Redes sociais para clínicas médicas: saiba quais são as melhores

Redes sociais para clínicas médicas: saiba quais são as melhores

Atualizado em: 19/08/2022 | Publicado em: 08/06/2015

O mercado de saúde está cada vez mais competitivo. Nesse contexto, as instituições de saúde podem buscar formas de aumentar a sua autoridade e conquistar novos pacientes. Uma forma de fazer isso é por meio dos canais digitais e de uma boa estratégia de redes sociais para clínicas médicas.

As redes sociais são canais que permitem que as pessoas e as empresas se comuniquem entre si, melhorando o relacionamento. Além disso, também é possível compartilhar informações, opiniões, valores e objetivos para ter conexões mais fortes com os seguidores.

Mas dentro de tantas opções disponíveis, é comum ficar em dúvida entre qual é a mais indicada para a sua instituição. Responder isso não é algo tão simples assim, uma vez que depende de diversos fatores, como o público que é atendido, o tempo disponível e muito mais.

Se você deseja saber mais sobre os diversos canais disponíveis e ver nossas dicas de como escolher as ideias para sua estratégia de redes sociais para clínicas médicas, continue lendo e confira.

Por que criar uma estratégia de redes sociais para clínicas médicas?

Ter uma estratégia de redes sociais para clínicas médicas é uma ótima forma de divulgar a sua instituição, conquistar novos pacientes, fortalecer sua relação com os atuais e se tornar uma referência no mercado.

Para isso, é preciso criar conteúdos que realmente sejam relevantes e façam a diferença na vida dos leitores. Entre as diversas opções, é possível falar sobre doenças, tratamentos e diagnósticos, dar dicas para uma vida saudável, mostrar como prevenir enfermidades e muito mais. Além disso, também é possível utilizar esses canais para compartilhar novidades da sua empresa, falar sobre os serviços disponibilizados, informações sobre a equipe e compartilhar outros conteúdos criados, como infográficos, artigos, e-books e mais.

Saiba mais sobre a importância do conteúdo e o real motivo para criar uma estratégia para redes sociais para clínicas médicas no vídeo abaixo.

Vale ressaltar que na área médica é preciso ter alguns cuidados na hora de fazer a publicidade da instituição. O Conselho Federal de Medicina estabelece alguns critérios que devem ser seguidos, como:

  • não usar fotos de antes e depois de um paciente;
  • não trazer informações sensacionalistas;
  • mostrar o número do CRM do responsável e
  • não tirar selfies durante o atendimento.

Saiba mais sobre as restrições traçadas pelo Conselho Federal de Medicina

Quais são os melhores canais para sua estratégia de redes sociais para clínicas médicas

Agora que você já sabe o porquê de criar uma estratégia de redes sociais para clínicas médicas, deve estar se perguntando como fazer isso. O primeiro passo é escolher quais são os canais mais relevantes para a sua instituição e entender qual é o tipo de conteúdo ideal para cada um deles.

Para ajudar nesse momento, trouxemos algumas informações sobre cada canal e dicas exclusivas para você.

Vale ressaltar que não é necessário criar um perfil em cada rede existente apenas para estar presente nelas. Dê preferência para um perfil que esteja sempre atualizado e com informações relevantes do que vários sem informações de qualidade ou frequência de publicação.

Confira quais são as principais redes do Brasil e veja como utilizá-las!

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, ficando com o destaque nos anos de 2020 e 2021. Mas, em 2022, ela perdeu esse título para o Instagram. Apesar disso, de acordo com a We Are Social e da Hootsuite, há mais de 116 milhões de brasileiros com conta nessa ferramenta.

Nesse ambiente, é possível compartilhar:

  • imagens;
  • vídeos e
  • conteúdos textuais.

Além disso, o Facebook também conta com grupos que podem ser utilizados para reunir o seu público e trazer informações relevantes. Se você tem uma clínica oncológica, por exemplo, pode criar um grupo de apoio emocional para pacientes com câncer para ter um impacto real na vida de quem está passando por esse momento.

Para melhorar a sua estratégia de rede social para clínicas médicas não deixe de utilizar fotos ou vídeos junto com seus conteúdos textuais, uma vez que os elementos visuais aumentam a relevância da publicação e geram mais engajamento.

Instagram

O Instagram é da mesma empresa que o Facebook, mas conta com diversas diferenças. Como já falado, atualmente, essa é a rede social mais utilizada no Brasil, com 122 milhões de usuários brasileiros. Por esse motivo, ele não pode ficar de fora da sua estratégia de redes sociais para clínicas médicas.

A grande diferença aqui é que todos os conteúdos precisam ter um vídeo ou uma imagem de apoio. Além disso, não é possível compartilhar links clicáveis. Por esse motivo, as empresas optam por ferramentas que centralizam links, como é o caso do Linktree.

Veja nossas dicas práticas para atrair e fidelizar pacientes no Instagram no vídeo abaixo e saiba tudo sobre essa rede.

 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede de relacionamentos corporativos. Nela a presença é mais formal e as postagens devem falar sobre a parte institucional de sua clínica, aproveitando para divulgar os post e ebooks criados pelo marketing de conteúdo.

Vale ressaltar que apesar da rede ser mais corporativa, ela pode gerar ótimos resultados e aumentar o número de pacientes. Uma boa ideia é compartilhar nesse canal as promoções ou planos especiais para empresas.

YouTube

Apesar de alguns profissionais de marketing não considerarem o YouTube uma rede social propriamente dita, ele também tem um espaço especial na nossa lista. Esse site é, de acordo com o SemRush, o mais visitado do Brasil, com mais de 2 bilhões de visitas por mês!

Ainda segundo o SemRush, os usuários visitam em média 6 páginas antes de deixarem o site e passam uma média de 25 minutos nele.

Caso você não conheça, o YouTube é uma ferramenta própria para o compartilhamento de vídeos. No caso da estratégia de redes sociais para clínicas médicas, você pode utilizar esse formato para:

  • mostrar a sua instituição;
  • apresentar os profissionais;
  • dar dicas de saúde e
  • falar sobre doenças, tratamentos e diagnósticos.

Para que os vídeos sejam encontrados de maneira mais fácil a classificação do material e os títulos dos conteúdos devem conter as “palavras-chave” do que está sendo divulgado, o que facilita a pesquisa.

Saiba mais sobre o uso de vídeos na nossa live completa sobre o tema.

Twitter

No Twitter as mensagens têm número limitado de caracteres, por isso é usado para respostas ou informações bastante objetivas. Outra opção é publicar os links com conteúdos novos do blog, por exemplo.

Por ser uma rede social com características bem específicas, é comum que o Twitter não faça parte da estratégia de clínicas médicas.

Tenha uma presença digital completa!

Ter uma boa estratégia de redes sociais para clínicas médicas é muito importante, mas você pode ir ainda além. Nós recomendamos que todas as instituições de saúde tenham um site oficial para centralizar todas as informações e criar conteúdos relevantes para os seus pacientes.

Além disso, por meio da criação de artigos otimizados, é possível aparecer nos primeiros resultados do Google, aumentando as chances de novas pessoas conhecerem a sua clínica.

Leia: Como aparecer na busca do Google: dicas para instituições de saúde

Se você curtiu esse conteúdo e quer mais dicas de marketing para uma instituição de saúde, nos siga no Facebook e no Instagram. É uma ótima forma de ficar atualizado e ainda se inspirar para criar a sua própria estratégia para redes sociais.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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