais não sabem como devem se portar em uma entrevista, sobre o que podem falar e de que maneira abordar os temas que envolvem saúde de forma clara e informativa para os leigos, sem ferir o Código de Ética Médica. Mais que isso, os médicos desconhecem a forma correta de propor aos diversos meios de informação a abordagem de assuntos que consideram relevantes. É isso que a assessoria de imprensa faz: complementa o conhecimento que falta ao médico sobre a mídia e planeja, junto com ele, a inserção na mídia falada, escrita e televisiva.

Em suma, a assessoria de imprensa é um serviço prestado a pessoas físicas (médicos) ou jurídicas (clínicas), que se concentra no envio frequente de informações jornalísticas, relacionadas à área de atuação dessas pessoas ou à saúde em geral, para os veículos de comunicação. Esses veículos são os jornais diários, revistas semanais, mensais e especializadas, emissoras de rádio, agências de notícias, sites, portais de notícias e emissoras de tevê.

Como funciona a assessoria de imprensa

A construção do relacionamento com a mídia inicia com o planejamento. A partir dele é possível tornar o médico ou a clínica referência perante a mídia e ao público. No planejamento são identificadas as potencialidades do serviço em saúde: no que é preciso ou se quer dar ênfase? Quais temas relacionados à área de atuação do médico ou clínica é capaz de despertar o interesse da mídia e resultar na publicação do material proposto?

Feito isso, são definidos os veículos mais relevantes para a inserção do médico ou clínica na área de abrangência em que atua. O próximo passo da assessoria de imprensa é mediar o contato entre o assessorado (médico ou clínica) e os jornalistas de maneira profissional e atualizada. Resumidamente, esse processo funciona da seguinte forma:

  1. definição da sugestão do tema a ser proposto;
  2. produção do texto sobre o tema proposto;
  3. envio do texto para os meios de comunicação (jornais, revistas, rádios, TVs, sites);
  4. contato com os meios;
  5. acompanhamento da publicação do texto proposto;
  6. arquivamento do que é publicado;
  7. elaboração do relatório de resultados.

Também cabe à assessoria de imprensa a organização de coletivas de imprensa, a cobertura de eventos, o acompanhamento de entrevistas e a produção de conteúdos diversos. Sim, é muita coisa para o médico dar conta sozinho, ainda mais em meio à rotina de consultas, exames, cirurgias e outros incontáveis compromissos da profissão. Sem se dedicar, fica difícil se destacar. Por isso existem os serviços de comunicação, como a E-saúde, especializados em assessoria de imprensa, que detém conhecimento técnico e de qualidade que fazem a diferença ao mediar o relacionamento do médico com a mídia.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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