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Por que ter um blog médico pode atrair mais pacientes na sua clínica?

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Publicado em 15/03/2019 - Atualizado 17/07/2019

Por que ter um blog médico pode atrair mais pacientes na sua clínica?

Você está procurando estratégias para atrair mais pacientes para a sua clínica médica ou hospital?

Uma boa maneira de começar essa ação é criando um blog médico dentro do seu site, com o objetivo de disseminar informações sobre o serviço que está sendo oferecido.  

Mas de que maneira a implementação de um blog médico pode alavancar o retorno financeiro dos seus atendimentos?

Fique atento nesse post que explica todas as vantagens que um blog médico pode fazer pelo marketing médico.

Blog médico para atrair mais pacientes: qual é a relação?

Atualmente, não há como pensar em marketing digital sem relacioná-lo às redes sociais. Afinal, um pré-requisito para empresas que buscam visibilidade na internet é atuar dentro das principais redes sociais, como Facebook e Instagram, podendo variar para outras redes sociais, dependendo das necessidades e interesses do paciente.

Outra ação fundamental para a divulgação do serviço oferecido e a atração de novos usuários é a criação de um site especializado, juntamente com a criação de um blog, que é composto de artigos vinculados aos temas tratados pelo serviço médico oferecido.

A área da saúde é um ramo que vem se expandindo cada vez mais dentro da internet, já que a grande maioria das pessoas, quando sentem dúvidas sobre algum sintoma ou doença, tende a fazer uma pesquisa na internet.

Obviamente, nenhuma informação obtida na internet irá substituir uma consulta médica, mas poderá esclarecer a pessoa aflita, além de sugerir um local que ofereça a devida ajuda.

Por isso, um blog médico, além de informar as pessoas sobre inúmeros assuntos sobre saúde e bem estar, também faz a ponte para que essa procura seja revertida em uma futura consulta. Ou seja, o site em que está contido o blog médico, também deverá trazer informações sobre a instituição, serviços oferecidos e corpo clínico.

Assim sendo, por meio de um blog médico, é possível compartilhar artigos interessantes e associar a dados importantes como seu endereço, contatos e formação da equipe médica, o que funciona como um “cartão de visita virtual”.

Mas quais são as regras básicas para que um blog médico traga resultados?

Criando um blog médico da forma correta

O Google tem mostrado um significativo aumento na tendência de usuários buscarem informações sobre a saúde. Dados divulgados pela empresa, reforçam que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a própria saúde e antenadas com dicas de saúde. Para se ter uma ideia, pesquisas por “faz mal” aumentaram em 51% entre 2015 e 2017. Já a busca pelo termo “saudável” aumentou 55% desde 2012.

Por isso, diariamente, uma quantidade infinita de conteúdos sobre saúde são publicados na internet, mas apenas alguns conseguem visibilidade.

Então, de que maneira um blog médico pode aumentar sua visibilidade , sendo que outras instituições de saúde também fazem o mesmo?

Bom, para que a sua clínica tenha visibilidade, é importante que a criação e nutrição do blog siga estratégias de inbound marketing, como, por exemplo:

 

  • uso correto de palavras chave: devem ser escolhidas com atenção e precisam estar corretamente posicionadas no decorrer do texto;
  • conteúdo de qualidade: não basta encher o site de textos, é importante que os artigos apresentem conteúdo relevante para fidelizar seus leitores e ajudar o Google a indexá-los;
  • links confiáveis: os links utilizados no decorrer do artigo devem ser confiáveis e escolhidos de maneira inteligente, eles mostram que houve um estudo e preocupação na produção do conteúdo e podem ajudar esses mesmos sites a apontá-lo também como uma referência;
  • respeitar as regras do Conselho Federal de Medicina (CFM): o CFM apresenta  regras para a publicidade médica e caso não sejam respeitadas, o seu site pode ser punido, juntamente com a instituição médica e
  • E.A.T: (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness, traduzido livremente como Conhecimento, Autoridade e Confiabilidade) sigla do Google que guia os algoritmos quando o tema é conhecimento especializado.

 

Esses quesitos são essenciais para alcançar um bom rankeamento no Google, buscando deixar o seu site na primeira página do buscador.

Após criar um blog médico baseado nas estratégias de inbound marketing citadas anteriormente, o serviço oferecido pela clínica ou hospital poderá contar com algumas vantagens. Confira as principais!

  1. O blog aumenta a visibilidade da clínica

Como vimos, ao criar um blog médico, sua clínica pode ser notada com muito mais facilidade. Mas por que isso acontece?

Aumento do tráfego orgânico

Quando os conteúdos do blog são de qualidade, publicados com uma frequência regular e obedecem às regras básicas de SEO (Search Engine Optimization), os algoritmos do Google reconhecem que o seu site é confiável e tende a localizá-lo cada vez mais no topo da página.

Isso é muito vantajoso, já que a grande maioria das pessoas que acessam o buscador, costumam entrar nas primeiras opções que o Google apresenta, o que aumenta o tráfego orgânico do seu site.

Outra vantagem que estimula a visibilidade da marca no meio digital é que um blog bastante acessado favorece a possibilidade de que outros sites renomados insiram o link da sua página como uma referência.

Isso também ajuda a melhorar o posicionamento do Google, aumentando ainda mais as visitas.

Dá credibilidade ao serviço

Além do aumento do tráfego orgânico, quando alguém pesquisa por informações médicas no Google e encontra a sua página, certamente isso trará credibilidade ao seu negócio.

Isso acontece pois a pessoa poderá entrar em contato direto com o profissional responsável, o que trará confiança ao paciente e segurança à imagem que está sendo passada.

Outra vantagem importante é que ao criar um blog médico, as informações estarão sempre disponíveis na internet, podendo ser acessadas a qualquer tempo e lugar, diferente, por exemplo, de uma revista ou jornal.

2. As informações postadas não serão perdidas

Quando a imagem de um negócio está firmada apenas nas redes sociais, a chance de que um dia tudo o que foi conquistado se perca, é muito grande.

Ou seja, nas redes sociais, como o Facebook, a página criada pertence àquela empresa. Logo, se aquela rede social deixar de existir um dia ou mesmo se a página for apagada, sua instituição perderá todos os seus posts e contatos.

Além disso, as redes sociais são úteis para chamadas curtas, rápidas e dinâmicas. Ou seja, escrever um post de maior complexidade no Instagram, por exemplo, pode não ser uma boa ideia.

Assim, quando um profissional de saúde cria um blog, aquele domínio pertence totalmente a ele. Desse modo, será possível compartilhar conteúdos ricos e úteis para seus futuros pacientes, sem o risco de perdê-los futuramente.

É válido esclarecer que não se trata de minimizar o valor das redes sociais, mas o importante é complementá-las com o uso do blog. Inclusive, as redes sociais atuam muito bem associados ao blog, já que consistem em uma ótima ferramenta de divulgação dos artigos.

3. O blog agrega valor ao serviço oferecido

Um blog médico, quando é rico em bons conteúdos e respeita as estratégias de inbound marketing, é capaz de ajudar o profissional e as instituições a obterem um maior destaque no mercado, já que traz autoridade nos assuntos e investe na divulgação do trabalho realizado.

Além disso, como o blog tem o intuito de responder às dúvidas das pessoas por meio da busca na internet, essa ferramenta reforça a autoridade do profissional e da instituição e gera confiança entre médicos e pacientes.

Assim, um visitante do seu site pode se tornar um futuro paciente ou indicar os seus serviços para alguém que precise.

4.O blog é um diferencial na área de saúde

A boa notícia é que os blogs de medicina ainda são muito recentes na internet. Muitos laboratórios, clínicas e profissionais da saúde ainda não possuem uma boa página para atrair pacientes. Isso significa que se você se atenta a criar um blog médico, estará à frente no mercado.

É, também, por isso que a estratégia de marketing de conteúdo é eficaz e pode alavancar o seu negócio de forma satisfatória, garantindo um espaço antecipado no mercado.

Ainda assim, é preciso ter em mente que criar um blog médico não é uma tarefa simples. Afinal, o blog precisa ter uma estrutura visual agradável, que seja de fácil interação, além de oferecer conteúdos relevantes.

Por isso, é muito importante contratar uma agência de marketing especializada na área da saúde para auxiliar na criação do seu blog, oferecendo uma estratégia de conteúdo qualidade. Dessa maneira, será possível realizar um trabalho direcionado, buscando identificar as necessidades da marca e implementar ações para alcançar as expectativas desejadas.

Gostou do artigo?  Aproveite para conferir como uma agência de marketing em saúde pode ajudar a alavancar o seu negócio com serviços de marketing digital.

Material escrito por:
Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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