Marketing para clínicas de cirurgia plástica? Entenda como ele pode ser útil para você

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Publicado em: 05/09/2020

O marketing para clínicas de cirurgia plástica tem como alguns de seus objetivos atrair novos pacientes – e, consequentemente, aumentar a geração de receita -, fidelizar os pacientes atuais e manter uma boa reputação e autoridade da clínica perante o público. 

Além disso, o marketing médico tem grande relevância em ações de relacionamento entre o cirurgião plástico e pacientes, bem como outros profissionais da área.

Ficou interessado em saber como o marketing digital na área médica pode beneficiar sua clínica de cirurgia plástica? Continue acompanhando para conferir!

Ponto de partida: o paciente 4.0 

O crescimento das mídias online tornou possível o surgimento de um novo tipo de paciente, conhecido como paciente 4.0. Muito mais ativo e conectado à tecnologia, esse paciente prioriza muito mais do que a saúde. Para ele, também é extremamente importante ter uma experiência completa, humanizada e individualizada.

Muito mais exigente, informado e atento ao que a medicina oferece em tratamentos e procedimentos, o paciente 4.0 acaba estimulando os médicos a adotarem uma postura de aconselhamento, afinal o paciente está muito mais informado para argumentar e discutir sobre seu tratamento.

Dessa forma, evoluímos para a decisão compartilhada, em que o médico compartilha sua opinião e argumentos técnicos e o paciente explica seus valores, anseios e preferências pessoais. 

Pode parecer o contrário, mas esse novo perfil de paciente representa um grande avanço. Para clínicas de cirurgia plástica, saber que existem pessoas se informando, buscando por conteúdo e opinando sobre seus próprios tratamentos é algo extremamente positivo.

Benefícios do marketing para clínicas de cirurgia plástica

Nenhum paciente irá chegar em sua clínica sem uma extensa pesquisa online para conhecer melhor sua autoridade, forma de atendimento, tipos de cirurgias realizadas, informações disponíveis sobre os procedimentos e tantos outros fatores que ele precisa considerar antes de optar por uma clínica de cirurgia plástica.

Por isso, o marketing médico é tão importante: com as estratégias certas, ele pode te ajudar a atrair, encantar e fidelizar pacientes para que você possa atingir os objetivos almejados. Entenda melhor como as estratégias de marketing podem ser úteis!

Valorização da imagem de sua clínica

A atuação do marketing médico começa pela identificação das necessidades dos profissionais, das clínicas e, principalmente, dos pacientes. Por se tratar de um ramo que está diretamente ligado ao bem-estar, autoestima e qualidade de vida, as clínicas de cirurgia plástica devem contar com identidade visual sólida, organização e atendimento de excelência.

A comunicação visual deverá transmitir a mudança que as cirurgias plásticas podem promover na vida de cada paciente, sempre priorizando os três fatores citados anteriormente – bem-estar, autoestima e qualidade de vida. É importante que essa valorização transpareça em todos os materiais gráficos, no logotipo, no site e nas redes sociais.

Construção de relacionamento

A sua atenção deve estar sempre voltada para a construção de uma boa imagem e para o desenvolvimento de políticas de relacionamento entre clínica e paciente: esses são aspectos que jamais devem ser negligenciados. 

Como pacientes que buscam cirurgia plástica desejam corrigir insatisfações, buscando um maior bem-estar, é fundamental que você ofereça um atendimento humanizado e individualizado, sempre com foco em promover a saúde e elevar a autoestima de cada paciente. 

A importância de conhecer sua persona

Para atingir o público que você deseja, será necessário elaborar uma estratégia de marketing digital que melhore os resultados na busca orgânica do site da clínica de cirurgia plástica. Essa estratégia tem como base a criação de uma persona e, posteriormente, a criação de conteúdo relevante.

Se a proposta é explorar o marketing digital com vistas à atração de pacientes, todo o processo começa no desenvolvimento de um perfil semifictício que reúna características que representem esses pacientes. Entre profissionais de marketing digital, esse perfil é chamado de persona.

A criação de uma persona deve partir do princípio sobre o qual se assenta todo esforço de inbound marketing: o da atração.

Se nas mídias offline é a promoção que chama o público principalmente, na “pegada” inbound esse público passa a ser atraído a partir de conteúdo que dialogue com o que ele busca na internet ao usar os motores de busca.

Resumidamente, uma persona deverá ser alguém sobre quem precisaremos saber:

  • idade;
  • gênero;
  • localização;
  • problemas, anseios e expectativas;
  • soluções espera encontrar;
  • profissão e, se possível, sua forma de trabalhar;

Há outras informações, principalmente demográficas, que podem ser acrescentadas: tudo dependerá dos objetivos propostos e da disponibilidade de dados.

Marketing para clínicas de cirurgia plástica: colocando as estratégias em prática

Nos tópicos anteriores, você viu como o marketing médico pode ser útil para a sua clínica de cirurgia plástica, mas como passar da teoria para a prática? Abaixo, apresentamos algumas dicas que podem te ajudar!

Use ferramentas digitais para melhorar o relacionamento

Manter contato frequente com seus pacientes, seja antes de um procedimento ou após a realização de uma cirurgia ajuda a aumentar a confiança do paciente e fazer com que ele sinta-se mais seguro. Para isso, é válido usar as ferramentas digitais, como o e-mail e o Whatsapp. 

Além disso, não deixe de monitorar constantemente a satisfação dos pacientes por meio de pesquisas qualitativas. isso irá te ajudar a promover melhorias contínuas e estreitar ainda mais o relacionamento entre sua clínica e o paciente. 

Produza conteúdo útil e relevante

Sabendo com quem falar, será mais fácil para uma clínica de cirurgia plástica montar uma estratégia de conteúdo que atraia os pacientes certos. Por exemplo, se a clínica deseja aumentar o número de pacientes em procedimentos estéticos, é importante focar em conteúdos úteis, relevantes e informativos sobre esses procedimento. 

O ideal é que os conteúdos sejam distribuídos em diferentes canais, como redes sociais, blog posts, e-mails marketing. Nas redes sociais, por exemplo, você pode publicar dicas, novidades, dúvidas frequentes e outros conteúdos mais curtos. Já no blog, você trazer informações mais aprofundadas e com uma abordagem mais ampla.

Não esqueça do SEO

Esses conteúdos, no entanto, devem ser formatados de acordo com o que determinam as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Significa que, para que cumpram sua função de atrair os pacientes que buscam por determinadas soluções (vamos supor que a busca seja peeling), um conteúdo deverá conter tudo que precisa para ser bem ranqueado e indexado.

Entre os elementos fundamentais, podemos destacar: uso de determinadas palavras-chave, fatores EAT, foco na experiência do usuário, conteúdo otimizado para featured snippets e outros itens necessários para subir de posição na busca orgânica.

5 ferramentas de marketing digital para utilizar em sua clínica

As ferramentas de marketing digital são extremamente úteis para automatizar processos, facilitar tarefas e garantir mais assertividade em suas estratégias. Abaixo, listamos 5 ferramentas que você pode utilizar para realizar o marketing em sua clínica de cirurgia plástica. Confira!

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta paga que faz análise de palavras-chave, domínio e concorrentes, fornecendo vários dados relevantes para otimizar sua estratégia, principalmente no que diz respeito ao SEO. Os dados são disponibilizados em gráficos, com informações claras e de fácil entendimento. Além disso, a ferramenta é muito intuitiva e fácil de utilizar.

RD Station

Você já deve ter ouvido falar no RD Station, certo? Trata-se de um software para automação de marketing, muito utilizada para realizar campanhas de e-mail marketing, nutrição de leads e disparos de e-mail de forma automatizada. Mas ela vai muito além disso: a ferramenta possui funcionalidades para atrair, converter e relacionar-se com seu público-alvo, além de analisar os resultados de suas ações e campanhas.

WordPress

Para realizar a publicação de conteúdos em seu site e blog, é fundamental contar com um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos. O WordPress é um dos mais utilizados, permitindo criar, editar e publicar todo tipo de conteúdo. Para otimizar ainda mais seus resultados, você pode – e deve – instalar plugins que auxiliam a verificar a qualidade do SEO de suas publicações.

Canva

O Canva é uma ferramenta de design que permite criar e editar imagens de forma simples e intuitiva. A grande vantagem é que a ferramenta disponibiliza templates prontos que você pode editar do jeito que deseja. O Canva é muito utilizado para criar imagens para redes sociais, já que dimensiona as imagens para o tamanho adequado de cada rede. 

Google Analytics

Quando falamos em marketing digital, é sempre importante analisar o resultado de todas as ações para promover melhorias e otimizações constantes em sua estratégia. O Google Analytics é um grande aliado nessa missão. Quando integrada às redes sociais, site, blog e outras ferramentas, é possível realizar o monitoramento das mais diversas métricas, como dados sobre tráfego, aquisição, comportamento do público, conversões e muito mais.

Fique atento às Regras de Publicidade Médica

O marketing na área da saúde pode ser aplicado de diversas maneiras, contudo, não pode abrir mão das normas éticas em publicidade médica. Isso vale para a publicação de conteúdos, informativos, propagandas e campanhas de veiculação na mídia.

Por esse motivo, a condução do marketing em clínicas de cirurgia plástica deve estar a cargo de profissionais que conheçam as normas do Conselho Federal de Medicina a respeito da publicidade médica.

De acordo com essas regras, dados a respeito de médicos, fotos de antes e depois, garantia de resultados e tantas outras informações nunca poderão ser tratados de maneira comercial. A abordagem deve ser sempre informativa e preservar a ética no relacionamento entre médico e paciente.

A importância de contar com ajuda especializada

O marketing para clínicas de cirurgia plástica pode ser extremamente útil para alcançar uma série de objetivos. Mas para que isso seja possível, é preciso planejar e executar todas as ações de maneira estratégica e, por isso, o ideal é contar com a ajuda de uma agência especializada em marketing para a área da saúde. 

Como você pôde ver, o marketing para clínicas de cirurgia plástica envolve uma série de ações, estratégias e ferramentas que necessitam de profissionais especializados para executá-las. Ao contar com a ajuda de uma agência, você poderá ter  maior garantia de que seu marketing será realizado com assertividade, inteligência e profissionalismo, além de permitir que você tenha mais foco em seu core business.

Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico de marketing gratuito.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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