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Treinamento para recepcionistas: confira a importância para sua instituição

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Publicado em 30/06/2020 - Atualizado 31/07/2020

Treinamento para recepcionistas: confira a importância para sua instituição

Com pacientes cada vez mais exigentes e que priorizam uma experiência completa na área da saúde, investir em treinamento para recepcionistas pode ser um grande diferencial para aumentar a fidelização em sua instituição de saúde. Por mais que a consulta médica seja o grande objetivo, o processo de encantamento começa com um atendimento empático e humanizado na recepção.

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Você já deve ter ouvido aquela expressão que diz “a primeira impressão é a que fica”, certo? Como o primeiro contato do paciente ocorre na recepção da clínica, toda a experiência que ele tiver nesse momento inicial poderá refletir em sua percepção sobre a instituição de saúde de modo geral, podendo impactar em sua expectativa e satisfação durante a consulta médica.

 

E você já imaginou comprometer anos de qualificação e experiência dos médicos por conta de um atendimento de má qualidade na recepção? Para isso que não aconteça, apostar em um treinamento para recepcionistas pode fazer toda a diferença nos resultados de sua instituição. Continue a leitura e saiba mais!

O impacto das recepcionistas na experiência do paciente

Vamos imaginar a seguinte situação: você investiu em estratégias eficientes de marketing médico e conseguiu ser encontrado por um número significativamente maior de pacientes. Um destes pacientes ficou encantando com seus materiais, confiou na sua autoridade médica e depois de um tempo decidiu agendar uma consulta.


O paciente entra em contato com sua clínica, mas recebe um atendimento muito automatizado que não corresponde às suas expectativas. Mesmo assim, ele decide confirmar a consulta. Chegando na sua clínica, ele é atendido com pouca empatia e percebe que a recepcionista não está dando a atenção que ele gostaria ou esperava.


O resultado disso é que todo o seu investimento para encantar o cliente foi por água abaixo. Afinal, a primeira experiência real com sua instituição foi completamente negativa. Tenha uma coisa em mente: se suas recepcionistas não estão capacitadas, de pouco irá adiantar oferecer uma consulta médica de qualidade.

 

Lembre-se que os pacientes procuram por uma experiência completa e a primeira impressão pode comprometer todo o restante da experiência. Por isso, capacitar suas recepcionistas para oferecer atendimento de qualidade também é importante para o sucesso de sua instituição de saúde.

 

É importante ressaltar que a recepção atua como uma verdadeira porta de entrada: quanto mais pacientes satisfeitos, mais você poderá aumentar o número de consultas. Isso porque muitos pacientes acabam por compartilhar suas experiências por meio de avaliações no Doctoralia, Google Meu Negócio ou nas redes sociais.

 

E uma experiência positiva pode ser o suficiente para convencer outros pacientes a se consultarem em sua instituição. Por outro lado, experiências negativas irão afastar novos pacientes e reduzir as chances de que você consiga fidelizar aqueles que já se consultaram com você.

A importância do atendimento humanizado

A humanização é um dos principais fatores que contribuem para que o paciente tenha uma experiência positiva em sua instituição. Para oferecer atendimento humanizado, suas recepcionistas precisam entender que cada pessoa é única e está em busca de promover sua saúde, bem-estar e qualidade de vida

 

Oferecer um atendimento individualizado, respeitando os valores e princípios de cada paciente, com empatia, ética e cordialidade é fundamental para que ele se sinta valorizado e perceba que a profissional realmente está empenhada em ajudá-lo.  Escutar atentamente o que o paciente está dizendo e demonstrar preocupação e empenho em atender suas necessidades também faz toda a diferença.

 

Desde o momento da chegada até a despedida, a recepcionista precisa colocar o paciente no centro de toda a operação, afinal naquele momento ele é a pessoa mais importante para sua instituição. Enquanto o paciente espera, também é possível colocar a humanização em prática, ajudando-o a reduzir a ansiedade ou alinhando as expectativas em relação ao atendimento médico, por exemplo. 

 

Ao final, mostrar ao paciente o quanto ele é único e importante vai fazer toda a diferença para garantir uma experiência positiva. Tudo isso irá ajudar a criar uma maior relação de confiança e proximidade com sua instituição médica, o que poderá contribuir para a captação e fidelização de um número cada vez maior de pacientes.

Por que investir em treinamento para recepcionistas?

Investir em treinamento para recepcionistas irá deixar sua clínica muito mais preparada para oferecer uma experiência completa e positiva para cada um de seus pacientes. Como resultado, é possível reduzir custos com a aquisição de novos pacientes, aumentar a rentabilidade da sua instituição e expandir a promoção da marca de maneira natural.

 

É importante ressaltar que até mesmo as profissionais que trabalham há mais tempo na clínica também precisam passar por um processo de reciclagem. Com novas tecnologias, técnicas e estratégias sendo incorporadas no ambiente médico, prepará-las para essa nova realidade é fundamental para otimizar a experiência do paciente.

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É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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