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Aprenda o que é SEO e porque essa técnica é essencial para sua clínica

Publicado em 12.02.2016

Aprenda o que é SEO e porque essa técnica é essencial para sua clínica

Está pensando em melhorar seu site para atrair mais visitantes pelas pesquisas nos buscadores, em especial, no Google? Então, este material que preparamos vai te ajudar, e muito. Nele você vai entender o que é e como funciona o SEO (do inglês, Search Engine Optimization, ou Otimização para Buscadores).

A técnica é o primeiro passo da metodologia do Inbound Marketing (veja mais nesse artigo, ou então aprofunde-se no nosso ebook). Primordialmente, é usada para atrair pessoas que ainda não conhecem a clínica para o site, de forma que se tornem novos visitantes da página e, consequentemente, novos pacientes.

Entendendo o processo

O SEO usa uma prática muito comum das pessoas nos tempos atuais para tornar a clínica visível na internet. Você, provavelmente, já fez isso quando quis localizar algum serviço ou bem de consumo: procurou na internet. Pois bem, quando uma pessoa precisa encontrar um serviço de saúde, em geral, o que ela faz é buscar no Google por quem presta o serviço que procura na região em que reside. Para que entenda melhor, vamos supor o seguinte: uma mulher precisa consultar um urologista em sua cidade e para achar o profissional digita no buscador o termo “urologista florianopolis”. Com isso, ela consegue visualizar qual clínica oferece o  serviço perto de sua localização e decide se vai entrar em contato ou não.

Outra possibilidade, é essa mulher buscar por tratamentos e diagnósticos para sua condição de saúde na web (sim, sabemos que isso não é indicado, mas, enfim, acontece). Ao digitar “dor ao urinar, tratamento” no buscador, o Google fornecerá a ela uma lista de sites em que há informações sobre o assunto.

Em ambos os casos, os buscadores devem sugerir à pessoa os sites mais relevantes, confiáveis e úteis para a pesquisa realizada. Para isso, utilizam uma tecnologia que “vasculha” todos os sites na internet e, de acordo com critérios que os ajudam a classificar as melhores páginas, definem o ranking e hierarquizam todos os sites e resultados de busca na internet, para cada termo pesquisado.

As sugestões que constam nas primeiras posições, em geral, são os anúncios (no Google você pode ver uma etiqueta em amarelo ao lado da descrição da página que os identifica). Logo em seguida, estão os resultados da busca, os chamados resultados orgânicos. Considerando estas duas opções, qual é mais importante, demonstra mais credibilidade e é mais barata? Obviamente, aparecer nos resultados orgânicos, mas isso leva tempo e exige um trabalho estruturado.

Como posicionar bem meu site nas buscas orgânicas?

Posicionar bem o seu site nas buscas orgânicas é praticamente uma ciência. Exige uma série de ajustes técnicos. Antes, porém, requer um estudo e detalhamento de quem é o seu paciente ou público-alvo. Saber com quem você quer se comunicar potencializa a utilização das técnicas de otimização para buscadores. Para implantá-las você precisa:

Definir as palavras-chave

Palavras-chave são os termos utilizados pelas pessoas para fazer as buscas da internet. Você deve saber o que seus potenciais pacientes estão buscando. Pense nas palavras-chave que eles podem usar para te encontrar, quais são as perguntas mais comuns que fazem. O ideal é listar esses termos para conseguir definir palavras-chave para cada etapa da jornada de compra desse paciente: ele está avaliando sintomas, buscando já um tratamento, ou querendo marcar uma consulta? Para cada uma destas etapas existem palavras-chave diferentes.

Realizar ajustes técnicos

Após definir as palavras-chave, você precisa realizar ajustes técnicos no seu site, como:

  • Adicionar a palavra-chave ao URL e Page Title
  • Adicionar a palavra-chave ao Body, Headers e Image Alt-text
  • Adicionar a palavra-chave à Meta Description
  • Colocar links relevantes na sua página (interno)
  • Colocar links relevantes na sua página (externo)
  • Otimizar seu website para dispositivos móveis (site responsivo)

Saber que conteúdo é tudo

Uma das estratégias mais relevantes para o posicionamento do seu site nos buscadores é desenvolver uma área do site do tipo Blog e postar nela o conteúdo escrito com base nas palavras-chave que você selecionou. O que seu paciente quer saber? Escreva sobre isso.

Promover, divulgar

Uma vez que você criou e otimizou conteúdo, não esqueça de promovê-lo nas redes sociais e e-mails. Quanto mais pessoas virem, compartilharem e linkarem, mais popular seu site se tornará e mais credibilidade ganhará nos buscadores.

Outras ações, como o cadastro do seu site em diretórios médicos (links externos) e desenvolver um site que promova uma boa experiência de navegação ao usuário também são importantes.

Não esqueça de cadastrar sua empresa no Google Place, o que vai te ajudar muito a aparecer nas buscas das pessoas da região.

Gostou do conteúdo? Quer conhecer mais sobre marketing médico digital? Entre em contato com nossa equipe para saber como podemos ajudar.

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