Artigo

Marketing digital estratégico para médicos: Vitrine de credibilidade


Publicado em 18/05/2015

Marketing digital estratégico para médicos: Vitrine de credibilidade

O marketing digital é uma ferramenta ética que agrega valor ao paciente e aumenta a credibilidade do profissional. O principal desafio atualmente é criar estratégias para estar onde os pacientes estão e apresentar através da comunicação, de forma clara e objetiva, as intenções e valores que o médico oferece aos pacientes, à comunidade médica e à sociedade em geral.

Ser médico nos dias de hoje e o ingresso no mundo digital

A relação das pessoas com os serviços que utilizam e os produtos que consomem mudou muito nos últimos anos em função da oferta de informação disponível. Se antes um paciente sentia algo e consultava com um médico para saber do que se tratava, agora ele primeiro faz uma pesquisa na internet relatando os sintomas e tem imediatamente uma avalanche de notícias, artigos e opiniões a respeito do que pode estar sofrendo, ao mesmo tempo em que pesquisa a indicação de um profissional que possa atender sua necessidade. Além disso, a concorrência e a exigência dos consumidores tem aumentado muito, o que demanda dos profissionais uma melhoria constante no atendimento.

Marketing digital

O marketing tem o papel de agir antes mesmo de o paciente chegar ao consultório. Quando o médico consegue fazer diferença para o futuro paciente no ambiente virtual ele já está à frente da concorrência. Ao ser encontrado em mais de uma plataforma (site do consultório, redes sociais e conteúdos ricos) ele começa a demonstrar seu nível de conhecimento sobre o assunto e gera credibilidade através dos conteúdos que disponibiliza.

Ético e eficaz

Os médicos têm o direito de anunciarem seus serviços. Fazer marketing não significa utilizar estratégias persuasivas e obscuras que vendem algo a qualquer custo. O serviço que o médico oferece está baseado em seu conhecimento, experiência e na maneira de lidar com os pacientes, por isso ele deve investir em ferramentas que evidenciem seu conhecimento baseado no código de ética e nas diretrizes exigidas pelo Conselho Federal de Medicina.

A presença digital é a melhor forma de criar esse vínculo de confiança e mostrar-se útil quando o paciente necessita. Por isso a importância em investir em canais como um site dinâmico, que tenha espaço para artigos e notícias, e o gerenciamento das redes sociais. Um dos diferenciais, e grande vantagem, de fazer marketing digital é poder acompanhar, através de relatórios mensais, os resultados obtidos e adequar com rapidez as estratégias para alcançar o retorno do investimento.

Ficou interessado em saber mais sobre o marketing estratégico para médicos? Fale com um consultor especializado em marketing médico e inicie já sua estratégia ética e eficaz.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba por e-mail conteúdos sobre Marketing Digital para saúde.

Por que terceirizar os serviços de Marketing da sua clínica?

Artigo

Por que terceirizar os serviços de Marketing da sua clínica?

Guia de marketing para clínicas médicas

E-book

Guia de marketing para clínicas médicas

Receba nosso conteúdo VIP