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Saiba como aumentar o retorno financeiro da clínica médica

Publicado em 02.02.2018

Saiba como aumentar o retorno financeiro da clínica médica

Aumentar o retorno financeiro da clínica médica é uma das premissas operacionais de todos os estabelecimentos de saúde. Não há como promover melhor qualidade de vida para os pacientes se não houver o correspondente lucro com consultas e tratamentos.

O trato diário com pacientes nem sempre permite aos médicos reservar tempo para cuidar da gestão da clínica. Não é difícil encontrar bons profissionais que não sabem, por exemplo, quanto custa o valor da hora na clínica, ou mesmo quais são seus próprios custos fixos mensais.

Para ajudar a aumentar o retorno financeiro da clínica médica, continue lendo este artigo e analise os pontos básicos relativos ao fluxo de capital. Em primeiro lugar, vamos falar da parte mais sensível na gestão: a divisão dos custos. Acompanhe!

Diminuir custos e aumentar o retorno financeiro da clínica médica

Antes de se debruçar sobre a análise dos custos da clínica médica, é necessário entender que eles se subdividem em despesas fixas e variáveis. Em linhas gerais, custos fixos são os que não variam em função da produtividade, permanecendo estáveis ao longo do tempo. Dentre estes custos, estão as despesas com água, luz, internet e aluguel.

Já os custos variáveis serão maiores ou menores, pois dependem da quantidade de atendimentos realizados. Por exemplo, caso a clínica atenda mais pacientes, irá gastar mais com a compra de receituários. Caso a clínica realize mais procedimentos ambulatoriais, irá ter mais despesas com materiais, como curativos, medicamentos e utensílios descartáveis.

Assim, as alternativas viáveis para diminuir custos dizem respeito à automatização de processos. Atualmente, existem softwares no mercado que oferecem uma gestão completa de automação de processos e de aprimoramento do relacionamento entre clínicas e pacientes.

Outra maneira igualmente importante de reduzir despesas é terceirizar as ações de marketing da clínica. Há agências de marketing que desenvolvem estratégias com foco na área da saúde. Estas empresas também são especialistas em aumentar o retorno financeiro da clínica médica.

Para saber como está o crescimento, é importante mensurar as despesas em função do tempo. Um custo fixo pode se tornar variável, dependendo de quanto ele tende a se modificar ao longo de um período.

Também devem ser considerados os investimentos necessários para a operação da clínica, entre os quais estão as estratégias de marketing, as obras e despesas burocráticas.

Um exemplo disso é o custo com equipamentos. Um conjunto para refração oftalmológica pode ser considerado um custo fixo, considerando apenas seu preço e o gasto com manutenção. Porém, se ponderarmos sua depreciação, ele vem a ser um custo variável, uma vez que entra no cálculo a perda de valor sofrida num dado período, causada pelo seu desgaste natural e obsolescência.

Para mensurar o resultado, é importante calcular o ROI

Toda clínica médica precisa estimar a geração de retorno do investimento. Essa estimativa pode ser calculada usando uma fórmula simples que resulta no ROI. Ele é, mais precisamente, o Retorno sobre o Investimento.

No cálculo do ROI, é utilizada a seguinte equação:

ROI = Lucro Atingido – Investimento / Investimento

Supondo que a clínica obteve um lucro de R$ 500 mil, em um período de três meses, e o custo total para operar, ao longo deste trimestre, foi de R$ 250 mil, a conta fica assim:

ROI = 500.000-250.000 / 250.000

ROI = 1

Esta clínica obteve um retorno financeiro equivalente ao dobro do que foi investido no período considerado. A lucratividade foi de 100%.

O cálculo do ROI pode ser replicado para todas as atividades da clínica, inclusive para fazer avaliações diárias relativas ao fluxo de caixa e ao capital de giro. Outros componentes entram no cálculo para aferir o retorno financeiro, mas começar pelo ROI já garante um bom ponto de partida.

Quer saber mais sobre como aumentar o retorno financeiro da clínica médica? Confira agora como começar a usar o marketing digital para alcançar seus objetivos!

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