Facebook Pixel Gestão Financeira na Clínica: entenda sua importância - E-saúde

Artigo

Qual a importância de uma gestão financeira na clínica?

Publicado em 17.04.2018

Qual a importância de uma gestão financeira na clínica?

Todos temos alguns momentos durante o ano em que, calculando todos os gastos do mês, pensamos: será que vai dar?

Ter e administrar a própria clínica não é diferente. Quantas foram as vezes em que as contas quase não fecharam? Ou, pior, quantas foram as vezes que foi necessário tirar dinheiro do próprio bolso para não ficar no vermelho?

Se você já passou por alguma situação parecida durante a administração da sua clínica, atenção! O primeiro princípio para se gerir um negócio é separar as contas pessoais das contas da clínica.

Mas, como pagar todas as contas sem ter problemas financeiros? A resposta se encontra na gestão financeira para clínicas.

O que é gestão financeira de uma clínica?

Durante a faculdade de medicina, dificilmente os acadêmicos têm aulas sobre administração e gestão financeira. Mas, quando chega o momento de abrir e gerenciar o próprio negócio, a necessidade desse conhecimento básico sobre administração surge.

O conceito de gestão financeira não é tão difícil quanto parece. A gestão financeira de uma clínica se resume em um conjunto de procedimentos administrativos que organizam todas as áreas.

Para cada área (como a recepção, sala de atendimento e escritório de administração), é feito um planejamento das atividades do dia a dia e um controle dos gastos.  Assim, você mantém um constante monitoramento sobre os recursos utilizados.

Exemplo: você pode anotar todos os recursos despendidos pela recepção da clínica (gastos com papel para impressão, ligações, salário de recepcionistas), aqueles utilizados durante as consultas e atendimentos (luvas descartáveis, papel, produtos em geral) e outros gastos como luz, internet, aluguel.

Assinaturas de revistas e inventário de estoque também fazem parte dos custos a serem planejados.

Mas lembre-se: contas pessoais não podem entrar nesse controle. Elas devem ser mantidas à parte.

A gestão financeira na prática

Depois de anotar os recursos utilizados, você é capaz de encontrar onde estão os maiores gargalos de custo na sua clínica. Isso esclarece quais gastos você pode diminuir no consultório e, com isso, aliviar as contas no fim do mês.

É nesse momento que você entende a importância da gestão financeira em uma clínica. Porque, ao enxergar onde se encontram os seus maiores gastos, você já pode começar a fazer economias.

Mas, cuidado. Você deve refletir bem como esses cortes de gastos podem interferir na experiência do seu paciente, desde o atendimento até a consulta. É melhor que você reduza os custos com papel e telefone do que deixar de oferecer um café ou ligar o ar-condicionado na sala de espera.

Atingindo o sucesso nas finanças

Juntamente com a sua gestão de custos, você deve fazer a gestão de entradas e saídas. Ter um Fluxo de Caixa diariamente atualizado é essencial para a gestão financeira da sua clínica. Para poder fazer melhorias, você precisa entender quanto de dinheiro entra e  quanto sai. Mais do que isso, saber de onde ele vem e para onde ele vai.

Uma dica é adotar um software médico de gestão que te auxilia na administração financeira, fazendo o Fluxo de Caixa e gerando relatórios automaticamente.

Ao organizar as finanças da clínica, você verá os resultados imediatamente. Saber gerenciar o seu dinheiro te oferece oportunidades de investir melhor dentro da própria clínica, seja com um aparelho para auxiliar nos procedimentos, ou para um novo ar-condicionado. São muitas as possibilidades.

Portanto, não deixe para amanhã o que você pode organizar hoje. Fazer um planejamento financeiro para o dia a dia da clínica é essencial para se manter saudável e fazer seu negócio crescer.

___

Sobre o autor:

Felipe Lourenço é especialista em Informática e Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP). É co-founder & CEO do iClinic, um software online de gestão que organiza as informações de clínicas e consultórios de maneira simples e intuitiva, tornando os processos mais inteligentes e produtivos.

Entenda qual a importância da realidade virtual na saúde digital

Artigo

Entenda qual a importância da realidade virtual na saúde digital

Guia financeiro para clínicas: as melhores dicas para uma gestão otimizada

E-book

Guia financeiro para clínicas: as melhores dicas para uma gestão otimizada

Receba nosso conteúdo VIP