Saiba como definir o orçamento de marketing digital em clínicas

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Saiba como definir o orçamento de marketing digital em clínicas

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 31/12/2016

Investir em estratégias digitais não é mais uma simples opção. Em um mundo hiper conectado, trata-se de algo fundamental para o crescimento das empresas, inclusive das que atuam no ramo da saúde. Assim, o primeiro passo deve ser a definição do orçamento de marketing digital.

Todavia, como é algo que mexe com o sistema financeiro do negócio, é preciso ter cuidado para estabelecer as quantias que serão alocadas em cada serviço, a fim de não investir muito em algo que traz pouco retorno e vice-versa. Como sabemos que é um assunto delicado, preparamos este material para explicar os detalhes da definição do orçamento. Acompanhe na leitura!

O que não pode faltar ao definir o orçamento de marketing digital

Antes de tudo, saiba que, para preparar qualquer tipo de orçamento, é preciso ter muita análise e estudos. Afinal, ninguém quer sofrer com prejuízos, certo?

Essa tarefa é tão séria que especialistas do próprio Google se aprofundam sobre o tema e emitem sugestões. Uma delas é: usar 60% dos recursos disponíveis para o marketing digital e os outros 40% para o marketing tradicional.

Vamos conhecer mais orientações? Confira as dicas que separamos e como elas podem ajudar.

Estude bem como foi o seu ano anterior

Para começar, faça uma avaliação do ano que passou e veja quais foram os pontos fortes e fracos do marketing digital que sua clínica apresentou. Caso você ainda não tenha investido na área, converse com especialistas para traçar futuras estratégias.

Dessa maneira, você também poderá ter uma visão do lucro e resultados que teve no período anterior e o que poderá receber por meio das ações. A partir disso, o empreendedor será capaz de fazer as previsões dos gastos esperados para o ano seguinte, alicerçando nas informações já coletadas pela empresa.

É possível, também, estipular metas de gasto e ganhos a serem batidas durante o período que se inicia. Por essa razão, realizar um estudo detalhado para iniciar o planejamento orçamentário é fundamental.

Analise o histórico de crescimento do atendimento ao paciente

Fazer uma análise efetiva do aumento do volume de recorrentes e de novos pacientes dentro do consultório é tão importante quanto manter as informações relativas ao marketing digital de seu negócio registradas. A lógica desta atitude é a mesma da coleta de informações sobre as ações on-line, uma vez que o administrador conseguirá fazer projeções de seus ganhos para o ano seguinte.

Porém, é preciso se manter alerta: essas simulações nem sempre são certeiras e costumam variar de acordo com a situação do mercado e da economia do país. Ainda assim, é sempre melhor ter uma “trilha” do que caminhar às escuras.

Leia também: Como gerenciar tempo e energia sendo médico e gestor de clínica

Veja quais são as necessidades do seu negócio

Nem sempre o orçamento de marketing digital é estabelecido apenas sobre a quantidade de pacientes de sua clínica. É preciso levar em conta os aspectos que devem ser melhorados dentro do estabelecimento.

Como está o site da empresa? Você pensa em elaborar e enviar e-mails de campanhas de marketing para os pacientes em potencial? Ou o melhor é investir em anúncios nas redes sociais?

Todas essas questões devem ser pensadas e apuradas, pois influenciarão na quantia gasta com a área durante o próximo período. Fazer uma antecipação de quais serão as demandas do negócio é importante para definir sua estratégia de marketing, mas tenha cuidado: escolha bem uma agência ou profissional com experiência na área, para investir de forma certeira.

Orçamento de marketing digital não é só somar o índice de inflação

Alguns gestores ainda acreditam que, para a definição do orçamento, basta pegar o valor gasto no ano anterior e somar com o nível de inflação registrado no país. Todavia, essa é conduta inadequada e pode causar danos à saúde financeira da instituição. O ideal é focar no objetivo da clínica ou do hospital, como foi mencionado anteriormente.

O economista e CEO da Valoreasy, William Brandão, explicou o seguinte: “Precisamos fazer (o orçamento) baseado no objetivo, pois isso irá nortear todos os custos do negócio, não só de marketing, mas também de vendas, produção, financeiro, RH, inovação, pesquisa e desenvolvimento. Todas as áreas da empresa devem estar alinhadas com esse objetivo final”.

Você pode conferir mais orientações do especialista na live que realizamos com ele. Assista abaixo:

Pondere bem sobre o quanto pode investir

Após os cuidados já citados, é crucial que o gestor tenha uma visão realista sobre o quanto pode investir, de modo que esse valor se aproxime o máximo possível daquele que deveria ser feito pelo negócio. Neste sentido, é necessário ter um planejamento financeiro para destinar uma porcentagem fixa dos recursos para as campanhas on-line.

Lembre-se: nem sempre vale a pena destinar um dinheiro que você não tem, ou que está previsto para outros setores da empresa, para seu orçamento de marketing digital. Porém, é essencial, de qualquer maneira, cultivar o hábito de investir no mundo virtual.

Você pode se aprofundar neste assunto no programa de podcast que realizamos: Finanças para médicos – gerando resultados para você e sua clínica.

Precisa de ajuda para definir o seu orçamento de marketing digital?

Você percebeu que, para estabelecer um orçamento de marketing digital, é necessário um amplo estudo, colocando em prática tanto os conhecimentos de administração, quanto também os fatores técnicos que envolvem as divulgações virtuais em si.

Portanto, caso você precise de ajuda, saiba que a nossa equipe de especialistas está à disposição para guiar nesta missão. Entre em contato e vamos conversar!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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