Facebook Pixel Como criar uma apresentação de sucesso para congressos - E-saúde

Artigo

Como criar uma apresentação de sucesso para congressos e palestras da área da saúde?

Publicado em 18.07.2017

Como criar uma apresentação de sucesso para congressos e palestras da área da saúde?

Para fazer uma boa apresentação é necessário dominar algumas técnicas, que vão desde a estrutura de um roteiro até a arte e diagramação. Acompanhe nosso texto e saiba como criar uma apresentação de sucesso.

Antes de iniciar sua apresentação de fato, faça as seguintes perguntas:

  • Qual público vai assistir minha palestra?
  • Quais recursos tenho disponível no local?
  • Quanto tempo terei para me apresentar?

Já sabendo para quem vai apresentar, quais os recursos e o tempo que você terá, pode começar a planejar o trabalho propriamente dito. Vamos dar dicas fundamentais para você compreender como criar uma apresentação de sucesso.

Como criar uma apresentação?

É fundamental considerar três passos básicos para fazer uma boa apresentação: planejamento, criação e execução. Confira alguns pontos em que você deve prestar atenção em cada um desses itens.

Planejar

Nesta etapa, é necessário pensar em todos os detalhes, desde o conteúdo até o ambiente em que a apresentação será feita. Uma boa dica é fazer um check list ou um mapa mental para organizar suas informações e ideias.

Em seguida, você deve pensar qual conteúdo vai abordar e separar o que é relevante e o que deve ser deixado de lado, dependendo do público e do objetivo da apresentação.

Criar

Agora é preciso aprofundar o estudo do tema, fazer pesquisas, coletar dados e obter boas referências bibliográficas para embasar sua apresentação.

O passo principal da criação é fazer um roteiro. Na elaboração do trabalho, mentalize toda informação que deve ser inserida e pense em como sintetizá-la para que fique clara e objetiva.

Pense nos títulos, para que sejam impactantes e relevantes. E não se esqueça de revisar todo o conteúdo, corrigindo possíveis erros, sejam eles ortográficos, de concordância, repetição de palavras, pontuação, entre outros.

Executar

Depois de tudo pronto, hora de colocar em prática. Procure maneiras de se sentir mais confortável na frente do público, como ensaiar bastante em casa, fazer uma lista com os principais pontos da fala e se preparar psicologicamente para este momento.

Lembre-se de pensar no ambiente da apresentação e em sua aparência, que deve ser apropriada para a ocasião. Teste com antecedência todos os equipamentos que você já sabe que vai utilizar para evitar imprevistos e acabar se atrapalhando com o nervosismo.

Como criar uma boa história para a apresentação?

Elabore um material com começo, meio e fim. A ideia de seguir uma temporalidade, ou seja, começar um assunto e ir desenvolvendo até a conclusão, é uma ótima estratégia para prender a atenção do público.

Desenvolva a história em cima do objetivo da apresentação. A falta de um objetivo leva a apresentações longas e desnecessárias. Seja conciso e objetivo, focando apenas no essencial.

Como trabalhar sua linguagem corporal?

O corpo diz muito sobre o apresentador durante um trabalho. É necessário treinar bastante, desde sua postura até o tom de voz, as pausas, as passagens de slides nos momentos certos e a interação com o público.

Mantenha uma boa postura, com as costas eretas, mas de maneira natural, sem exageros. Fique à frente, mas cuidado para não atrapalhar a visão do público dos slides.

Como fazer uma apresentação mais dinâmica?

Evite textos longos, seja mais objetivo e prefira sempre tópicos, ou apenas imagens, que são menos cansativos visualmente e agradam mais ao público do que um slide com parágrafos enormes.

Transforme dados e tabelas em infográficos. Eles ajudam na assimilação de informações. Antes de colocar os dados nos slides, analise cuidadosamente qual gráfico ou tabela você vai inserir. Saiba explicar as imagens e números  durante a apresentação.

Mostramos a você as melhores práticas para tornar seu trabalho um verdadeiro sucesso. Aplique nossas dicas de como criar uma apresentação e comece a notar o maior interesse e compreensão do público durante sua fala!

Gostou deste conteúdo? Ficou alguma dúvida? Quer saber mais? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro. 😉

O novo perfil de pacientes: saiba se comunicar com esse novo público

Artigo

O novo perfil de pacientes: saiba se comunicar com esse novo público

Construindo a sua reputação online na área da saúde

E-book

Construindo a sua reputação online na área da saúde

Receba nosso conteúdo VIP