Marketing e o Coronavírus: dicas do que produzir no momento atual

Marketing e o Coronavírus: dicas do que produzir no momento atual

Atualizado em: 15/03/2024 | Publicado em: 26/06/2020

Coronavírus. Covid-19. Pandemia. Todo dia nos deparamos com dezenas de notícias relacionadas a esses termos que até então eram inexistentes ou totalmente incomuns e nos últimos meses não saem da nossa cabeça. Com a necessidade de adaptação a essa nova realidade, você já parou para se perguntar como o seu marketing médico deve se ajustar à crise provocada pelo coronavírus?

Diante do momento atual, muitas empresas se viram obrigadas a adotar novas ações para se reposicionar no mercado. No campo da saúde, essa preocupação deve ser ainda maior, uma vez que, mais do que nunca, a importância desta área para a situação que estamos vivendo é inegável. 

Pesquisas já têm demonstrado o aumento do número de buscas sobre conteúdos relacionados à área da saúde durante a pandemia do coronavírus. Neste sentido, o marketing médico pode ser uma excelente alternativa para sua instituição de saúde superar este momento e sair ainda mais forte quando tudo isso acabar. 

Por que investir em estratégias de marketing neste momento?

Estamos diante de uma nova realidade: o isolamento social expandiu o consumo digital, o comportamento do consumidor mudou e as tendências de busca on-line se voltaram totalmente para a área da saúde. 

Neste novo cenário, o marketing médico é uma importante ferramenta para você criar uma maior conexão com seu público e entregar informações precisas e de qualidade em um momento em que todos procuram um pouco de conforto e alívio. 

Mais do que nunca, é preciso criar uma relação humana e próxima com seus pacientes. E esse é um dos momentos centrais da atuação do marketing médico para você se conectar com um maior número de pessoas. 

As ações que você adotar neste momento poderão se refletir na fidelização de pacientes no futuro. Portanto, agora é a hora de você se posicionar e se mostrar útil para a sociedade!

A tecnologia como aliada 

Em um momento que exige distanciamento social, a tecnologia é a melhor aliada para você se aproximar de seus pacientes, mesmo que essa proximidade seja realizada no ambiente digital. O Conselho Federal de Medicina (CFM) autorizou, em caráter de excepcionalidade, o uso da telemedicina durante a pandemia do coronavírus. 

Adotar essa prática em sua instituição de saúde é uma excelente alternativa para continuar oferecendo atendimento, esclarecendo dúvidas e orientando seus pacientes sobre como agir diante do contexto atual.

Dessa forma, a tecnologia se mostra como uma importante aliada para estar presente e se posicionar em momentos de crise como esse. Abaixo, você confere algumas ferramentas de videoconferência que podem te ajudar nessa missão:

Whatsapp

  • oferece facilidade de acesso à câmera do aparelho;
  • permite o envio de material complementar como links ou documentos;
  • o paciente continua com seu número gravado;
  • dica: não utilize seu número pessoal para realizar o atendimento. O ideal é possuir um número exclusivo da sua instituição de saúde. 

Google Meet

  • possibilita realizar reuniões on-line;
  • é gratuito e dispensa a necessidade de instalar o aplicativo;
  • permite compartilhar a tela com os pacientes;
  • permite compartilhar links e documentos durante o atendimento ou reunião.

Zoom

  • é muito utilizado por empresas de tecnologia;
  • na versão paga é possível gravar todo o atendimento;
  • para utilizar, é necessário baixar o aplicativo.

Facetime

  • possui excelente resolução;
  • só está disponível para aparelhos com sistemas iOS.

Skype

  • possui boas funcionalidades e integrações;
  • permite o compartilhamento de tela
  • deve ser baixado para o uso.

Afinal, o que devo produzir no momento atual?

O maior objetivo do marketing médico no momento atual é oferecer informação de qualidade sobre assuntos relacionados à pandemia do coronavírus. Por isso, é importante apostar na produção de conteúdo educativo e informativo para seu público. Veja o que você pode fazer!

Lives

Com a recomendação de ficar em casa, as lives se tornaram um verdadeiro fenômeno durante a quarentena. E você também pode utilizá-las a seu favor. Elas são ideais para abordar assuntos relacionados ao momento atual, trazendo dicas, orientações e recomendações importantes para seu público. Tudo isso de maneira dinâmica, humana e muito mais próxima às pessoas

Podcasts

O consumo de podcasts também aumentou na quarentena. No cenário atual, esta ferramenta pode ser uma excelente forma de informar seus pacientes por meio de conteúdos dinâmicos e muito fáceis de serem consumidos. Afinal, o conteúdo em áudio pode ser ouvido durante qualquer atividade do dia a dia, sem a necessidade de interrupção.

Publicações de conscientização

Como válvula de escape na quarentena, as redes sociais têm demonstrado um aumento considerável em seu consumo. E mais uma vez o marketing médico deve entrar em cena nestes canais. Aqui, o ideal é apostar em publicações de conscientização, novidades e orientações relacionadas ao momento atual.

Artigos

Se você já produz post para alimentar seu blog, a dica é continuar com a produção ativa. Contudo, diante da pandemia do coronavírus, o ideal é refazer o calendário de publicações e mudar o foco, procurando relacionar assuntos da sua especialidade com o momento que estamos vivendo. Assim, é possível manter seus pacientes e leitores bem informados por meio de conteúdos mais extensos, aprofundados e relevantes.

E-mail marketing⠀⠀⠀

As estratégias de e-mail marketing continuam sendo uma importante fonte para alimentar seus pacientes com conteúdos relevantes e atuais. Assim como os demais canais utilizados em sua estratégia de marketing médico, os e-mails devem ser voltados para assuntos relacionados à pandemia do coronavírus. Procure comunicar-se de maneira clara e objetiva, com conteúdos que gerem interesse e sejam relevantes para o leitor.  ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Pense no futuro da instituição, lembre-se que quem não é visto não é lembrado. Ajuste sua estratégia, mas não pare. Seu posicionamento no momento atual irá refletir na imagem de sua instituição de saúde no médio e longo prazo, podendo resultar em maior número de consultas, fidelização de pacientes e tantos outros benefícios.

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Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
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