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Pós-consulta: como o marketing pode te ajudar

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Publicado em 10/08/2020 - Atualizado 30/09/2020

Pós-consulta: como o marketing pode te ajudar

Muitas instituições de saúde adotam inúmeras estratégias e ações de marketing médico para atrair potenciais pacientes e aumentar o número de consultas, tratamentos e exames. Por outro lado, nem sempre a mesma atenção é dada para o pós-consulta, mas não seria ótimo se ele voltasse a se consultar com você em um momento futuro?

Quem trabalha na área médica deve entender que o relacionamento com o paciente não se encerra após o atendimento. Promover a saúde das pessoas é a grande essência da medicina e, ao manter o relacionamento pós-consulta, você demonstra preocupação em garantir o bem-estar e a qualidade de vida de seus pacientes de forma contínua.

Mas afinal, como o marketing médico pode te ajudar no pós-consulta? Quais são as melhores estratégias para colocar em prática? Continue a leitura e descubra!

Por que investir no marketing pós-consulta?

Tão importante quanto atrair e captar novos pacientes é fidelizá-los após a consulta para que eles sempre busquem sua instituição quando precisarem de cuidados médicos. Veja os principais benefícios de investir no marketing pós-consulta!

Agenda recorrente

Quando sua clínica consegue fidelizar um paciente significa que você conquistou a confiança dele e se tornou referência em sua área de atuação. Como muitos pacientes recorrem a novas consultas e tratamentos em busca da promoção da saúde, a fidelização garante maior recorrência em seus atendimentos médicos, afinal aquele paciente que se consultou com você uma vez, provavelmente, voltará a se consultar em sua clínica. Como resultado, você desenvolve uma base estável e mantém sua lucratividade de forma contínua.

Redução de custos

Segundo Philip Kotler, especialista em marketing conhecido mundialmente, fidelizar um paciente é de 5 a 7 vezes mais barato do que atrair e captar um novo paciente. Isso porque até chegar à sua instituição, o paciente percorre uma longa jornada de aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra. Todo esse processo envolve maiores custos e deve ser planejado e executado com muita dedicação.

Aumento na reputação e autoridade

Ao manter um paciente satisfeito e fiel, é possível agregar mais valor ao negócio por meio do crescimento da sua autoridade e relevância no mercado. Quando você demonstra preocupação com o paciente no pós-consulta, ele passa a se sentir valorizado e pode se tornar um promotor natural da sua marca, indicando amigos e familiares, além de poder avaliar positivamente sua instituição nas redes sociais e em sites médicos.

Quais as melhores estratégias para colocar em prática no pós consulta?

As estratégias de marketing médico no período pós-consulta devem ser voltadas à fidelização do paciente, demonstrando empatia, humanização e valorização do paciente como um ser humano único. Conheças as melhores estratégias que você deve adotar!

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais efetivas quando falamos em marketing pós-consulta. Segundo a pesquisa State of Marketing, 70% dos usuários costumam abrir e-mails de suas empresas favoritas e 95% deles acreditam que as mensagens são úteis para eles de alguma forma.

Você deve utilizar esse canal para manter um relacionamento próximo e personalizado com cada um de seus pacientes. No pós-consulta, o ideal é enviar e-mails com pesquisas de satisfação, conteúdos informativos, dicas e cuidados, datas comemorativas da saúde, felicitações de aniversário, etc.

Para garantir a eficácia na entrega dos e-mails, é fundamental utilizar uma plataforma de automação para que os disparos sejam realizados automaticamente de acordo com a segmentação de suas bases.

Whatsapp

Na área médica, o Whatsapp não serve somente para agendar consultas. Como a grande maioria dos pacientes utiliza esse canal de comunicação diariamente, é válido utilizá-lo para enviar informações de saúde rápidas e curtas, informar sobre novidades em sua instituição e parabenizar o paciente por seu aniversário, por exemplo.

Além disso, é importante que o Whatsapp atue como uma ferramenta para que o paciente possa esclarecer algumas dúvidas após a consulta. Lembre-se de que as respostas devem ser éticas, rápidas e relevantes para que o paciente sinta que você está sendo prestativo e atencioso.

Pesquisas de satisfação

Após a consulta, é importante enviar uma pesquisa de satisfação para que o paciente possa avaliar toda a experiência, como o atendimento – tanto por parte das recepcionistas quanto por parte dos médicos -, o conforto do espaço, pontualidade e outras questões que podem ser importantes.

Dessa forma, o paciente sente que sua opinião é relevante para a instituição e passa a se sentir mais valorizado. Com as respostas dos questionários, você pode aprimorar ainda mais os pontos positivos e melhor aqueles que não foram avaliados tão bem.

O ideal é que o questionário seja simples e objetivo. Pesquisas muito longas podem fazer com que o paciente desista de respondê-la. Para enviar, você pode utilizar o e-mail marketing ou o Whatsapp.

Dica extra: ofereça uma experiência completa e humanizada

De nada adianta você seguir as dicas acima se o paciente não ficou satisfeito com o atendimento e a consulta. Por mais que você demonstre preocupação após a consulta, ele irá se lembrar da experiência negativa que teve em sua instituição de saúde e, dificilmente, irá retornar para uma nova consulta.

Para que isso não aconteça, é importante que o paciente se sinta valorizado desde o primeiro contato com sua instituição médica. Oferecer uma experiência completa e humanizada, com empatia, atenção e foco voltado para atender às necessidades individuais de cada paciente de acordo com seus desejos e valores pessoais é a chave para a fidelização.

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É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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