Quem são e como atrair os tipos de pacientes que minha clínica deseja?

Quem são e como atrair os tipos de pacientes que minha clínica deseja?

Atualizado em: 15/12/2023 | Publicado em: 19/01/2018

Saber e definir quais os tipos de pacientes você deseja atrair e fidelizar é realmente um passo importante para ter sucesso em sua clínica, hospital ou consultório. É a partir daí que será possível ter embasamento para desenvolver estratégias que trarão resultados para seus objetivos como empreendedor.

Por meio dessa definição, fica mais claro entender quais tipos de assuntos abordar nos conteúdos, qual linguagem utilizar, como interagir e vários outros aspectos essenciais para o marketing digital na área da saúde.

Porém, você sabe como fazer isso? Afinal, não é só pensar nas características da população que procura a sua especialidade, por exemplo. Muitos fatores estão por trás deste estudo e nós iremos explicar neste material. Continue lendo!

Primeiro passo na definição dos tipos de pacientes

Estabelecer qual seu público-alvo significa apontar o perfil dos pacientes que você quer que frequentem sua clínica, incluindo informações como idade, sexo, classe social, uso ou não de convênios médicos e principais queixas em relação à saúde.

Com tais definições, você traçará para quem os seus serviços serão direcionados, de forma a trabalhar com foco para gerar satisfação e superar expectativas. Para isso, conheça os pacientes que já possui, colha informações e pergunte a eles quais pontos agradam e que melhorias podem ser feitas na clínica.

Faça pesquisas

No estudo do público-alvo, as pesquisas são fundamentais. Afinal, você precisa conhecer de fato quem é que marca um atendimento com você.

Portanto, defina as perguntas que irão gerar as respostas que você deseja conhecer. É possível entregá-las por meio de formulários físicos, enquanto o paciente espera pela consulta ou após ser atendido.

Outra opção é encaminhar de forma digital, a partir do uso de e-mails ou mensagens. Use uma linguagem que convença a pessoa a responder e mostre o quanto a opinião dela é importante. Dessa forma, aumentam as chances de participação.

Em seguida, chega a etapa de analisar os resultados e traçar o perfil dos seus pacientes.

Você pode entender mais sobre essa experiência a ser proporcionada ao seu público com o programa de podcast que realizamos sobre o assunto. Escute aqui.

Defina a persona

Após a definição do seu público-alvo, crie uma persona, ou seja, um paciente específico, que resumirá todas as características de quem você deseja atrair. A estratégia completa adotada na clínica será feita pensando nesse tipo de pessoa, nos seus gostos e necessidades.

Essa é uma etapa fundamental, pois quanto mais específico for o público, mais facilidade você terá para agradá-lo. Crie seus tipos de pacientes, descrevendo idade, gênero, renda, profissão, dúvidas e medos, mas tome cuidado para não limitar demais.

Assim, tenha sempre esse perfil na sua mente em qualquer ação que for realizar, desde publicações nas mídias sociais até como a equipe da recepção conversa com a pessoa.

Como queremos te auxiliar a oferecer o que há de melhor aos seus pacientes, nós temos um curso para recepcionistas, com o objetivo de aumentar a experiência positiva na sua clínica ou consultório. Clique aqui e conheça.

Após definir os tipos de pacientes, escolha o seu nicho de atuação

Optar por um nicho de atuação é uma estratégia que permitirá traçar qual será o foco dos seus serviços. Ele poderá ser em um ramo abrangente ou mais específico, com menor concorrência.

Com isso, você não precisará se preocupar em atingir pacientes que não se interessariam pelo que sua clínica oferece, podendo focar naqueles que realmente oferecem uma alta chance de aderir aos seus cuidados. Para definir seu nicho, pense quais são seus objetivos de carreira, público, suas habilidades, formação e as características de sua equipe.

Não se esqueça de pesquisar o mercado atual

Pesquisar o mercado irá ajudar a visualizar, compreender e monitorar detalhes relevantes, assim como identificar pontos fortes e fracos de outras clínicas, perfis de pacientes, observar tendências e resultados. A partir disso, será possível ter um olhar mais amplo sobre o seu negócio, sabendo em que se espelhar, no que é possível ter um diferencial e quais pontos precisam melhorar.

Visite os sites e redes sociais de seus concorrentes, procure saber o que o público busca, qual a demanda por serviços médicos na região, a busca pela sua especialidade e todos os outros aspectos que levam alguém a buscar a sua consulta.

Por fim, conheça a necessidade de seus pacientes

Saber o que seus pacientes precisam é essencial para se ter um bom feedback. Procure identificar o que eles esperam ao ir até a sua clínica, ofereça um bom atendimento, evite fazê-los esperar demais, tenha uma estrutura confortável e os valorize ao máximo.

Isso fará com que, naturalmente, novos pacientes sejam atraídos pelo clássico “boca a boca”, e, consequentemente, você ganhará credibilidade perante aquela população.

Você precisa de ajuda para definir os seus tipos de pacientes?

São vários os detalhes para se ter atenção quando o objetivo é definir os tipos de pacientes que você deseja atender. Por isso, é preciso ter um olhar estratégico e tempo para fazer a análise.

Porém, sabemos o quanto o dia a dia de um profissional da saúde é agitado e nem sempre sobra algum período na agenda para realizar tal tarefa.

Por isso, saiba que os nossos especialistas estão à disposição para ajudar. Em caso de qualquer dúvida, entre em contato e vamos conversar sobre como fazer a sua clínica ou instituição crescer com base no seu público-alvo!

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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