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Marketing para clínicas de cirurgia plástica? Entenda como ele pode ser útil para você

Publicado em 02.10.2015

Marketing para clínicas de cirurgia plástica? Entenda como ele pode ser útil para você

O marketing para clínicas de cirurgia plástica tem como alguns de seus objetivos atrair novos pacientes ― e mais receita, como consequência ―, fidelizar os já existentes e manter uma boa imagem da clínica perante o público.

marketing médico tem grande relevância em ações de relacionamento entre o cirurgião plástico e os pacientes e também com outros profissionais da área.

Ficou interessado em saber como o marketing pode beneficiar sua clínica de cirurgia plástica? Continue acompanhando para conferir!

Começar pelas imagens

A atuação do marketing médico começa pela identificação das necessidades dos profissionais, das clínicas e, principalmente, dos pacientes. Por se tratar de um ramo que está diretamente ligado ao bem-estar e à imagem, as clínicas de cirurgia plástica devem contar com identidade visual sólida, organização e atendimento de excelência.

comunicação visual deverá transmitir o que pacientes em busca de uma aparência melhor desejam, seja um rosto mais jovem, seja um corpo em melhor forma. A valorização da estética deverá transparecer em todos os materiais gráficos, no logotipo, no site e nas redes sociais.

Construir relacionamento no marketing para clínicas de cirurgia plástica

A sua atenção deve estar sempre voltada para a construção de uma boa imagem e para o desenvolvimento de políticas de relacionamento entre clínica e paciente: esses são aspectos que jamais devem ser negligenciados.

Imagem adequada

É importante contar com profissionais de design na criação da identidade visual de sua clínica de cirurgia plástica.

Um logotipo visualmente atraente, materiais personalizados e a sinalização da clínica devem seguir um padrão que transmita suas ideias e valores.

Relacionamento entre clínica e paciente

Mantenha contato frequente com seus pacientes. Use as ferramentas digitais e também as mídias offline para isso, principalmente o telefone.

Não deixe de monitorar constantemente a satisfação dos pacientes por meio de pesquisas qualitativas.

Atentar-se ao Código de Ética Médica no marketing para clínicas de cirurgia plástica

O marketing na área da saúde pode ser aplicado de diversas maneiras, contudo, não pode abrir mão das normas éticas em publicidade médica. Isso vale para a publicação de conteúdos, informativos, propagandas e campanhas de veiculação na mídia.

Por esse motivo, a condução do marketing em clínicas de cirurgia plástica deve estar a cargo de profissionais que conheçam as normas do Conselho Federal de Medicina a respeito da publicidade médica.

De acordo com essas regras, dados a respeito de médicos, procedimentos e tratamentos nunca poderão ser tratados de maneira comercial. A abordagem deve ser informativa e preservando-se a ética no relacionamento entre médico e paciente.

Dentro das modalidades de marketing, a mais efetiva para médicos é o marketing digital, que tem como principal vantagem a possibilidade de acompanhamento em tempo real do comportamento dos pacientes em relação a anúncios, publicações e conteúdos em geral.

Ao publicar um e-book, por exemplo, é possível saber quais pacientes baixaram o arquivo e quais assuntos geraram mais interesse nas redes sociais. Isso graças a relatórios que registram as origens dos públicos em cada mídia online.

Mensurar resultados é indispensável para que, frequentemente, a estratégia possa ser reformulada de acordo com as necessidades existentes.

Conhecer o paciente 3.0 no marketing para clínicas de cirurgia plástica

Poucas mídias são tão favoráveis para atrair novos pacientes quanto as digitais. A comunicação online tornou possível o surgimento de um novo tipo de paciente, conhecido como paciente 3.0.

Muito mais exigente, informado e atento ao que a medicina oferece em tratamentos e procedimentos, acaba estimulando os médicos a adotarem uma postura de aconselhamento.

Pode parecer o contrário, mas esse novo perfil de paciente representa um grande avanço. Para clínicas de cirurgia plástica, saber que existem pessoas se informando, buscando por conteúdo e opinando sobre seus próprios tratamentos é algo extremamente positivo.

O paciente digital (uma variação do 3.0) representa um novo paradigma, já que reconfigura totalmente a relação entre médico/cirurgião/paciente. Com ele:

  • Clínicas de cirurgia plástica são procuradas por pessoas que já contam com informações relativamente aprofundadas sobre procedimentos cirúrgicos, estéticos ou não.
  • Médicos passam ter meios de informar diretamente às pessoas sobre tratamentos, o que ajuda no sentido de evitar pacientes que procuram cirurgia plástica equivocadamente.
  • O diálogo entre profissionais e pacientes passa a ser mais produtivo, abrindo espaço para que médicos proponham tratamentos ou procedimentos alternativos, se for o caso.
  • Como esse perfil de paciente chega via internet, é possível calcular com precisão o Retorno Sobre Investimento (ROI) necessário para que ele avance no funil de conversão até se tornar um paciente efetivo.

Para tanto, será necessário elaborar uma estratégia de marketing digital que melhore os resultados na busca orgânica do site da clínica de cirurgia plástica. Essa estratégia tem como base a criação de uma persona ― conceito que veremos logo em seguida ― e, posteriormente, a criação de conteúdo relevante.

Trabalhar com personas no marketing para clínicas de cirurgia plástica

Se a proposta é explorar o marketing digital com vistas à atração de pacientes, todo o processo começa no desenvolvimento de um perfil semifictício que reúna características que representem esses pacientes. Entre profissionais de marketing digital, esse perfil é chamado de persona.

A criação de uma persona deve partir do princípio sobre o qual se assenta todo esforço de inbound marketing: o da atração.

Se nas mídias offline é a promoção que chama o público principalmente, na “pegada” inbound esse público passa a ser atraído a partir de conteúdo que dialogue com o que ele busca na internet ao usar os motores de busca.

Logo, a própria web nos fornece informações que possibilitam saber com quem falaremos. Anúncios em rádio, TV e jornais impressos nos dão uma ideia pálida de público, ao contrário da internet.

Resumidamente, uma persona deverá ser alguém sobre quem precisaremos saber:

  • idade;
  • problemas, anseios e expectativas;
  • histórico da empresa em que trabalha;
  • que soluções espera encontrar;
  • profissão e, se possível, sua forma de trabalhar.

Há outras informações, principalmente demográficas, que podem ser acrescentadas: tudo dependerá dos objetivos propostos e da disponibilidade de dados.

Produzir conteúdo para marketing para clínicas de cirurgia plástica

Sabendo com quem falar, será mais fácil para uma clínica de cirurgia plástica montar uma estratégia de conteúdo que atraia os pacientes certos. Por exemplo, se a clínica deseja aumentar o número de pacientes em procedimentos estéticos, publicar postagens sobre peeling, toxina botulínica, bichectomia e outros procedimentos mais voltados a melhora da aparência talvez seja o mais indicado.

Esses conteúdos, no entanto, devem ser formatados de acordo com o que determinam as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Significa que, para que cumpram sua função de atrair os pacientes que buscam por determinadas soluções (vamos supor que a busca seja peeling), um conteúdo deverá conter tudo que precisa para ser bem ranqueado e indexado.

Entre os elementos fundamentais, podemos destacar: uso de determinadas palavras-chave, quantidade esperada de palavras, sentenças curtas e outros itens necessários para subir de posição na busca orgânica.

O marketing para clínicas de cirurgia plástica, portanto, deverá centrar esforços e recursos sempre em mídias digitais. O retorno é mais seguro, o alcance é maior e a relação entre custo e benefício mais consistente.

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