Saiba como utilizar o WhatsApp Business na clínica médica

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
07 de dezembro de 2020
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Saiba como utilizar o WhatsApp Business na clínica médica

Como o Whatsapp se consolidou como uma das ferramentas de mensagens instantâneas mais utilizadas atualmente, incorporar o WhatsApp Business na clínica médica como ferramenta de comunicação é uma importante estratégia para o marketing médico.

Disponibilizada em janeiro de 2018, a ferramenta vem revolucionando a comunicação entre instituições de saúde e seus pacientes, promovendo ganhos para ambas as partes. O WhatsApp Business oferece recursos como a automação de mensagens para os contatos e métricas dos resultados, dentre outras funcionalidades bastante interessantes.

Para ter a conta da clínica verificada, é preciso ser uma pequena ou média empresa (PME) e fornecer um número fixo ou móvel não vinculado a outra conta. Além disso, para poder fazer contato com um paciente, é necessário que ele disponibilize, de forma consensual, o seu número de celular.

Tendo conhecimento de tudo isso, é só desfrutar dos benefícios que o app oferece às clínicas médicas. Neste artigo, você saberá como utilizar cada recurso do WhatsApp Business!

Como utilizar o Whatsapp Business na clínica médica

Perfil comercial

Como todo usuário do WhatsApp, a conta da clínica também deve ter um perfil no aplicativo. A diferença é que, com o novo recurso, é possível acrescentar informações específicas e importantes da instituição, como:

  • localização;

  • tipo de instituição;

  • descrição curta;

  • endereço do site com link;

  • endereço de e-mail.

A conta da clínica será listada como um perfil empresarial para todos os seus contatos. Por isso, eles saberão que estão conversando com uma empresa.

Etiquetas

Com as etiquetas disponibilizadas pela ferramenta, é possível organizar os contatos ou as conversas, para que se possa encontrá-las facilmente. A criação de tags como a de um novo paciente, uma nova solicitação de consulta, pagamentos, agendamentos finalizados e muitas outras são bastante úteis para sinalizar conversas pendentes e permitem que a clínica categorize seus pacientes e potenciais pacientes.

Uma boa dica é gerar ofertas de serviços segmentadas e categorizadas por interesses de determinados grupos. Neste último ponto, é necessário ter conhecimento das regras de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina (CFM) para não haver infrações.

Respostas rápidas

Esse recurso é disponibilizado com a ideia de otimizar a velocidade das mensagens enviadas e, assim, possibilitar uma comunicação mais rápida e evitar perda de tempo. Com a funcionalidade de respostas rápidas, pode-se salvar as mensagens enviadas com frequência e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns enviadas pelos pacientes. Isso ajuda até na padronização da linguagem com que a clínica utiliza no contato com seus pacientes.

Estatísticas do fluxo de mensagem

Com o acesso às estatísticas do fluxo de mensagens, é possível ficar por dentro das métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas pelos contatos. Essa funcionalidade ajuda a ter maior controle sobre a comunicação, além de ser uma excelente aliada para otimizar identificar pontos de melhorias em sua estratégia.

Mensagens automatizadas

As mensagens automatizadas servem como uma resposta instantânea aos contatos. É possível, por exemplo, definir uma mensagem de ausência para quando a clínica estiver fora do horário de funcionamento, enviar orientações gerais, direcionar melhor o atendimento, uma mensagem de saudação para apresentar a clínica aos novos contatos, etc. Assim, os pacientes recebem respostas instantâneas e não precisam esperar o contato das recepcionistas ou responsáveis.

Localização física

A ferramenta permite à clínica incluir um mapa com a localização da instituição, além dos horários e dias de atendimento. Essa é uma importante vantagem para que os pacientes possam conhecer melhor o local da clínica e traçar o trajeto com mais agilidade e eficiência.

Whatsapp Web

É possível utilizar o WhatsApp Business na clínica médica por meio da sua versão para desktop, o que facilita o gerenciamento do perfil da instituição pela tela do computador.

O ideal é que as clínicas médicas usem, inicialmente, o WhatsApp Business para se comunicarem com seus atuais pacientes. Neste sentido, é proibido enviar mensagens para usuários que nunca fizeram contato com a clínica. Afinal, ninguém gosta de receber mensagens de números desconhecidos.

O que posso enviar pelo Whatsapp Business da clínica?

Não ache que o Whatsapp é uma ferramenta que deve ser utilizada somente para se comunicar com amigos ou familiares. Hoje, muitas empresas já entenderam a importância de estar presente nos canais mais utilizados pelo seu público para promover uma maior aproximação e estreitar o relacionamento.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box e Mobile Time em 2019, o Whatsapp está instalado em 97% dos smartphones dos entrevistados, sendo que 91% deles acessam o aplicativo diariamente.

Ou seja, o Whatsapp é uma poderosa ferramenta para otimizar a comunicação com seus pacientes. Mas afinal, como utilizar o Whatsapp da melhor forma? O aplicativo pode ser usado para diversas finalidades na comunicação da clínica médica.

Uma delas é o agendamento e confirmação de consultas. Como o Whatsapp permite a facilidade de se comunicar com mais agilidade, raramente um paciente vai querer entrar em contato via e-mail ou telefone para agendar uma consulta. Portanto, disponibilizar essa opção pode influenciar no momento que o paciente decide entrar em contato com uma instituição de saúde.

O Whatsapp também pode ser utilizado como um canal para esclarecer dúvidas simples ou após a consulta, mas não se esqueça de que muitas dúvidas só devem ser respondidas presencialmente pelo médico.

Após o atendimento, você pode enviar pesquisas de satisfação ou uma mensagem estimulando o paciente a deixar uma avaliação sobre a consulta em suas redes sociais ou no Google Meu Negócio, por exemplo. Além disso, com a permissão do paciente, você pode enviar conteúdos regularmente para seu Whatsapp, como dicas de saúde, novidades da clínica, orientações gerais, etc.

Por outro lado, o Conselho Federal de Medicina impõe algumas restrições para a comunicação com os pacientes pelo Whatsapp. As principais proibições incluem:

  • trocar informações sigilosas;

  • realizar atendimento (salvo os casos em que usa-se a Telemedicina);

  • realizar ou enviar diagnósticos;

  • prescrever medicamentos

Vimos que o WhatsApp Business é muito útil para ações de marketing, suporte personalizado, organização dos contatos e melhoria de resultados na comunicação com pacientes e potenciais pacientes. E você, já começou a utilizar e usufruir dos benefícios da ferramenta na sua clínica?

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CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
07 de dezembro de 2020
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