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Quem são e como atrair os tipos de pacientes que minha clínica deseja?

Publicado em 19.01.2018

Quem são e como atrair os tipos de pacientes que minha clínica deseja?

Saber e definir quais os tipos de pacientes você deseja atrair e fidelizar é realmente um passo importante para ter sucesso em sua clínica. É a partir daí que será possível ter embasamento para desenvolver estratégias que trarão resultados para seus objetivos como empreendedor.

Essa ação permitirá a organização de sua clínica médica, considerando as necessidades do mercado tradicional, por isso, deve ser realizada o quanto antes. Acompanhe o post que preparamos sobre o assunto!

Defina os tipos de pacientes da clínica

Definir qual seu público-alvo significa apontar o perfil dos pacientes que você quer que frequentem sua clínica. Idade, sexo, classe social, tudo isso deverá ser definido, buscando traçar para que público seus serviços serão direcionados, irão gerar satisfação e superarão expectativas. Para isso, conheça os pacientes que já possui, colha informações e pergunte a eles quais pontos agradam e que melhorias podem ser feitas na clínica.

Defina a persona

Após a definição do seu público-alvo, crie uma persona. A persona é um paciente específico, que resumirá todas as características de quem você deseja atrair. Toda estratégia adotada na clínica será feita pensando nela, nos seus gostos e necessidades. Essa é uma etapa fundamental, pois quanto mais específico for o público, mais facilidade você terá para agradá-lo. Crie seus tipos de pacientes, sua idade, gênero, renda, profissão, mas tome cuidado para não limitar demais.

Escolha seu nicho de atuação

Optar por um nicho de atuação é uma estratégia que permitirá definir qual será o foco dos seus serviços. Ele poderá ser em um ramo mais abrangente, ou então mais específico, com menor concorrência. Dessa forma, você não precisará se preocupar em atingir pacientes que não se interessariam pelo o que sua clínica oferece.

Para definir seu nicho, pense quais são seus objetivos, seu público, suas habilidades e as de sua equipe.

Pesquise o mercado atual

Pesquisar o mercado irá ajudar a visualizar, compreender e monitorar detalhes relevantes, identificar pontos fortes e fracos de outras clínicas, perfil de pacientes, observar tendências e resultados. A partir disso, será possível ter um olhar mais amplo sobre sua própria clínica, sabendo em que se espelhar, onde é possível ter um diferencial e quais pontos precisam melhorar. Visite os perfis sociais de seus concorrentes, procure saber o que o público busca, qual a demanda por serviços médicos na região que você atua, etc..

Conheça a necessidade de seus pacientes

Saber o que seus pacientes precisam é essencial para se ter um bom feedback. Procure identificar o que eles esperam ao chegar até a sua clínica, ofereça um bom atendimento, evite fazê-los esperar demais, valorize-os. Isso fará com que, naturalmente, novos pacientes sejam atraídos e seu empreendimento ganhe credibilidade.

Como vimos até aqui, a intenção de atrair e fidelizar determinado grupo de pacientes faz parte de um processo estabelecido em etapas definidas. Ao compreender cada um desses passos, será mais rápido o alcance dessa meta.

Gostou das dicas sobre definição e atração de pacientes? Então aproveite também para baixar nosso e-book e saiba como tornar a experiência do paciente em um diferencial estratégico.

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