Facebook Pixel Entenda o que é o Triple Aim e qual é a sua importância! - E-saúde

Artigo

Entenda o que é o Triple Aim e qual é a sua importância!

Publicado em 04.07.2017

Entenda o que é o Triple Aim e qual é a sua importância!

Quando se fala em saúde, existem alguns tópicos importantes a serem analisados constantemente. E o Triple Aim representa justamente uma estrutura, desenvolvida pelo Institute for Healthcare Improvement, que descreve novas abordagens para otimizar o desempenho dos sistemas de saúde. O modelo baseia-se na ideia de que novos projetos nessa área devem ser desenvolvidos para buscar, simultaneamente, três dimensões, ou, Triple Aim:

  • melhorar a experiência do paciente nas ações de cuidado (incluindo qualidade e satisfação);
  • melhorar a saúde da população;
  • e reduzir o custo per capita dos cuidados em saúde.

A inflação da economia atual tem criado um conflito, especialmente na área da saúde, entre melhorar a qualidade e experiência do paciente e, ao mesmo tempo, diminuir os custos gastos com o serviço. Muitos países encontram-se sob pressão para obter maior valor para os recursos dedicados aos seus sistemas de saúde. O envelhecimento das populações e o aumento da longevidade, aliados aos problemas crônicos de saúde, tornaram-se um desafio global, implicando novas demandas nos serviços médicos e sociais.

Quer entender quais são as iniciativas, na redução de custo, com melhores resultados para saúde? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o Triple Aim!

O que significa o termo Triple Aim?

O conceito vem do termo em inglês Metas Triplas e foi desenvolvido nos Estados Unidos para descrever uma abordagem de otimização de performance dos sistemas de saúde.

O Triple Aim é um modelo integrado, no qual cada ponta do tripé influencia a outra. Por exemplo, vivemos a tendência do aumento na expectativa de vida, o que, estatisticamente, resulta em uma maior incidência de doenças crônicas na população. Levando em consideração o avanço da tecnologia, podemos otimizar tratamentos, melhorando mais conforto para o paciente. Isso com certeza resulta em um impacto econômico.

O método é fortemente dependente da interação e cooperação desenvolvida entre os participantes do sistema:

  • operadoras;
  • provedores;
  • corpo clínico;
  • e pacientes.

Atualmente, não há respostas sobre como atingir um equilíbrio perfeito entre todas as partes interessadas. Porém, quando coloca-se pequenos processos em prática, já é possível visualizar resultados significativos.

Um exemplo de tentativa de equilíbrio é o seguinte:

  • otimizar os cuidados com os pacientes pode aumentar os custos da instituição de saúde, caso as melhorias estejam associadas a novas tecnologias mais dispendiosas. Por outro lado, a eliminação do mau uso, ou do uso excessivo de terapias ou testes de diagnóstico, pode levar a custos reduzidos e a melhores resultados.

Vantagens e indicadores do Triple Aim

Organizações e comunidades que atingem, em algum nível, o Triple Aim oferecem à população mais saúde. Isso ocorre por causa dos novos projetos gerados em cima do método, que identificam os problemas e as soluções dos setor. Os pacientes podem esperar cuidados menos complexos e muito mais coordenados.

É importante ressaltar que estabilizar ou reduzir o custo per capita dos cuidados com os pacientes dará às empresas a oportunidade de serem mais competitivas, diminuir a pressão sobre os orçamentos de saúde e proporcionar às comunidades maior flexibilidade para investir em atividades de lazer, que aumentam a vitalidade e o bem-estar.

Os principais indicadores de melhoria do Triple Aim são:

  • tempo médio de permanência do paciente (TMP);
  • giro de leitos;
  • volume de pacientes por dia e de saídas hospitalares;
  • taxa de ocupação do hospital.

Um dos maiores benefícios do Triple Aim é reduzir o TMP dos pacientes, com objetivo de diminuir o uso de recursos desnecessários.

Para se alcançar bons indicadores, é importante, também, a constante realização de reuniões, com a participação de toda a equipe clínica. Nelas, é é necessário explicar sobre a perspectiva de melhoria e sobre as características do Triple Aim, que beneficiam tanto os pacientes quanto a instituição.

Nessas reuniões, devem ser fornecidas informações sobre como os médicos e a equipe em geral podem contribuir mais para solucionar problemas apontados e, de forma proativa, otimizar as vantagens da implementação do método.

Onde o Triple Aim pode ser aplicado?

A própria equipe de inovação do Institute for Healthcare Improvement (IHI), a qual desenvolveu o Triple Aim, descreveu um conjunto inicial de componentes de um sistema que atenderia os requisitos do método. Os cinco componentes básicos são os seguintes:

  1. concentração em pacientes e famílias;
  2. redesenho de serviços e estruturas de atenção primária;
  3. gestão da saúde da população;
  4. plataforma de controle de custos;
  5. integração e execução de sistemas.

A prática do Triple Aim não precisa ser restrita ao ambiente hospitalar. O método pode ser adaptado, principalmente, para clínicas com grandes fluxos de pacientes. Mas, ainda assim, exige compromisso com a mudança e inovação, além de planejamento e gestão.

Alguns pontos importantes a serem observados são a infraestrutura da clínica, a tecnologia utilizada, a inovação e a liderança para uma organização adequada desses processos. Entender a influência dos fatores que afetam a produtividade e custos para o bom funcionamento de um hospital ou clínica demanda muito estudo em logística.

Quadruple Aim: a introdução do quarto objetivo

Diversos profissionais de saúde defendem que o Triple Aim deve se transformar em Quadruple Aim. Ou seja, deveria haver uma quarta dimensão a ser contemplada, e que leva em conta a importância de médicos, enfermeiros e todos os profissionais da saúde na transformação da qualidade do setor. Essa quarta dimensão teria como intuito principal melhorar a experiência da prestação de cuidados em saúde.

Em outras palavras, isso significa garantir o engajamento da força de trabalho. E isso se traduz em conseguir que os profissionais da área da saúde enxerguem alegria e significado no seu trabalho. Por alegria, entende-se o sentimento de sucesso e realização, que resulta de um trabalho significativo. E por significado no trabalho, entende-se conseguir ver importância no seu desempenho diário.

O Quadruple Aim não é baseado em algo subjetivo. A realidade dos profissionais de saúde, atualmente, é enfrentar a Síndrome de Burnout, más condições de trabalho e riscos à própria saúde.

Atingindo Resultados

A principal condição para restaurar a alegria e o significado no trabalho é garantir que os profissionais de saúde não sofram danos físico ou psicológico, tampouco negligência e desrespeito no ambiente de serviço. Gestores podem medir a eficácia do quarto objetivo analisando as respostas do corpo clínico às seguintes perguntas:

  • sou tratado com dignidade e respeito por todos, todos os dias, independente de raça, etnia, nacionalidade, sexo, crença religiosa, orientação sexual, titulação, ou posição social?
  • Eu tenho educação, treinamento, ferramentas, apoio financeiro, incentivo, de forma a gerar significado para a minha vida?
  • Eu sou reconhecido e agradecido pelo o que eu faço?

O Quadruple Aim proposto parece fazer total sentido. O Triple Aim já contemplava a sociedade, o sistema de saúde e o indivíduo. Faltava justamente quem provê assistência.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e deixe os amigos por dentro dos benefícios do Triple Aim!

Importância da palavra-chave em uma estratégia de marketing médico

Artigo

Importância da palavra-chave em uma estratégia de marketing médico

Receba nosso conteúdo VIP