Facebook Pixel Entenda o que é o Triple Aim e qual é a sua importância! - E-saúde

Artigo

Entenda o que é o Triple Aim e qual é a sua importância!

Publicado em 04.07.2017

Entenda o que é o Triple Aim e qual é a sua importância!

Quando se fala em saúde no Brasil, existem alguns tópicos importantes para analisar, como a redução de margens operacionais, a crescente escalada de custos e a queda de qualidade. Atualmente, fala-se muito em novos modelos de pagamento, e um deles é o Triple Aim.

A inflação da economia atual tem criado um conflito, especialmente na área da saúde, entre melhorar a qualidade e experiência do paciente e, ao mesmo tempo, diminuir os custos gastos com o serviço.

Quer entender quais são as iniciativas, na redução de custo, com melhores resultados para saúde? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o Triple Aim!

O que significa o termo Triple Aim?

O conceito vem do termo em inglês, Metas Triplas, e foi desenvolvido nos EUA para descrever uma abordagem de otimização de performance dos sistemas de saúde.

Suas três metas de atenção e desenvolvimento são:

  • melhorar a experiência nos cuidados;
  • melhorar a saúde populacional;
  • reduzir o custo per capita com saúde.

Cada um desses componentes do Triple Aim é independente do outro. As mudanças que afetam qualquer objetivo podem alterar também os outros dois, às vezes negativamente e às vezes positivamente.

Por exemplo, melhorar os cuidados com os indivíduos pode aumentar os custos se as melhorias estiverem associadas a novas tecnologias mais dispendiosas.

Por outro lado, a eliminação do mau uso ou do uso excessivo de terapias ou testes de diagnóstico pode levar a custos reduzidos e a melhores resultados.

Quais as vantagens e os indicadores do método?

Os principais indicadores do programa são os seguintes:

  • tempo médio de permanência do paciente (TMP);
  • giro de leitos;
  • volume de pacientes por dia e de saídas hospitalares;
  • taxa de ocupação do hospital.

Um dos maiores benefícios do Triple Aim é reduzir o TMP dos pacientes, com objetivo de diminuir o uso de recursos desnecessários.

É importante também a realização de reuniões periódicas com a participação de toda a equipe, para explicar sobre a perspectiva de melhoria e sobre as características do Triple Aim, que beneficiam tanto os pacientes quanto a instituição.

Nessas reuniões, devem ser fornecidas informações sobre como os médicos e a equipe em geral podem contribuir mais para solucionar os problemas apontados e de forma proativa para otimizar as vantagens advindas da implementação do método.

Onde o Triple Aim pode ser aplicado?

A prática do Triple Aim não precisa ser restrita ao ambiente hospitalar. O método pode ser adaptado principalmente para clínicas com grandes fluxos de pacientes. Mas, ainda assim, exige compromisso com a mudança e inovação, além de planejamento e gestão.

Alguns pontos importantes a serem observados são a infraestrutura da clínica, a tecnologia utilizada, a inovação e a liderança para uma organização adequada desses processos.

Entender a influência dos fatores que afetam a produtividade e custos para o bom funcionamento de um hospital ou clínica demanda muito estudo em logística.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe os amigos por dentro dos benefícios do Triple Aim!

Como criar uma apresentação de sucesso para congressos e palestras da área da saúde?

Artigo

Como criar uma apresentação de sucesso para congressos e palestras da área da saúde?

Receba nosso conteúdo VIP