Marketing médico: como utilizar a internet para divulgar seus serviços

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Marketing médico: como utilizar a internet para divulgar seus serviços

Publicado em: 17/10/2018

Você já ouviu falar em marketing médico? Pois se você é um profissional da saúde, este é um termo fundamental para conhecer e aplicar na sua clínica, consultório ou hospital, a fim de aumentar o seu retorno financeiro e melhorar a visibilidade online.

Neste sentido, o artigo a seguir discorre sobre o marketing médico, ou seja, o marketing especializado na área da saúde. Existem alguns truques e estratégias infalíveis que você precisa conhecer quando fala-se deste tipo de segmento, além de aplicações certeiras para o ramo. E aí, está pronto para alavancar o seu negócio em saúde?

O que é marketing médico?

O marketing digital vem se especializando cada vez mais, em diferentes linhagens e segmentos. Embora a base do marketing digital seja parecida em suas variadas aplicações, existem certos diferenciais que podem fazer toda a diferença no momento de alavancar um negócio.

De maneira geral, o marketing médico consiste em ações que ajudam na melhor percepção das pessoas sobre o trabalho de um profissional ou instituição de saúde. Da mesma maneira, é possível aumentar o número de pacientes, assim como propor atividades específicas para gerar objetivos personalizados para um negócio. Dessa forma, é possível melhorar a autoridade médica na internet, destacar-se perante a concorrência e marcar a  presença digital no mercado.

Conheça algumas premissas importantes sobre o marketing médico:

  • o marketing médico não serve apenas para atrair novos pacientes, mas também é fundamental para fidelizá-los;
  • o marketing médico pode ser muito útil para divulgar informações coerentes e reais sobre saúde;
  • é importante que o marketing médico esteja relacionado a um bom atendimento presencial, para que a eficiência do serviço seja completa, do início ao fim.

Vantagens do marketing médico

Além disso, o marketing médico é capaz de trazer algumas vantagens importantes para profissionais e instituições da área da saúde:

  • proporciona um melhor relacionamento com o público, o que permite uma relação de confiança entre o médico e o paciente;
  • promove o aumento o fluxo de pacientes, em especial, do perfil pré-determinado pelo médico ou instituição;
  • desenvolve maior autoridade e reconhecimento de marca;
  • acarreta na ótima visibilidade dos serviços prestados pelo médico ou instituição de saúde.

O marketing médico é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) incentiva a divulgação responsável do trabalho de um profissional ou instituição de saúde que, além de atrair pacientes, busca repassar informações de qualidade sobre saúde para a população.

Mas, para tanto, o Conselho regulamenta as práticas de marketing médico, com a ressalva de que se mantenha o respeito à ética da profissão. A cartilha do CFM orienta a maneira correta de se realizar esse tipo de trabalho.

Gestão: o primeiro passo para o marketing digital

Muitas das ferramentas do marketing digital disponíveis na internet são gratuitas ou de baixo custo. Entretanto, é importante estar atento ao que é oferecido, já que isso cria a ilusão de que esse tipo de marketing é barato e pode ser feito por qualquer um.

Um dos passos fundamentais para uma estratégia de sucesso no marketing médico é criar oportunidades, por meio de uma excelente gestão. Para isso, é necessário requerer à construção de ferramentas éticas de marketing digital, já que assim é possível levar o nome ou a marca aos potenciais pacientes.

Quando utilizado da forma adequada, o marketing médico é muito vantajoso. Porém, os resultados não são tão eficazes quando o médico ou instituição de saúde faz uso equivocado das ferramentas disponíveis. Por isso, a escolha dos canais certos é um dos grandes desafios.

A ação mais importante a ser realizada, ao aderir ao marketing médico, é a procura por uma agência especializada, capaz de oferecer uma gestão de qualidade. Quando realizada uma escolha consciente, todo o investimento se transforma em retorno financeiro.

Como divulgar sua marca da melhor maneira?

Para que o marketing médico funcione com eficiência, é muito importante saber divulgar a sua marca da maneira correta. Por isso, alguns passos são indispensáveis. Confira:

O uso dos canais depende do público-alvo

Caso haja dúvida sobre os canais nos quais é necessário utilizar para divulgar os seus serviços, observe que, quanto maior a quantidade de canais, maior será a cobertura de mercado e mais altos serão os índices de conversão.

Assim sendo, o acréscimo de canais propicia visibilidade, desde que a informação contida neles seja atual e de alta credibilidade.

Dessa maneira, qualquer que seja a quantidade de canais empregados, é preciso integrá-los para construir um sistema eficiente. O uso, ou não, de cada um deles vai depender do perfil do público alvo, que precisa estar bem definido antes mesmo de se iniciar qualquer campanha na web.

Ofereça bons conteúdos

A qualidade da informação também é um quesito muito valioso para criar identidade para a sua marca. No estágio inicial da escolha de um serviço de saúde, a oferta de conteúdos educativos ou informativos têm o objetivo de atrair o público.

O usuário que busca pelo seu conteúdo acaba acessando o site ou a rede social em busca de um número maior de informações, até realizar o agendamento da consulta ou do serviço em saúde.

Por isso, disponibilizar um bom conteúdo, com informações relevantes, gera compartilhamentos e proporciona possíveis acessos aos seus canais de divulgação.

Esses “consumidores de informação” podem se tornar os novos pacientes da sua instituição de saúde. Quando isso acontece, é porque a estratégia de marketing médico foi bem elaborada e está sendo empregada da maneira correta.

Foco no engajamento

Após realizar estes primeiros passos, é preciso dar atenção à comunicação com os usuários, depois de tê-los conquistado. Lembre-se que preservar o bom relacionamento com quem já tem o hábito de ir ao seu consultório ou clínica é tão importante quanto cativar novos pacientes. Assim, é preciso estar preparado, tanto para desenvolver e operar canais online de forma eficiente, quanto para renová-los periodicamente, aderindo a novas alternativas e abandonando aquelas que deixaram de ser eficientes.

Por que o marketing digital é importante para os médicos?

A evolução da internet foi capaz de mudar a economia e as relações de consumo. As correspondências não precisam mais ser enviadas por meio postal e as pessoas podem se comunicar facilmente pelo ambiente online.

Além disso, tornou-se possível trabalhar de casa para uma empresa de qualquer lugar do mundo. Por exemplo, do conforto do lar, é possível fazer compras de utensílios e objetos de decoração para a casa, comprar alimento e, até, procurar ajuda médico.

E, assim, foi-se o tempo em que a lista telefônica ou a publicidade em jornais e revistas eram os meios de se encontrar um profissional médico. Hoje em dia, a situação é outra. Graças à revolução do ambiente digital, as pessoas tendem a se informar sobre o mal-estar que sentem pela internet, antes mesmo de procurar ajuda especializada. Isso tornou acessível à informação sobre saúde na rede, além de aproximar as pessoas de profissionais qualificados na área.

Assim sendo, esse novo jeito de agir acarretou no surgimento do marketing digital especializado na área da saúde, demonstrando que é muito importante criar uma identidade na internet por meio de ferramentas disponíveis online, a fim de obter notoriedade. As possibilidades na web são muitas, e quem souber usá-las da forma correta, sai na frente.

Como vimos, as possibilidades são várias e estão em constante mutação. A cada dia, surgem novidades para facilitar o dia a dia de todos, além de otimizar o tempo. E, como tudo na vida, oferecem o melhor retorno quando empregadas da forma correta.

Gostou do artigo? Lembre-se que tem mais conteúdo sobre marketing médico no E-book “Guia de Marketing para Clínicas Médicas”. E, caso ainda queira saber mais, entre em contato conosco para conversarmos sobre as melhores soluções em marketing digital para a área da saúde.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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