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Marketing Sensorial: por que e como aplicar na minha clínica?

Publicado em 11.07.2017

Marketing Sensorial: por que e como aplicar na minha clínica?

Atualmente, uma das estratégias utilizadas para ter um bom relacionamento com o público é o Marketing Sensorial. Ele utiliza os cinco sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição) para conquistar as pessoas e criar um laço afetivo entre elas e o ambiente.

Um espaço sempre organizado, com músicas que acalmam e com uma essência delicada, por exemplo, pode ser fundamental para fazer com que um paciente opte por retornar à sua clínica.

Quer entender por que o Marketing Sensorial é importante para o marketing médico e como aplicá-lo no seu consultório? Nós te explicamos a seguir:

Qual é a importância do Marketing Sensorial em uma clínica?

A principal função do Marketing Sensorial é fazer com que os pacientes se sintam mais seguros e tranquilos em um ambiente. Por meio dessa estratégia, a clínica se torna um local conhecido e seguro, na qual sua persona já saberá o que a aguarda: um perfume familiar, uma música relaxante e até mesmo um café ou chá para acalmar.

É importante lembrar que, hoje, além de procurar um bom atendimento, o indivíduo também espera se sentir acolhido em qualquer local. Isso acontece principalmente nas instituições da saúde, ambientes associados à ansiedade e nervosismo.

Assim, proporcionar ao paciente um lugar confortável e confiável fará com que ele queira retornar à sua instituição, aumentando ainda as chances dele indicá-la para amigos e familiares.

Como aplicar essa estratégia na sua clínica?

Preze por organização e higiene

Como você viu, algumas ações ajudam a criar um clima de satisfação e conforto para os pacientes. Na recepção, por exemplo, é interessante ter um ambiente organizado e limpo. Lembre-se que a organização deve estar presente em todos os locais, mas a recepção é o primeiro local com que a pessoa tem contato. Portanto, é imprescindível deixar uma boa impressão neste momento.

Outra boa prática é aromatizar o recinto. Perfumar o ambiente com um cheiro sutil pode melhorar — e muito — a experiência sensorial do indivíduo. Só tome cuidado para não utilizar cheiros fortes, pois alguns pacientes podem ter alergia. Opte por fragrâncias suaves e relaxantes, como lavanda ou erva doce.

Utilize tons neutros na decoração

Na hora de decorar a sua clínica, opte por tons neutros, quadros e flores para dar um toque pessoal ao ambiente. Os móveis, como os sofás e poltronas disponíveis para os pacientes, também devem ser pensados na hora da decoração. Um móvel desconfortável ficará na lembrança do público!

Invista na identidade visual

Ter um logotipo em um local estratégico da clínica é primordial para que seu paciente associe a experiência prazerosa ao ambiente. Quando a recepção ou a porta de entrada é decorada com uma identidade visual marcante, o público se lembra de como se sentiu naquele espaço sempre que se depara com essa imagem.

E não se esqueça de investir em uma boa iluminação! Uma luz ruim ou fraca pode estragar a organização do local e incomodar o paciente, afetando sua experiência sensorial.

Providencie distrações para os pacientes

Oferecer distrações ao público também é uma estratégia do Marketing Sensorial. Disponibilize revistas para que as pessoas não fiquem entediadas enquanto aguardam o atendimento, invista em uma TV Corporativa na sala de espera ou deixe tocando um som ambiente.

Mas cuidado para escolher entre um ou outro. Com uma televisão no espaço, por exemplo, não há necessidade de som ambiente, e vice-versa. O excesso de informações sonoras pode atrapalhar mais do que ajudar.

Oferecer café, bolachas e até wi-fi também são distrações importantes para aumentar o conforto do indivíduo.

Como você viu, bastam  algumas ações simples para proporcionar uma sensação agradável e dar segurança aos seus pacientes. Está pronto para aplicar o Marketing Sensorial em sua instituição de saúde? Para ficar por dentro de outras dicas exclusivas sobre marketing médico, assine a nossa newsletter. 😉

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