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Como construir uma boa relação médico paciente?

Publicado em 25.04.2018

Como construir uma boa relação médico paciente?

A imagem de um médico transmite respeito e estima. No entanto, é de extrema importância que esse profissional desenvolva uma boa relação médico paciente, para que, assim, seja possível traçar um relacionamento de sucesso e confiança. O médico tem como papel transmitir diagnósticos, recomendar tratamentos, acompanhar exames, efeitos dos medicamentos, entre outros. Logo, essa relação estreita os laços e permite que os seus pacientes sintam-se bem acolhidos e satisfeitos.

Quer saber quais são as melhores maneiras para conseguir esse feito? No post de hoje trouxemos algumas dicas para você melhorar a relação entre médico e paciente na sua clínica. Veja a seguir.

Acima de tudo tenha respeito na relação médico paciente

Todos gostam de serem tratados com respeito, carinho e dedicação, não é mesmo? Principalmente se for em um caso de exame ou atendimento médico. Devido a esses fatores, é imprescindível que o profissional trate toda a sua equipe e os pacientes com muita atenção e zelo.

Ninguém sabe o que se passa na vida do outro, e o médico, muitas vezes, serve como um braço amigo para alguns pacientes que se sentem à vontade para desabafar. Por isso, ouça sempre o que o paciente tem a dizer e os trate com muita dedicação, independente de crenças, condições sociais, entre outros.

Ouça o paciente

Ouvir o paciente é um dos primeiros passos para fortalecer a relação com ele. Inicie o atendimento perguntando o que o leva até você, e então, ouça atentamente tudo o que ele tem a lhe dizer. Muitos pacientes irão contar toda a sua história de vida, mesmo assim, demonstre interesse. É muito importante que o médico interaja, respondendo e fazendo contato visual e gestos.

Algumas vezes o médico conseguirá identificar certos problemas do paciente só pelo modo como o mesmo se encontra emocionalmente, o que muitas vezes os exames não conseguem diagnosticar. Parece insignificativo, mas, para os pacientes, essa demonstração de afeto e atenção faz muita diferença, principalmente para aqueles que estão enfrentando tratamentos mais complexos.

Seja claro e objetivo na relação médico paciente

O médico deve ser claro e objetivo quando estiver conversando com o paciente. Mesmo que algumas notícias sejam difíceis de contar, é essencial que o médico converse abertamente sobre o assunto. Assim, informa todos os procedimentos que serão feitos e os prováveis motivos do diagnóstico, a fim de manter a calma e responder a todas as dúvidas que possam surgir.

Seja pontual

O atraso médico é algo que irrita muito os pacientes. Apesar de que algumas vezes surjam imprevistos, como uma cirurgia inesperada, faça o máximo possível, para ser pontual no atendimento. Se, por acaso, algo inesperado ocorrer, peça desculpas ao paciente e explique o motivo do atraso.

Dê atenção à marcação de consultas

Pode não parecer, mas o primeiro contato entre médico e paciente, ainda que indiretamente, começa no ato da marcação da consulta. E para que esse atendimento seja de qualidade, é imprescindível que a equipe esteja capacitada, para melhor atender a todos os pacientes. Cordialidade, rapidez e interesse são pequenas ações que os pacientes consideram muito na hora de escolher uma clínica ou um médico.

A relação médico e paciente é um tema que deve ser analisado com muito cuidado. Além de servir para fortalecer um contato, o respeito entre ambas as partes é essencial para que o atendimento seja eficiente e de sucesso. Gostou do nosso post? Então conheça também os benefícios da humanização no atendimento.

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