Facebook Pixel 5 coisas sobre marketing para a área da saúde que é preciso saber

Artigo

5 coisas sobre marketing para a área da saúde que é preciso saber

Publicado em 27.02.2015

5 coisas sobre marketing para a área da saúde que é preciso saber

O marketing para a área da saúde possui inúmeras peculiaridades. E, cada vez mais, está sendo necessário procurar novas estratégias para se posicionar no mercado e manter um bom relacionamento com os pacientes.

O inbound marketing é uma metodologia de marketing digital orientada para a conquista efetiva de resultados. Este método inovador de se fazer marketing vem como uma ótima oportunidade para profissionais, clínicas e hospitais que desejam se destacar de maneira certeira, produtiva e eficiente.

Os gestores da área da saúde que desejam aumentar a sua representatividade no mercado e fidelizar seus pacientes devem se familiarizar com as práticas do inbound marketing. Dentro disso, devem conhecer seus conceitos e aplicações relevantes para colocar em prática as ações de atração e relacionamento e, assim, melhorar os resultados.

Confira 5 dicas de marketing para a área da saúde

Existem algumas coisas no marketing digital para a área da saúde que, tanto os médicos quanto os estabelecimentos, devem saber. Confira cinco delas, a seguir:

1. O que é marketing

De acordo com uma das maiores autoridades de marketing no mundo, Phillip Kotler, marketing é tanto uma filosofia quanto um conjunto de ferramentas.

Se fossemos simplificar o conceito, poderíamos dizer que marketing em saúde é prestar serviços com um grau de excelência cada vez maior, de forma orientada às necessidades do paciente, dos profissionais e da organização.

2. Para que serve o marketing

Como filosofia, o marketing pretende satisfazer as necessidades dos consumidores. No caso da saúde, são as necessidades dos pacientes que importam.

Como conjunto de ferramentas, o marketing ajuda a entender melhor o mercado e os pacientes, a desenvolver produtos e serviços de qualidade, a determinar corretamente os preços para estes serviços e produtos, a informar e comunicar corretamente sobre a oferta e torná-la acessível.

3. Foco no paciente

O marketing tem como raiz etimológica a expressão “ir ao mercado” (“go to market”). No caso da saúde, o “ir ao mercado” se reverte em “chegar no paciente”. Portanto, o marketing para a área da saúde tem como missão atender o paciente, oferecer serviços de saúde para quem necessita, de maneira cada vez mais adaptada às demandas de cada indivíduo, ou seja, de maneira eficaz.

4. Foco na ética

Todas as áreas e profissões tem a ética como foco. Mas, em especial na área da saúde, a ética é ainda mais importante, pois cuida de um dos bens mais preciosos do ser humano: sua saúde. Portanto, a ética deve estar em foco sempre e não ser apenas teoria. É preciso que seja uma prática constante.

5. Marketing digital

Em termos de publicidade (que é um dos campos do marketing), o meio digital tem ganhado cada vez mais relevância. Informe-se do que há de novo sobre o marketing digital e suas possibilidades, que são muitas.

Estas possuem um custo/benefício muito melhor do que outras formas de publicidade, como rádio, TV e revistas. Atualmente, existem agências de marketing digital especializadas na área da saúde. Estas empresas atuam para alcançar resultados e fidelizar pacientes.

Marketing digital para a área da saúde

Dentro do marketing digital para a área da saúde é possível estabelecer diversas estratégias para se alcançar melhores resultados. Os conceitos e aplicações mais relevantes para colocar em prática as ações de atração, relacionamento e fidelização de pacientes englobam:

  • entender a realidade do segmento de saúde;
  • compreender a lógica do inbound marketing;
  • saber porque o inbound marketing é eficiente;
  • conhecer o passo a passo para implementar o inbound marketing.

Temos um e-book que pode ajudar você: Marketing Digital para a área da saúde. Compartilhe com quem também tem interesse. E, caso você precise de mais dicas sobre marketing para a área da saúde, entre em contato. Será um prazer poder ajudar!

Por que terceirizar os serviços de Marketing da sua clínica?

Artigo

Por que terceirizar os serviços de Marketing da sua clínica?

Guia de marketing para clínicas médicas

E-book

Guia de marketing para clínicas médicas

Receba nosso conteúdo VIP