Facebook Pixel O marketing na área da saúde é ético? - E-saúde

Artigo

O marketing na área da saúde é ético?

Publicado em 06.09.2013

O marketing na área da saúde é ético?

Essa é uma pergunta que muitos profissionais da saúde se fazem. Isso se deve a uma grande confusão e preconceito do significado de marketing. Entende-se marketing estritamente como propaganda e, pior, como propaganda enganosa, portanto chega-se à conclusão de que o marketing é algo antiético.

Gostaríamos de esclarecer que o verdadeiro marketing na área da saúde é tudo o que você faz para atender seu paciente cada vez melhor e é uma importante ferramenta de incentivo à melhoria contínua e totalmente ético. O marketing deve encorajar e impulsionar o aperfeiçoamento humano, científico, do ambiente, do atendimento, dos seus serviços, da comunicação, pois ele permeia todas as atividades de um profissional ou empresa da saúde.

Por que fazer marketing na área da saúde

Por esse motivo, quando alguns profissionais falam que não precisam de marketing porque já tem sua agenda lotada, explicamos que o marketing não trata de apenas buscar novos pacientes, mas sim de ser cada dia melhor do que o anterior, em todos os âmbitos de sua profissão, como o trato que você e sua equipe tem pelo paciente, a qualidade da gestão dos processos internos, a saúde financeira da sua instituição, a situação dos equipamentos que você disponibiliza para o atender, a forma que seu trabalho é divulgado, entre muitos outros fatores.

Além disso, o marketing na saúde deve ser bem feito, seguindo normas e políticas que devem ser respeitadas em cada profissão: deve ser ético e eficaz. Isso requer conhecimento de ferramentas e métodos, mas pode ser feito em sua medida por todos aqueles que buscam aprender e constantemente aperfeiçoar o atendimento ao paciente.

Marketing = melhoria constante. Mais do que ético, ele é necessário.

E você? Está implementando o marketing?

Por que ter um blog médico pode atrair mais pacientes na sua clínica?

Artigo

Por que ter um blog médico pode atrair mais pacientes na sua clínica?

Receba nosso conteúdo VIP