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Saiba como utilizar o WhatsApp Business na clínica médica

Publicado em 06.06.2018

Saiba como utilizar o WhatsApp Business na clínica médica

Utilizar o WhatsApp Business na clínica médica é uma importante estratégia de marketing online, atualmente. A opção foi disponibilizada no mês de janeiro deste ano e está revolucionando a comunicação entre instituições de saúde e seus pacientes. O WhatsApp Business oferece recursos como a automação de mensagens para os contatos e métricas dos resultados, dentre outros bem interessantes.  

Mas, para ter a conta da clínica verificada, é preciso ser uma pequena ou média empresa (PME) e fornecer um número fixo ou móvel não vinculado a outra conta. Além disso, para poder fazer contato com um paciente, é necessário que ele disponibilize, de forma consensual, o seu número de celular. Outro ponto importante a ser destacado é que a ferramenta está disponível apenas para celulares Android.

Tendo conhecimento de tudo isso, é só desfrutar dos benefícios que o App oferece às clínicas médicas. Neste artigo, você saberá como utilizar cada recurso do WhatsApp Business!

Entenda como utilizar o WhatsApp Business na clínica médica

Perfil comercial

Como todo o usuário do WhatsApp, a conta da clínica também deve ter um perfil no aplicativo. A diferença é que, com o novo recurso, é possível acrescentar informações específicas e importantes da instituição, como:

  • localização;
  • tipo de instituição;
  • descrição curta;
  • endereço do site com link;
  • e o endereço de email.

A conta da clínica será listada como um perfil empresarial para todos os seus contatos. Por isso, eles saberão que estão conversando com uma empresa.

Etiquetas

Com as etiquetas disponibilizadas pela ferramenta, é possível organizar os contatos ou as conversas, para que se possa encontrá-las facilmente. A criação de tags como a de um novo paciente, uma nova solicitação de consulta, pagamentos, agendamentos finalizados e muitas outras são bastante úteis para sinalizar conversas pendentes e permitem que a clínica categorize seus pacientes e potenciais pacientes.

Uma boa dica é gerar ofertas de serviços segmentadas e categorizadas por interesses de determinados grupos. Neste último ponto, é necessário ter conhecimento das regras de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina (CFM), para não haver infrações.

Respostas Rápidas

Esse recurso é disponibilizado com a ideia de se trabalhar menos e, ao mesmo tempo, enviar mais mensagens. Com a ferramenta de respostas rápidas, pode-se salvar as mensagens que se envia com frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que a clínica recebe sem perda de tempo. Isso ajuda até na padronização da linguagem com que a clínica utiliza no contato com seus pacientes.

Estatísticas do fluxo de mensagens

Com o acesso às estatísticas do fluxo de mensagens, é possível ficar por dentro das métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelos contatos.

Mensagens Automatizadas

As mensagens automatizadas servem como uma resposta instantânea aos contatos. É possível definir uma mensagem de ausência para quando a clínica estiver fora do horário de funcionamento. Assim, eles são informados sobre quando vão receber uma resposta. Pode-se criar, também, uma mensagem de saudação para apresentar a clínica aos novos contatos de pacientes.

Localização física

A ferramenta permite à clínica incluir um mapa com a localização da instituição, além dos horários e dias de atendimento.

WhatsApp Web

É possível utilizar o WhatsApp Business na clínica médica por meio da sua versão para desktop, o que facilita o gerenciamento do perfil da instituição pela tela do computador.

O ideal é que as clínicas médicas usem, inicialmente, o WhatsApp Business para se comunicarem com seus atuais pacientes. Neste sentido, é proibido enviar mensagens para usuários que nunca fizeram contato com a clínica. Afinal, ninguém gosta de receber mensagens de números desconhecidos.

Vimos que o WhatsApp Business é muito útil para ações de marketing, suporte personalizado, organização dos contatos e melhoria de resultados na comunicação com pacientes e potenciais pacientes. E você, já começou a utilizar e usufruir dos benefícios da ferramenta na sua clínica?

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