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Como usar o marketing no meu hospital?

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Publicado em 26/03/2018 - Atualizado 27/03/2019

Como usar o marketing no meu hospital?

Você sabe como usar o marketing para o seu hospital?

A cada dia que passa, as pessoas estão mais conectadas pelo meio digital. Seja pelo entretenimento ou para estabelecer relações, a internet vem demonstrando inúmeras possibilidades úteis.

Mas a verdade é que o mundo virtual não favorece apenas a diversão. Hoje em dia, a busca por informações de todos os tipos, e a vantagem de acesso sem limite de horário ou espaço, gera mais possibilidades para prestadores de serviço e consumidores.

E, assim como oferece benefícios para outros segmentos, hospitais e clínicas médicas podem se valer do marketing digital para alcançar seu público potencial e se relacionar com os pacientes já estabelecidos.

Para isso, é fundamental que firme sua presença digital na internet, visando conseguir maior visibilidade e, consequentemente, obter um maior retorno financeiro e engajamento de pacientes.

Se essa é sua intenção, continue lendo este artigo que explica mais sobre a melhor maneira de utilizar o marketing digital para o ramo da saúde. Confira algumas dicas valiosas que certamente ajudarão a sua clínica ou hospital a marcar presença na internet.

Leia atentamente e comece agora mesmo!

Descobrindo como usar o marketing para o hospital

Em um mundo movido pela velocidade das informações e concorrência acirrada em todos os ramos do conhecimento humano, o marketing de conteúdo aparece com forte destaque.

Isso acontece pois esse instrumento valioso consiste em uma excelente ferramenta destinada a divulgar o que há de mais valioso na área médica: conhecimento e autoridade sobre determinado conhecimento. Além disso, o marketing de conteúdo se dedica a conhecer e analisar a competitividade do serviço oferecido, e estreitar o relacionamento com o seu público-alvo, dentre várias outras abordagens indispensáveis.

Ou seja, podemos afirmar que a ação do marketing digital visa gerar resultados tanto internamente, quanto para o público com que se relaciona. Entretanto, isso só pode ser feito por meio de um conjunto de estratégias básicas.

Veja, a seguir, algumas dicas importantes para implementar o marketing digital em um hospital.

1.Conhecendo o perfil do seu paciente

O primeiro passo a ser tomado em um planejamento de marketing digital de um hospital é conhecer o público para o qual esse trabalho é destinado. Assim, será possível preparar a comunicação para aquele determinado nicho específico, o que chamamos de persona.

Para alavancar a imagem do seu hospital dentro na internet na busca de maior retorno financeiro e engajamento dos pacientes, primeiramente, será necessário conhecer o perfil dos pacientes que procuram pelo trabalho oferecido.

Dessa maneira, o início do planejamento será voltado para descobrir as necessidades da maioria dos seus pacientes, assim como as suas principais dúvidas e aflições. Isso é muito eficiente quando a empresa utiliza a estratégia de gerar conteúdo relevante para quem usufrui do atendimento médico.

Por exemplo, suponhamos que em seu consultório um dos atendimentos oferecidos é a pediatria. Utilizando essa estratégia, será possível investigar quais são os questionamentos mais frequentes dos pais que acompanham as crianças, possibilitando então listar temas recorrentes que podem ser explorados em um planejamento de conteúdo.

Imagine fazer um vídeo falando sobre como tratar uma diarreia de um bebê ou sobre a melhor maneira de agir inicialmente, no caso de uma dor de ouvido. Certamente, isso irá gerar interesse pelo profissional que o escreveu, não é mesmo?

2. Conte com um site especializado

Ao investir em um bom canal de comunicação online com os seus pacientes, será possível apresentar seus exames, tratamentos e especialidades oferecidas na sua organização, além de der ofertar vários serviços diferenciados, como o agendamento online.

Dessa maneira, haverá uma otimização do tempo de ambas as partes, contribuindo com a satisfação e fidelização das pessoas atendidas. Juntamente a um site especializado para a clínica médica, é fundamental gerar conteúdos dentro da plataforma. Saiba o porquê!

Crie um blog médico

Um site bem estruturado pode abrir várias possibilidades, como um blog médico, que fortalece a imagem da instituição dentro do meio digital.  Essa é uma estratégia muito eficaz para a divulgação de conteúdos relevantes e de interesse dos pacientes, o que facilmente irá atrair inúmeras pessoas que têm dúvidas sobre o tema e o pesquisam nos sites de busca.

Esses conteúdos podem ser tanto escritos, quanto estarem disponíveis em formato de vídeo e em áudio (podcasts) ou ainda é possível que forme uma publicação multimídia em uma única postagem.

Essa atração de novos pacientes é possível pois o blog médico é capaz de aumentar o tráfego orgânico do site por meio do rankeamento do Google. Para essa estratégia dar certo é necessário que o blog médico seja bem orientado pelas técnicas do SEO (Search Engine Optimization) e o uso correto de palavras-chave.

Outra vantagem do blog é que a criação de conteúdos eficazes torna-se uma ação benéfica para a sociedade em geral, que pode se orientar por informações disponíveis na internet, mesmo que o usuário não se torne um cliente futuro.

3. Conquistando novos atendimentos

Ao sanar as dúvidas dos pacientes, você estará atingindo um ponto que, atualmente, é a principal busca das pessoas na internet: solução dos seus problemas.

Dessa maneira, ao utilizar os textos escritos ou falados por meio das palavras-chave mais indicadas, é bem provável que quando houver uma pesquisa no Google relacionada ao serviço de sua clínica médica ou hospital, o seu site seja encontrado com maior facilidade.

Isso se dá pois o uso correto das técnicas de inbound marketing leva os algoritmos do Google a eleger a sua página dentre as mais próximas do topo. Assim, se o vídeo ou artigo for objetivo e esclarecedor, o internauta reconhecerá a autoridade da sua clínica ou hospital, podendo se tornar um futuro paciente fidelizado.

Além disso, utilizando o marketing de forma inteligente, é possível apresentar a clínica, de uma maneira geral e integrada, ao visitante do site. Ou seja, os recursos disponíveis dos serviços, os profissionais que compõe o corpo clínico e estrutura física do espaço poderão ser divulgados. O marketing digital, portanto, promove um novo canal de divulgação para sua instituição e gera um convite para uma visita ou mesmo oferecer maior confiança a um tratamento já iniciado.

4. Mantenha suas redes sempre atualizadas

Uma outra orientação para que o marketing médico funcione é manter as páginas da sua clínica ou hospital sempre atualizadas, mantendo uma comunicação atrativa com os pacientes.

Que tal gravar um vídeo por semana? Assim, será possível esclarecer as dúvidas dos pacientes recentemente atendidos. Essa é uma dica que pode interessar muitos pacientes que deseja conhecer mais do profissional que está buscando atendimento, além de criar um vínculo positivo na comunicação entre médico e o paciente.

5. Ética no marketing médico

Embora seja bastante eficaz, a publicidade médica merece atenção redobrada. Como estamos falando de vidas a serem cuidadas, não é permitido “vender tratamentos” como se fossem produtos. Cada caso é um caso e deve ser analisado cuidadosamente.

Por isso, ao se adentrar no marketing médico é fundamental estar atento às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM). Assim, é preciso seguir as recomendações éticas para o ramo, sendo necessário criar estratégias de marketing e conteúdos, tanto no site quanto nas redes sociais, sem desrespeitar as determinações do CFM.

Esse é um assunto que merece muita atenção e seriedade, para que o seu site não seja caçado e o serviço oferecido não seja punido. Seja muito cuidadoso nessa questão.

Para conhecer mais sobre essas regras, procure ajuda de uma agência especializada em marketing médico.

6. Procure ajuda especializada

Todo o trabalho básico de marketing médico pode ser realizado por qualquer profissional da saúde ou responsável pelo trabalho de comunicação de uma clínica médica. No entanto, é uma ação que leva tempo e muito planejamento.

Por isso, caso sua intenção seja fazer um trabalho mais completo e personalizado, a fim de alavancar o número de seguidores do seu negócio, é fundamental contar com a ajuda de uma agência especializada nesse ramo.

Assim, será possível direcionar um planejamento eficaz para cada caso, de maneira integrada e muito mais direcionada para o que a empresa almeja.

Portanto, com a internet fazendo parte do cotidiano das pessoas, nada melhor do que saber como usar o marketing a seu favor. Com criatividade e motivação, certamente, os resultados serão altamente estimulantes e satisfatórios.

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Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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