Marketing em clínicas multidisciplinares: confira dicas que trazem resultado

Publicado em: 05/01/2020

O marketing médico digital é um grande aliado de instituições de saúde que desejam aumentar o número de consultas, expandir sua presença online, fidelizar pacientes e alcançar tantos outros objetivos. Como não seria diferente, o marketing em clínicas multidisciplinares pode trazer excelentes resultados, mas é preciso utilizar estratégias assertivas para conquistar o que você deseja.

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As clínicas multidisciplinares são aquelas que oferecem tratamentos completos para o paciente por meio de uma equipe integrada e que atua em diferentes especialidades. A grande vantagem é que o paciente pode realizar diversos tratamentos em um único local, além de ter à disposição um time de profissionais que estão em busca do mesmo objetivo. 

Mas, como devo utilizar o marketing em clínicas multidisciplinares para atrair e fidelizar mais pacientes? Abaixo, apresentamos 5 dicas que vão te ajudar nessa missão. Confira!

Criação de conteúdo para blog

Ter uma página de blog é essencial para sua estratégia de marketing, afinal é um dos principais canais responsáveis para que o site de sua clínica seja encontrado nos resultados de busca. A criação de conteúdo para seus post, deve sempre visar informações relevantes e úteis para que o paciente possa esclarecer suas principais dúvidas. 

Claro que não substitui a consulta médica, mas os conteúdos de blog são importantes para que o leitor tenha maior conhecimento sobre um determinado assunto da área da saúde. Além disso, o blog também aumenta sua autoridade perante os pacientes e, lá na frente, eles podem agendar uma consulta em sua clínica. Ah! E nunca se esqueça de trabalhar as técnicas de SEO nos conteúdos!

Criação de conteúdo para redes sociais

Não é difícil entender o motivo de utilizar as redes sociais em sua estratégia de marketing para clínicas multidisciplinares: no Brasil, são mais de 130 milhões de usuários no Facebook e cerca de 60 milhões no Instagram (Rock Content, 2019). Ou seja, muito provavelmente, seu paciente ideal está presente nas redes sociais. E, é por isso que você deve utilizá-las a seu favor!

O ideal é criar uma periodicidade de postagens e apostar em conteúdos relevantes como dicas, novidades e demais informações relacionadas às especialidades de sua clínica. Como funcionam como um dos principais canais de comunicação com seus pacientes, é importante, também, que seu SAC seja rápido, assertivo e humanizado. 

Mídia paga

Utilizar técnicas de SEO é uma importante estratégia para gerar mais tráfego para seu site. Contudo, o marketing em clínicas multidisciplinares também deve utilizar a mídia paga como impulsionadora de seus conteúdos.

Seja nas mídias sociais ou no Google, a mídia paga é uma excelente oportunidade para ampliar sua visibilidade e alcançar um maior número de pessoas. Com as estratégias de segmentação, é possível atingir seu público-alvo e aumentar as chances de que você seja encontrado com mais facilidade.

Criação de materiais ricos

Uma boa estratégia de marketing em clínicas multidisciplinares também inclui a criação de materiais ricos, que nada mais são do que e-books, infográficos, vídeos, whitepapers e afins. Esses materiais são uma excelente forma de você se aprofundar em um determinado assunto e mostrar toda a sua autoridade na área.

Além disso, funcionam como uma espécie de isca para captar dados importantes sobre os leads, já que para baixar o material, o usuário precisa preencher um formulário com as informações solicitadas. Ao obter essas informações, você pode utilizá-las a seu favor para conhecer melhor o momento do lead, suas dores, necessidades e objetivos. A partir daí é possível trabalhar estratégias assertivas para transformá-lo em paciente. 

Essas foram algumas dicas que nossa equipe separou para te auxiliar na construção de um marketing efetivo para sua clínica multidisciplinar. Acesse outros conteúdos em nosso blog e aprenda ainda mais sobre como alavancar os resultados da sua clínica.  

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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