Artigo

Por que o storytelling é essencial para a área da saúde? Descubra!

Publicado em 15.02.2018

Por que o storytelling é essencial para a área da saúde? Descubra!

A arte de contar uma história para prender a atenção de alguém chegou com tudo no mercado, principalmente nas estratégias de marketing. Conquistando diversos setores, o storytelling também é uma ótima opção para a área de saúde.

Entretanto, para que o objetivo seja cumprido, é preciso ficar atento a alguns critérios. Foi pensando em melhorar a imagem do seu negócio, e contribuir para a melhoria do atendimento ao paciente, que separamos tudo o que você precisa saber. Confira!

O que é storytelling?

É um termo em inglês que tem a tradução literal de “contar história”. Tem sido muito utilizado no mercado em campanhas como Dia dos Pais, Dia das Mães e Dia dos Namorados. O objetivo é envolver e levar os espectadores às compras.

Essa história não precisa ser verdadeira, e sim envolvente. Pode ser uma ficção ou uma história real. Contudo, é necessário ter um público-alvo e deixar claro quando se tratar de uma ficção.

Como criar uma storytelling estratégica?

A narrativa precisa ter um problema para ser boa. De forma geral, os seguintes passos devem ser seguidos:

  • encontre a mensagem a ser transmitida;
  • transforme essa mensagem em slogan;
  • elabore o começo, meio e fim.

No caso da área de saúde, é necessário desenvolver a história com base na mensagem que você deseja passar para seu paciente. Ele precisa se interessar pelo que você diz.

Também é essencial se atentar à caracterização do problema, possíveis soluções e à caracterização da solução em termos técnicos. Foque em fazer o paciente compreender a situação e o que deve ser feito.

Quais são os benefícios para a área de saúde?

Ajuda a explicar os procedimentos

Todos os médicos precisam lidar com pacientes que não conseguem compreender muito bem o diagnóstico, o tratamento ou as causas. Isso é normal, pois não é da alçada deles, não é verdade?

Como profissionais da área de saúde, temos compromisso com o próximo. Cabe a nós nos adaptarmos às situações. E o storytelling tem se mostrado muito eficaz para a compreensão dos pacientes, que sairão satisfeitos e, certamente, darão referências.

Estabelece um relacionamento com o paciente

Muitos pacientes se queixam da falta de atenção de alguns médicos. Existem casos em que o profissional se preocupa somente em diagnosticar, em vez de garantir a satisfação do seu público.

A história não precisa ser grande, até porque pode aumentar muito o tempo de atendimento e tirar o foco da consulta como um todo. O importante é o diálogo com o paciente de forma que ele saia do consultório com a certeza de que foi bem tratado.

Contribui para a mudança de hábitos

Muitos de nós só mudamos nossos hábitos quando temos a comprovação de que eles estão sendo prejudiciais para nossa saúde. Porém, não é sempre que nos deparamos com inspirações para tomarmos essa decisão.

De forma persuasiva, o médico pode mostrar dados e imagens, enquanto conta sua história, para que o paciente veja o quanto a parceria entre os dois pode dar certo, quando as duas partes estiverem dispostas a mudar.

Nada melhor para um profissional da saúde do que ter sua imagem relacionada a bons resultados. Agora que você já conhece a importância do storytelling, que tal saber mais sobre a escolha de uma agência de marketing para atender à sua clínica?

Como avaliar a produtividade da clínica médica?

Artigo

Como avaliar a produtividade da clínica médica?

Marketing para a Saúde: Cases com Resultados Nunca Vistos Antes

E-book

Marketing para a Saúde: Cases com Resultados Nunca Vistos Antes

Receba nosso conteúdo VIP