Ações de marketing para promoção e prevenção da saúde

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
08 de dezembro de 2023
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Ações de marketing para promoção e prevenção da saúde

Você já deve ter visto a frase: “quem cuida de quem cuida?”. Ela questiona sobre o cenário preocupante em que, com a imensa responsabilidade de salvar vidas, um profissional da saúde pode esquecer de cuidar de si próprio. Até mesmo ações simples de prevenção da saúde podem ser deixadas de lado.

Em meio à vida corrida, os exames de rotina, a prática de exercícios, a alimentação equilibrada e um sono de boa qualidade, por exemplo, nem sempre entram na lista de prioridades desses trabalhadores.

Porém, os gestores de clínicas e hospitais podem se tornar grandes aliados para mudar essa situação. É o que chamamos de “endomarketing”, o conjunto de ações internas para melhorar o ambiente de trabalho e qualidade de vida dos membros das equipes.

Não faltam ideias do que pode ser realizado para dar esse “empurrãozinho” na conscientização de que quem preza tanto pela saúde do próximo e que também precisa valorizar o autocuidado. Quer conferir algumas dicas? Continue lendo!

Poder moral para cuidar do outro

Quando profissionais de saúde cuidam de si próprios, naturalmente, eles mostram aos pacientes o quanto é importante ter atenção aos exames preventivos, vacinação, check-ups, hábitos benéficos de vida e outras condutas positivas.

Afinal, como confiar na orientação de alguém que age de forma totalmente contrária? É isso o que relatou Janaina Santos Paulista, enfermeira Navegadora Oncológica, durante uma live que realizamos com ela.

A especialista trabalha com prevenção da saúde nas instituições de saúde e contou que o estímulo ao autocuidado também deixa os trabalhadores mais engajados com suas próprias funções, o que também reflete na assistência destinada aos pacientes.

De acordo com Janaína, as mudanças podem ser vistas nas pequenas atitudes do dia a dia. “Nos turnos da noite, ao invés de pedirem uma pizza ou Coca-Cola, eles (colaboradores) procuram outra refeição, além de que começam a estimular um ao outro para a prática de exercícios”, descreveu ela sobre as situações que presenciou.

Você pode conferir o nosso bate-papo completo no vídeo abaixo:

Os tipos de prevenção da saúde

Janaína Paulista explicou também quais são as três categorias de ações de prevenção da saúde. Confira:

  1. primária: orientar sobre os bons hábitos cotidianos que evitam o surgimento de doenças;
  2. secundária: são os exames preventivos, que pode detectar lesões pré-malignas ou neoplasias em estágios iniciais, por exemplo, o Papanicolau e a mamografia;
  3. terciária: quando o colaborador já tem um diagnóstico, mas recebe cuidados para barrar complicações.

A partir do conhecimento dessas etapas, é possível planejar as atividades de conscientização, de acordo com o objetivo de cada momento.

Como conscientizar um profissional de que ele precisa se cuidar mais?

Obviamente, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e outros profissionais do ramo já conhecem as principais condutas para a prevenção da saúde.

Porém, é necessário mostrar que o que eles orientam aos pacientes também precisa ser aplicado em suas próprias vidas.

Veja algumas sugestões de como fazer isso.

Mostre o “porquê”

Algumas campanhas são muito marcantes, como Outubro Rosa e Novembro Azul. Elas, por exemplo, deixam claro as formas de evitar e diagnosticar o câncer de mama e o de próstata, respectivamente.

No entanto, segundo aconselhou Janaína, é necessário mostrar o “porquê” dessas ações serem tão abordadas. Então, a dica da especialista é apresentar os dados, relevando quantas mulheres e homens são diagnosticados anualmente com essas enfermidades.

Isso mostra o quão comum tais problemas podem ser e que todos precisam se cuidar.

Deixe que eles falem

É interessante realizar palestras, rodas de conversa e outras atividades interativas para engajar os funcionários. Chame, portanto, especialistas para conversar com eles sobre o tema abordado.

Crie também um ambiente em que todos se sintam confortáveis para fazer perguntas, contar relatos próprios, derrubar estigmas e conversar à vontade.

Estabeleça os próximos passos para a prevenção da saúde

Debater sobre o autocuidado é importante, mas não deixe que tudo se resuma a uma conversa. É preciso criar estímulos para que as pessoas realmente entrem em ação e comecem a cuidar de si mesmas.

Uma sugestão é oferecer pequenos presentes ou brindes para quem está com os exames preventivos em dia.

Todavia, a instituição deve estar preparada para apoiar os funcionários ao precisarem de uma alteração na escala ou folga para ir a um atendimento médico.

Portanto, decidir investir em endomarketing com foco na prevenção da saúde é estar disposto a, concretamente, contribuir com o bem-estar dos colaboradores.

Avalie os resultados

Outro ponto importante é checar se as ações de conscientização geraram os resultados esperados, como ao analisar se as taxas de mamografia entre as mulheres aumentaram ou se a média de peso corporal das equipes diminuiu, por exemplo.

Com esses dados, é possível verificar o que é preciso aprimorar nas atividades realizadas, mudar, cancelar ou acrescentar.

Seja constante

Não adianta realizar uma palestra e, depois, não abordar mais nenhuma forma de conscientização sobre a prevenção da saúde. Mostre aos colaboradores que a instituição está constantemente atenta ao bem-estar deles.

Saiba que essa preocupação precisa estar no DNA da entidade, não sendo apenas algo pontual para não deixar determinada campanha passar em branco.

Amplie ainda mais os seus conhecimentos sobre este assunto com o programa de podcast que preparamos: Estratégias de endomarketing na área da saúde.

Os momentos que você pode aproveitar

Cada mês do ano tem uma cor e a missão de combater determinadas doenças ou priorizar certos cuidados. Você conhece essas ações?

    • Janeiro Branco: saúde mental;
    • Janeiro Roxo: hanseníase;
    • Fevereiro Laranja: leucemia;
    • Fevereiro Roxo: doença de Alzheimer, lúpus e fibromialgia;
    • Março Lilás: câncer de colo do útero;
    • Março Azul-Marinho: câncer colorretal;
    • Abril Quebra-Cabeça: Transtorno do Espectro Autista;
    • Abril Verde: segurança do trabalho;
    • Maio Amarelo: segurança no trânsito;
    • Junho Vermelho: doação de sangue;
    • Julho Amarelo: hepatites virais;
    • Agosto Dourado: amamentação;
    • Setembro Amarelo: saúde mental e prevenção do suicídio;
    • Setembro Verde: doação de órgãos;
    • Outubro Rosa: câncer de mama;
    • Novembro Azul: câncer de próstata;
    • Dezembro Laranja: câncer de pele;
    • Dezembro Vermelho: HIV/Aids.

Baixe o ebook Calendário da Saúde e fique por dentro de mais detalhes.

Os funcionários se tornarão multiplicadores da prevenção da saúde

A enfermeira Janaína Paulista comentou ainda que há o impacto positivo dos profissionais se tornarem multiplicadores das ações de prevenção da saúde aos pacientes.

Isto é, eles ficam mais atentos aos detalhes e entusiasmados para mostrar às outras pessoas os benefícios do autocuidado. Assim, todos saem ganhando!

Quer entender mais sobre essas condutas de endomarketing ou solucionar alguma dúvida sobre o marketing em instituições de saúde? Venha conversar com a gente!

CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
08 de dezembro de 2023
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