Facebook Pixel 5 coisas sobre marketing para a área da saúde que é preciso saber

Artigo

5 coisas sobre marketing para a área da saúde que é preciso saber

Publicado em 27.02.2015

5 coisas sobre marketing para a área da saúde que é preciso saber

O marketing para a área da saúde possui inúmeras peculiaridades. E, cada vez mais, está sendo necessário procurar novas estratégias para se posicionar no mercado e manter um bom relacionamento com os pacientes.

O inbound marketing é uma metodologia de marketing digital orientada para a conquista efetiva de resultados. Este método inovador de se fazer marketing vem como uma ótima oportunidade para profissionais, clínicas e hospitais que desejam se destacar de maneira certeira, produtiva e eficiente.

Os gestores da área da saúde que desejam aumentar a sua representatividade no mercado e fidelizar seus pacientes devem se familiarizar com as práticas do inbound marketing. Dentro disso, devem conhecer seus conceitos e aplicações relevantes para colocar em prática as ações de atração e relacionamento e, assim, melhorar os resultados.

Confira 5 dicas de marketing para a área da saúde

Existem algumas coisas no marketing digital para a área da saúde que, tanto os médicos quanto os estabelecimentos, devem saber. Confira cinco delas, a seguir:

1. O que é marketing

De acordo com uma das maiores autoridades de marketing no mundo, Phillip Kotler, marketing é tanto uma filosofia quanto um conjunto de ferramentas.

Se fossemos simplificar o conceito, poderíamos dizer que marketing em saúde é prestar serviços com um grau de excelência cada vez maior, de forma orientada às necessidades do paciente, dos profissionais e da organização.

2. Para que serve o marketing

Como filosofia, o marketing pretende satisfazer as necessidades dos consumidores. No caso da saúde, são as necessidades dos pacientes que importam.

Como conjunto de ferramentas, o marketing ajuda a entender melhor o mercado e os pacientes, a desenvolver produtos e serviços de qualidade, a determinar corretamente os preços para estes serviços e produtos, a informar e comunicar corretamente sobre a oferta e torná-la acessível.

3. Foco no paciente

O marketing tem como raiz etimológica a expressão “ir ao mercado” (“go to market”). No caso da saúde, o “ir ao mercado” se reverte em “chegar no paciente”. Portanto, o marketing para a área da saúde tem como missão atender o paciente, oferecer serviços de saúde para quem necessita, de maneira cada vez mais adaptada às demandas de cada indivíduo, ou seja, de maneira eficaz.

4. Foco na ética

Todas as áreas e profissões tem a ética como foco. Mas, em especial na área da saúde, a ética é ainda mais importante, pois cuida de um dos bens mais preciosos do ser humano: sua saúde. Portanto, a ética deve estar em foco sempre e não ser apenas teoria. É preciso que seja uma prática constante.

5. Marketing digital

Em termos de publicidade (que é um dos campos do marketing), o meio digital tem ganhado cada vez mais relevância. Informe-se do que há de novo sobre o marketing digital e suas possibilidades, que são muitas.

Estas possuem um custo/benefício muito melhor do que outras formas de publicidade, como rádio, TV e revistas. Atualmente, existem agências de marketing digital especializadas na área da saúde. Estas empresas atuam para alcançar resultados e fidelizar pacientes.

Marketing digital para a área da saúde

Dentro do marketing digital para a área da saúde é possível estabelecer diversas estratégias para se alcançar melhores resultados. Os conceitos e aplicações mais relevantes para colocar em prática as ações de atração, relacionamento e fidelização de pacientes englobam:

  • entender a realidade do segmento de saúde;
  • compreender a lógica do inbound marketing;
  • saber porque o inbound marketing é eficiente;
  • conhecer o passo a passo para implementar o inbound marketing.

Temos um e-book que pode ajudar você: Marketing Digital para a área da saúde. Compartilhe com quem também tem interesse. E, caso você precise de mais dicas sobre marketing para a área da saúde, entre em contato. Será um prazer poder ajudar!

A importância de um bom sistema para clínica e o impacto no marketing

Artigo

A importância de um bom sistema para clínica e o impacto no marketing

Guia de marketing para clínicas médicas

E-book

Guia de marketing para clínicas médicas

Receba nosso conteúdo VIP