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O marketing médico se aplica a todas as especialidades?

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Publicado em 20/07/2020 - Atualizado 27/07/2020

O marketing médico se aplica a todas as especialidades?

A fiscalização do Conselho Federal de Medicina (CFM), inclusive, é bastante rigorosa nesse sentido. O CFM já chegou até a publicar uma resolução específica sobre propaganda e a publicidade na área médica, tamanho cuidado que se deve ter com a questão. A resolução em questão é a Resolução 1.974/2011.

Diante disso, resta uma dúvida: é possível aplicar o marketing médico em todas as especialidades da medicina? Ou existem particularidades que o limitam a certas áreas? Se pode ser aplicado em qualquer especialidade, de que forma ele pode ser feito?

Ouça este conteúdo: 

 

Todas essas dúvidas comuns serão respondidas neste artigo. Acompanhe!

Como fazer marketing médico?

A criação de uma campanha de marketing médico para uma clínica, bem como o desenvolvimento de conteúdos úteis para serem compartilhados on-line, deve considerar alguns fatores importantes, como:

  • a privacidade do paciente;

  • a ética profissional;

  • as diretrizes dos conselhos médicos;

  • a legislação brasileira sobre marketing e publicidade.

Por isso, promover uma clínica não é a mesma coisa que promover uma empresa qualquer. Existem regras a serem seguidas no marketing médico, dentre elas:

  • não usar fotos de pacientes nos materiais de divulgação;

  • não fazer uso de expressões exageradas de autopromoção;

  • não divulgar preços;

  • não divulgar informações inverídicas ou duvidosas, etc.

Esses fatores, sozinhos, já mostram que fazer propaganda médica é algo que exige muito mais delicadeza que o normal, independente da especialidade. Contudo, ainda assim resta uma questão:

O marketing médico pode ser usado em qualquer especialidade?

Essa é uma pergunta que pode gerar dúvidas, e muitos não sabem a resposta exata. Um dos motivos principais é o uso da palavra “marketing” que, muitas vezes, é tomada em um sentido pejorativo.

No entanto, a resposta para essa pergunta é sim, qualquer especialidade pode fazer uso do marketing médico! Mas atenção: é preciso muito cuidado para fazer tudo de forma ética, analisando sempre o grau de sensibilidade de cada especialidade.

Clínicas de oftalmologia, dermatologia e fisioterapia, por exemplo, são muito mais abertas ao marketing médico. Por outro lado, especialidades como oncologia e psiquiatria provocam extrema sensibilidade no público, já que tratam de doenças graves — como o câncer e a demência — ou de situações delicadas — como a recuperação de dependentes químicos.

Nesses casos, o marketing médico deve ser sutil e discreto, sempre respeitando os limites éticos e fazendo uso do bom senso. Por isso, ao contrário de outras áreas, o marketing de uma clínica não pode ser feito por qualquer agência, mas por uma que seja especializada nesse ramo.

Dicas de como fazer marketing médico ético e eficaz

Humanize sua clínica

Uma clínica médica não deve ser percebida pelo paciente como uma empresa que visa o lucro, mas sim como um local que preza pela saúde. Publique no seu site fotos dos médicos, técnicos, enfermeiros e demais funcionários da clínica ao invés de usar fotografias de modelos, que soaria artificial.

Os pacientes se sentirão mais confortáveis ao perceberem que estão num ambiente humanizado, onde os colaboradores são tratados com respeito. Eles querem saber quem são os profissionais por trás daquela instituição.

Traga informações relevantes em seu site

Não importa o tamanho da sua clínica, o importante é escrever uma boa apresentação e publicar boas fotos para contar a sua história.

Um bom ponto de partida, por exemplo, é responder às seguintes perguntas:

  • Por que decidiu abrir a sua própria clínica?

  • Quem são os médicos que trabalham nela?

  • Quais são suas especialidades?

  • Quais são os tratamentos que a clínica oferece?

  • Como ela pode ajudar seus pacientes?

Produza conteúdo de alta qualidade no seu blog

Qual é a primeira coisa que você faz quando surge alguma dúvida qualquer? Abre o Google e faz uma pesquisa, certo? É isso que a esmagadora maioria das pessoas faz — inclusive quando a dúvida diz respeito à saúde.

Caso você escreva um conteúdo de qualidade – isto é, seguindo as principais técnicas de SEO aliadas à relevância do texto – sobre um assunto da sua especialidade médica, as probabilidades de ele aparecer quando um usuário pesquisar alguma palavra-chave relacionada são enormes.

Com isso, você entra na cabeça deste usuário. Afinal, quando ele teve uma dúvida, foi você que apareceu e resolveu a questão. Quando a imagem da sua clínica se forma na cabeça de um usuário dessa forma, é muito provável que ele busque diretamente por você de novo quando precisar de ajuda médica; desde uma informação até uma consulta.

Compartilhe conteúdo nas redes sociais

Atualmente, fazer marketing sem usar as redes sociais é um erro grave, pois a maior parte dos potenciais clientes com certeza está conectada nos canais sociais. No marketing médico, isso não é diferente.

Uma clínica médica deve ter, pelo menos, uma página no Facebook e Instagram atualizada e bem otimizada, pelos seguintes motivos:

  • essas redes sociais permitem que potenciais pacientes da sua região conheçam rapidamente a sua clínica;

  • cada vez mais os pacientes consultam a página da clínica antes de agendar uma consulta, principalmente para verificar as avaliações de outros pacientes;

  • em cidades maiores, com grande variedade de clínicas, há um bom potencial de pacientes novos ou vindos de outras regiões que procuram médicos pela internet.

Certo, o marketing médico pode ser aplicado em todas as especialidades. Mas, ele funciona?

Outra dúvida comum é essa: utilizar o marketing no setor médico dá resultados? É verdade que ele funciona? Talvez você devesse perguntar para a Vascular Clínica, uma clínica de angiologia e cirurgia vascular, que aumentou o tráfego do site em 446% e tem mais de 9 mil palavras ranqueadas no Google.

Ou então para a Uromed, referência estadual em urologia, que tem 80% do tráfego do site conquistado organicamente e mais de 35 mil usuários mensais. Quem sabe para a Unicardio, uma clínica de cardiologia, que hoje tem mais de 20 mil acessos mensais ao site.

E sabe o que todas essas clínicas têm em comum? Elas são cases da E-saúde Marketing! Para ver outros números que mostram como o marketing médico funciona, você pode acessar todos os nossos cases nesta página!

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É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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