Software médico: como maximiza a experiência do paciente

Software médico: como maximiza a experiência do paciente

Atualizado em: 21/07/2021 | Publicado em: 04/01/2021

Não é somente as habilidades técnicas da clínica médica que proporcionam a satisfação do paciente. E sim, é necessário também prestar atenção à toda a jornada do paciente, desde o momento do pré-atendimento até a sua opinião no pós-atendimento. Com isso, para garantir que a experiência do paciente seja impecável é necessário contar com a ajuda de um bom sistema médico de gestão. O  software médico ajuda a ter um controle melhor em todas as etapas da jornada e coletar informações importantes para o nível de satisfação dos pacientes da clínica ser maximizado.

Diante disso, nada mais justo que reunir as principais práticas para melhor orientar os profissionais da saúde sobre a importância de se preocupar na qualidade da jornada do paciente. Acompanhe agora.

Faça que o agendamento da consulta seja mais otimizado

Depois que a clínica médica consegue ganhar mais visibilidade e espaço no mercado, as portas se abrem para que o paciente comece a se interessar e procurar o atendimento no estabelecimento. Vai ser o momento que ele vai ter o contato direito com a empresa. E é claro que deixar uma boa impressão neste começo sempre é importante. Um bom sistema para clínicas conta com um agendamento online personalizado para dar liberdade e autonomia ao paciente, ele terá a possibilidade de agendar a consulta diretamente no site de sua instituição de saúde por meio do computador ou smartphone. Este recurso conta com vários benefícios como possibilitar que o paciente escolha o melhor horário em relação a seus compromissos, não precisar ir à clínica ou telefonar para agendar, poder marcar a consulta a qualquer hora e de qualquer lugar, realizar o pagamento adiantado através do agendamento online e ainda desafogar a rotina da recepcionista.

O ato de agendar online é um recurso que proporciona mais qualidade na experiência do paciente. Isto porque, além de ser um atendimento personalizado, é de fácil acesso e sem custos. O paciente vai sentir uma sensação de acolhimento da clínica pela facilidade de marcar a consulta desejada com apenas alguns cliques. Até porque, o agendamento convencional se torna uma experiência muito desgastante tanto para o paciente quanto para a clínica. Pois, é necessário que o paciente invista o tempo em ligações para a clínica ao mesmo tempo que a recepcionista deve administrar, com qualidade, as inúmeras ligações que vai receber.

Atendimento humanizado, ágil e seguro

Assim que o paciente chega na clínica, é claro que o desejo é que o atendimento seja rápido, seguro e centrado na sua real dor. Para que este nível de excelência com o atendimento seja atingido, a clínica vai precisar da ajuda de um bom sistema médico de gestão. Existem várias tarefas no cotidiano das clínicas que são repetitivas e demoradas e podem ser facilmente resolvidas, de forma automatizada, por um software na nuvem. 

Na hora de escolher um sistema para clínicas é fundamental que o profissional da saúde se atente em um sistema com prontuário eletrônico totalmente seguro e personalizado e com assinatura digital. A assinatura digital é uma maneira segura de garantir validade jurídica a todos os documentos como atestados, receituários e prescrições de exames. Ela está associada ao certificado digital que é através dele que os dados sensíveis ficarão protegidos e fora do risco de serem violados. 

O prontuário eletrônico de um sistema para clínicas  consegue trazer agilidade no atendimento médico, porque consegue otimizar o preenchimento dos documentos e coleta de informações, além do arquivamento das informações em nuvem e a restrição de acesso do usuário. Ao contrário das consultas realizadas através do prontuário de papel, pois costumam ser demoradas, ocupam espaço físico do consultório e as informações dos pacientes no prontuário podem ser perdidas ou até acessadas por terceiros, indo contra os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Se atente às opiniões dos pacientes

Para o gestor conseguir aplicar mudanças na infraestrutura da clínica é preciso conhecer as opiniões dos pacientes que por ali passam. Só assim, o gestor vai conseguir perceber se as mudanças realmente agradaram. Neste caso, o melhor recurso a ser utilizado para ver e analisar a opinião dos pacientes é a pesquisa de satisfação.

Um bom sistema médico de gestão oferece este recurso para auxiliar os profissionais da saúde. Até porque, é necessário resolver as insatisfações dos pacientes internamente, antes que estas ganhem voz nas redes sociais. A pesquisa de satisfação bem aplicada ajuda a clínica a manter a reputação como também em buscar novas soluções para problemas de infraestrutura ou de atendimento. 

Na hora de aplicar a pesquisa de satisfação, o ideal é formular perguntas objetivas para que os principais aspectos possam ser mensurados como, por exemplo, instalações da clínica, cordialidade, tempo de espera, atendimento médico e recepção. Ademais o paciente vai sentir a sensação de acolhimento e importância por ser convocado a expressar a opinião em relação à experiência que teve na clínica médica. 

Recursos que aumentam a adesão ao tratamento são sempre essenciais

Um dos fatores que pesam na hora de aumentar a qualidade da experiência do paciente é a adesão ao tratamento. Pois, quanto mais o paciente seguir as recomendações médicas, maior e mais rápida a chance de cura e consequentemente a satisfação do paciente aumenta. Muitas não sabem, mas a prescrição digital é algo que tem forte impacto nesta adesão ao tratamento. 

Um sistema para clínicas adequado oferece este recurso e confere uma praticidade indispensável ao profissional da saúde, pois não é necessário pegar a caneta. O médico consegue realizar alterações em modelos de prescrição e adequá-los da melhor forma possível em cada atendimento. Outro aspecto relevante é que o profissional da saúde não vai ouvir nunca mais de pacientes ou farmacêuticos que o que foi escrito na prescrição está ilegível. Portanto, a clínica médica que busca a ajuda da tecnologia, ao preferir o uso da prescrição digital ao invés do papel, mostra ao paciente que está em constante busca para transformar e melhorar o atendimento prestado. 

Como um sistema médico de gestão pode aumentar a qualidade da experiência do paciente na clínica

Caso o gestor da clínica perceba a importância de aumentar a qualidade da experiência do paciente, então é preciso recorrer à tecnologia e entender o quanto ela pode ajudar neste e em outros procedimentos rotineiros da clínica médica. O Shosp oferece um sistema para clínicas que ajuda a suprir estas necessidades de gestão que o consultório ou clínica médica costumam ter. O sistema de gestão consegue otimizar o agendamento, atender o paciente de forma humanizada, ágil e segura, ajudar o gestor a entender a experiência dos pacientes durante toda a jornada na clínica, aumentar a adesão do paciente ao tratamento e entre outros recursos. A tecnologia no segmento da saúde só veio para transformar a gestão das clínicas e potencializar os resultados. Para saber mais detalhes a respeito do Shosp, basta preencher o formulário de solicitação de contato para que um dos consultores especialistas em gestão responda as possíveis dúvidas.

Conteúdo escrito por: 

Fernanda Barcellos – Jornalista e Publicitária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pós-graduada em Marketing e Design Digital pela ESPM-rio e Analista de Marketing do Shosp, Software de gestão para clínicas e consultórios”

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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