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Dicas para utilizar REELS ou TIKTOK em sua estratégia de marketing para clínica

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Publicado em 04/04/2021 - Atualizado 09/04/2021

Dicas para utilizar REELS ou TIKTOK em sua estratégia de marketing para clínica

Você já deve utilizar o Facebook, Instagram e LinkedIn em suas estratégias digitais, certo? Essas redes sociais são praticamente obrigatórias para qualquer instituição de saúde que deseja se destacar no universo digital, mas você já pensou em utilizar o Reels ou Tiktok em sua estratégia de marketing para clínica?

Acompanhar as tendências do momento é uma ação essencial para dialogar com sua audiência e atrair um público cada vez maior. E não se engane: não é porque o Reels e o Tiktok são cheios de vídeos descontraídos e divertidos que eles não podem ser utilizados de forma ética e mais séria em sua estratégia de marketing para clínicas.

Reels e Tiktok: afinal, do que estamos falando?

Lançado em junho de 2020, o Reels é uma das funcionalidades do Instagram que permite a criação de vídeos curtos com diversas opções de efeitos. Até setembro do ano passado, a ferramenta permitia vídeos de apenas 15 segundos, mas uma nova atualização ampliou o tempo para até 30 segundos, possibilitando inserir mais informações nos ‘microvídeos’.

O Tiktok tem a mesma finalidade que o Reels: criar e compartilhar vídeos curtos. Mas diferente do Reels, o Tiktok é uma rede social própria, na qual é possível seguir e acompanhar perfis que você deseja. Criado em 2016 pela chinesa Bytedance, o aplicativo explodiu em 2020 e já conta com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo.

O que diz o Conselho Federal de Medicina?

Apesar de não haver uma norma específica para o uso de Reels e Tiktok, o uso das redes sociais nas estratégias de marketing para clínicas deve respeitar o Manual de Publicidade Médica imposto pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Até agora, somente o Conselho de Medicina de Rondônia se manifestou especificamente sobre o Tiktok. Segundo publicação realizada no Facebook, o Conselho diz que:

“Constitui falta ética anúncios em redes sociais onde médicos, utilizando-se da condição de médico, aparecem em situações indecorosas, apresentando danças ou simulações.” 

Por isso, utilizar o Reels e Tiktok em sua estratégia de marketing para clínica exige que você observe todas as proibições estabelecidas pelo CFM. É preciso planejar e utilizar essas ferramentas de maneira ética, sem prejudicar um valor que está atrelado à prática da medicina.

Além disso, os pacientes são impactados diretamente pela maneira como os médicos se comportam. Qualquer ação julgada equivocada pode interferir na percepção do paciente sobre o médico e a instituição de saúde, o que pode impactar negativamente o número de consultas, as receitas e outros objetivos primordiais.

Como utilizar o Reels e Tiktok em sua estratégia de marketing para clínica?

Utilizar o Reels e o Tiktok em sua estratégia de marketing para clínica é uma ação que pode aumentar sua audiência e fortalecer sua autoridade na esfera digital. O Instagram, por exemplo, costuma priorizar novos recursos, como o Reels, aumentando a entrega dos conteúdos para que mais pessoas sejam impactadas.

Ressaltamos mais uma vez, você deve fazer isso de maneira ética e respeitando as normas do CFM. Mas afinal, como utilizá-los em sua estratégia? Em ambos os canais, você deve apostar em vídeos ou textos com caráter educativo e informativo, sem nenhum tipo de apelo.

Confira algumas dicas de conteúdos que você pode produzir!

  • Informações sobre Saúde: conteúdos rápidos para cuidar da saúde são sempre boas opções para ajudar a melhorar a qualidade de vida do seu público.

  • Mitos X Verdades: você pode desmistificar mitos e fake news sobre assuntos de sua área de atuação, explicando o tema de maneira mais leve e didática.

  • Perguntas e Respostas: esclareça algumas perguntas comuns que você costuma ouvir de seus pacientes.

  • Informações sobre doenças: você pode citar brevemente causas, sintomas e tratamentos de algumas doenças tratadas pela sua especialidade.

  • Bastidores: assim como nos stories, você pode aproveitar o Reels e o Tiktok para mostrar os bastidores do dia a dia na sua clínica.

A criação de conteúdos em formatos de vídeo nesses canais é bastante simples e intuitiva, sem exigir grandes conhecimentos sobre gravação e edição de vídeo. Mas lembre-se de colocar em prática alguns cuidados essenciais, como garantir uma boa iluminação, cuidar do aspecto do ambiente de fundo, certificar que o foco está adequado, etc.

Para potencializar os vídeos no Reels, ainda é válido utilizar hashtags na legenda, principalmente as que são específicas do seu nicho de atuação. Dessa forma, você ganha um lugar de destaque nos resultados e pode aparecer para todas as pessoas que pesquisarem por aquela tag.

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Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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