Facebook Pixel Quer melhorar o serviço de saúde? Questione sobre a satisfação do paciente

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Quer melhorar o serviço de saúde? Questione sobre a satisfação do paciente

Publicado em 22.04.2013

Quer melhorar o serviço de saúde? Questione sobre a satisfação do paciente

Mas afinal, o que é um questionário de satisfação do paciente? Trata-se de um valioso documento, um questionário simples e curto, que aborda os principais itens com os quais o seu paciente tem contato de forma que ele possa avaliá-los e fornecer informações importantes para melhorar o atendimento.

Inclusive, a satisfação do seu paciente pode impactar no sucesso do tratamento. Pesquisas demonstram que pacientes insatisfeitos apresentam menor adesão ao tratamento. Além disso, com a rotina há a tendência de não se enxergar vários pontos falhos no atendimento, o que pode culminar em pacientes que nunca mais voltam, ou que ainda falam mal do seu atendimento, mesmo sem nunca terem lhe comunicado qualquer insatisfação.

Implementar um questionário de satisfação do paciente é fácil e com baixo custo.

Como montar um questionário de satisfação do paciente?

Defina os principais itens a serem avaliados no seu atendimento. Por exemplo, de acordo com pesquisas realizadas no Brasil (veja o artigo sobre principais fatores que prejudicam a imagem do profissional de saúde) os principais fatores são a simpatia na recepção, a organização do ambiente físico, tempo de espera, qualidade do atendimento médico, qualificação e atualização dos profissionais e existência de canais de comunicação. Portanto, você pode criar um questionário com base nesses quesitos.

Instale na recepção uma urna fechada para os pacientes depositarem o questionário preenchido. Você também pode enviar o questionário para o email dos pacientes ou ainda, munidos de tablets, implementá-lo digitalmente.

Treine suas recepcionistas e colaboradores a solicitar gentilmente que o paciente preencha o questionário, ressaltando a importância e a disposição de sua equipe em melhorar e atendê-lo cada vez melhor. Se for o caso, não esqueça de dizer que a pesquisa é anônima.

Compile e analise periodicamente (pode ser uma vez por mês ou semanalmente, de acordo com o fluxo de pacientes) as informações recolhidas.

E o mais importante: baseado na pesquisa, implemente as mudanças para melhorar seu atendimento. A correta aplicação e análise de um questionário de satisfação do paciente pode ajudar, e muito, a melhorar o atendimento do seu consultório, clínica ou hospital.

Caso sinta que precisa de ajuda profissional, entre em contato com a nossa equipe de consultores.

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