Algoritmo do Google: confira as novidades

Compartilhar
Algoritmo do Google: confira as novidades em 2023

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 02/08/2023

Quem busca ter bons resultados no marketing digital sabe que precisa ficar de olho constantemente nas mudanças que acontecem no algoritmo do Google. Essas atualizações são periódicas e o objetivo da plataforma é oferecer experiências cada vez melhores aos usuários.

A empresa sempre analisa se o conteúdo publicado na página é relevante, o tempo que o site demora para abrir, a segurança (navegação por HTTPS) e se é adaptável para vários tipos de telas, como celular e tablet. Tudo isso impacta no ranqueamento e faz parte das estratégias de SEO.

Portanto, vamos falar mais sobre esses tópicos e a respeito das atualizações do algoritmo do Google. Continue lendo!

Sistema de avaliações do produto da pesquisa Google

A grande novidade do algoritmo do Google é o reforço na valorização de sites com conteúdos bem feitos. A plataforma chamou isso de “sistema de avaliações do produto da pesquisa Google”.

Portanto, ao pesquisar algo, você verá primeiro os resultados com sites que investem em produção de materiais com boas explicações e relevância. Fica claro que as páginas que apenas querem atrair tráfego, sem prestar nenhum serviço, serão desvalorizadas.

Essa conduta não é nova e faz parte da base do SEO. Todavia, a atualização nos mostra que o Google está ainda mais atento a esse aspecto. Foi lançado até mesmo um guia para auxiliar os desenvolvedores sobre esse sistema de avaliações.

O combate ao spam também está em alta

Em dezembro de 2022, outra atualização no algoritmo do Google mostrou que a plataforma também pretende intensificar o combate ao spam. Foi lançado o SpaimBrain, um sistema de inteligência artificial que detecta até mesmo sites que compram links para ranquear melhor.

O seu site pode perder um pouco de tráfego

O próprio Google avisou que as mudanças periódicas do algoritmo podem afetar negativamente o tráfego dos sites, mesmo que eles não tenham nada de errado. Todavia, a tendência é que isso se resolva com o decorrer das semanas.  Veja o que citaram na página de explicação sobre o sistema: “[…] sugerimos concentrar os esforços em proporcionar o melhor conteúdo possível. Essa é a prioridade dos nossos algoritmos”.

Quer saber mais sobre SEO e outras características do Google? Confira o nosso podcast: Do Zero ao Topo – case de sucesso de SEO no Google.

Mantenha atenção nesses outros aspectos do algoritmo do Google

Apesar das atualizações, alguns fatores continuam os mesmos e não podemos deixá-los de lado em nossas estratégias. Veja quais são:

Aspectos para a área da saúde: Google EEAT

Saiba tudo sobre os critérios do Google conhecidos como EEAT para a área da saúde, assista esse episódio em que falamos sobre esse assunto:

Velocidade de carregamento

É indispensável ter uma boa velocidade de carregamento para oferecer a experiência adequada aos visitantes. Esse será um fator sempre avaliado pelo algoritmo do Google.

De acordo com um relatório feito pelo buscador, a taxa de rejeição de uma página está diretamente ligada com o seu tempo de carregamento:

  • 1 a 3 segundos: aumenta em 32% a possibilidade de deixar a página;
  • 1 a 5 segundos: aumenta em 90% a possibilidade de deixar a página;
  • 1 a 6 segundos: aumenta em 106% a possibilidade de deixar a página e
  • 1 a 10 segundos: aumenta em 123% a possibilidade de deixar a página.

Esses dados frisam a importância do carregamento rápido para qualquer site e fica ainda mais evidente para o e-commerce, no qual uma desistência pode fazer a empresa perder dinheiro. O Google recomenda que a página tenha o carregamento de até 2.5 segundos.

Caso você utilize alguma ferramenta da empresa para ver a velocidade do seu site, saiba que o Google utiliza o termo “maior exibição de conteúdo” ou ainda LCP, sigla em inglês para designar a velocidade.

Interatividade

A interatividade é um conceito um pouco mais complexo de entender e também pode ser referido como “latência na primeira entrada” ou FID, em inglês. Ela se refere ao tempo de resposta a uma ação dentro da página e é especialmente importante para e-commerces que contam com botões para adicionar no carrinho, por exemplo.

Ao clicar em qualquer link, elemento ou botão, a resposta deve ocorrer em até 100 milissegundos. Caso leve mais tempo, haverá penalização para a página.

Leia também: Saiba como melhorar os problemas do site da sua clínica

Tenha uma versão mobile

Não crie o seu site apenas para ser acessado pelo computador. É fundamental ter a compatibilidade com o celular e outras telas.

Um levantamento do Google mostrou que 67% dos usuários de smartphones têm maiores chances de comprar algo quando o site está adaptado à tela. No entanto, 70% das páginas analisadas demoram mais de 7 segundos para carregar e, como mencionamos anteriormente, piora a experiência.

Estabilidade visual

Não se esqueça ainda da estabilidade visual que também pode ser chamada de “mudança de layout cumulativa”. Esse fator diz respeito, assim como o nome já sugere, à estabilidade do layout da página.

A melhor maneira de entender é pensar em quantas vezes você estava lendo um artigo e, sem mexer em nada, a página mudou completamente o local que estava. Ou, ainda, ao clicar em um botão e o site sofrer grandes mudanças ou até situações em que você é levado a clicar em outro link por engano. Isso não é algo tão comum para quem navega em um desktop, mas acontece bastante em dispositivos móveis.

A estabilidade da página é exatamente o oposto disso. É quando ela permanece com o mesmo layout fornecendo a melhor experiência possível para o usuário. Para saber se a sua página é instável, é preciso analisar o índice de CLS que deve ficar abaixo de 0.1.

O resumo de como se adaptar ao algoritmo do Google

Com atualização ou não, temos boas práticas em relação ao algoritmo do Google para seguir sempre. São elas:

  • qualidade dos conteúdos;
  • velocidade de carregamento;
  • interatividade;
  • adaptação para mobile;
  • estabilidade visual.

Existem ferramentas que ajudam a analisar os sites. Por exemplo:

  • PageSpeed Insights;
  • Chrome UX Report;
  • Search Console e
  • Web Vitals Extension.

Ao checar todos os pontos de SEO da sua página, você poderá entender o que é preciso aprimorar.

Confira também o nosso e-book: Check-list dos padrões de SEO usados na E-Saúde.

Você ainda está com dúvidas sobre o algoritmo do Google?

Esperamos que este material tenha te ajudado a entender mais sobre o algoritmo do Google e o que está no radar da plataforma com as atualizações mais recentes. Todavia, caso você tenha ficado com alguma dúvida, saiba que estamos à disposição para ajudar. Entre em contato e venha conversar com nossos especialistas.

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
contato