Artigo

Dicas práticas de marketing pessoal para médicos


Publicado em 05/01/2016

Dicas práticas de marketing pessoal para médicos

Não são poucas as pessoas que pensam que marketing pessoal não dá retorno e, por isso, deixam de lado a possibilidade de se tornar mais conhecidas. Ou então, que creem que a vida pessoal pouco impacto tem sobre a profissional e, por dissociar uma da outra, pouco se dão conta do quanto uma influencia na outra. Pensar assim é um erro e o custo deste pensamento pode ser até sua desvalorização profissional.

Um bom marketing pessoal é capaz de tornar qualquer pessoa conhecida e, mais que isso, valorizá-la, inclusive na vida profissional. Foi-se o tempo em que o profissional e o pessoal eram vistas como coisas separadas, que pouco se influenciavam mutuamente. O ser humano é um indivíduo só, sem compartimentos, que carrega todas as suas experiência para onde quer que vá, seja para o trabalho, seja para o convívio em família, e cada uma delas o constrói tanto profissional quanto pessoalmente.

Logo, é melhor agir conscientemente e cuidar para que a imagem pessoal e a profissional seja aquela que você quer construir de fato, para obter o sucesso que você procura. Caso nunca tenha pensado ou parado para planejar, pode começar agora. O que tem a fazer é:

Ser notado!

Sobressair-se por suas qualidades, habilidades e competências é a melhor forma de posicionar-se positivamente no mercado e criar demanda para o consultório. Como fazer isso? Hoje em dia as pessoas buscam não só bons profissionais, mas também profissionais engajados, humanos. Pense, qual pediatra um pai ou uma mãe escolhe para o seu filho: o que está disponível somente no consultório ou o que deixa à disposição o telefone para contato da própria residência? E avalie, nesse caso, quem tem o diferencial? Esse é o ponto, é preciso mostrar o diferencial.

Transmitir confiança

Quem busca apoio médico nem sempre está com um problema de saúde, mas tem uma preocupação em relação ao próprio bem-estar e não costuma deixar os cuidados consigo à mercê de qualquer profissional. Uma pessoa só se deixa cuidar por quem lhe transmite segurança e quem é seguro, é confiante. Essa confiança deve ser transmitida aos pacientes para que se torne referência.

Ser simpático

Essa parece uma dica que não deveria estar aqui, não é mesmo? Primeiro, por parecer óbvia demais. Segundo, por que o óbvio não precisa ser dito. Bem, às vezes, precisa.

No dia a dia do consultório, no entra e sai de pacientes, o foco no “o que o trouxe aqui” é tão arraigado que o sorriso, o aperto de mão e o olho no olho são deixados de lado. Coisas simples que fazem as pessoas sentirem-se bem, notadas por você. Ninguém volta no médico de onde alguém sai dizendo “que pessoa mais mal humorada”. Mas retorna alegre para aquele do qual se houve “nossa, ele é um amor!”. Então, se você quer que as pessoas tenham uma impressão positiva do seu trabalho, procure ser otimista e bem-humorado. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem-estar a todos à sua volta.

E lembre-se: você é a pessoa de confiança dos seus pacientes. Eles podem encontrá-lo no parque com seus filhos, em outro momento. Ainda assim você será apontado como o médico que o ajudou e por quem detém muita estima, ou o oposto. Tudo depende de você. Para não errar, consulte nosso Guia de Marketing e acompanhe o Blog da E-saúde.

Inbound marketing: O que é isso?

Artigo

Inbound marketing: O que é isso?

Guia de marketing para clínicas médicas

E-book

Guia de marketing para clínicas médicas

Receba nosso conteúdo VIP