Artigo

Marketing Médico: 4 estratégias indispensáveis

Publicado em 01.02.2016

Marketing Médico: 4 estratégias indispensáveis

Os pacientes que tem para atender no(s) consultório(s) ou clínica(s) é o que te motiva, como médico, a exercer a medicina, certo? E você tem muita disponibilidade para atendê-los, desde que eles cheguem até você. E esse é o ponto em que precisa trabalhar: fazer o seu paciente encontrar os seus serviços. Pois, bem. O marketing médico está aí para isso, te ajudar a identificar e fidelizar pacientes, para que possa fazer o que ama e, consequentemente, promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

Provavelmente agora você está se perguntando como o marketing médico vai conseguir o que você, talvez, há algum tempo tem tentado, sem muito resultado: tornar aquele visitante do seu site ou aquela ligação em alguém que vai, de fato, comparecer a consulta. Na verdade, é bem simples. Aplicando estas 4 estratégias indispensáveis para a conquista de uma agenda bem ocupada.

1. Conhecer o público

Saber, ou melhor, conhecer o perfil do paciente que você tem e/ou quer ter é o insumo básico do marketing e é a primeira coisa que precisa realizar, caso ainda não tenha feito. É com base nesse conhecimento que se torna possível desenvolver estratégias que fomentem o atendimento às expectativas desse público, antecipar suas necessidades e surpreendê-lo ao satisfazê-las sem que uma palavra tenha sido mencionada a respeito.

As chances da relação de troca se estabelecer e ser perene são maiores quando se tem bem definido o perfil de público e o que ele efetivamente deseja e necessita. A fidelização depende da estratégia de gestão na saúde estar alinhada às expectativas das pessoas. Analise tudo isso com as ferramentas do marketing médico e depois se concentre na próxima estratégia.

2. Informação de qualidade

Até há algum tempo existia a crença velada de que se o médico falou, tá falado. É verdade, e ninguém discute. Só que a era da informação, apesar da controvérsia que é a busca por informação médica na rede devido ao risco de autodiagnóstico, mudou essa crença. Antes da opinião médica, as pessoas buscam entender, primeiro, o que pode estar acontecendo com uma pesquisa na internet. Nesse quesito, sai na frente quem oferece informação de qualidade. Pois, mesmo sendo questionadoras, as pessoas confiam nos médicos. Só que a confiança delas é seletiva. Precisa ser conquistada. Para isso, o que esperam é que os médicos lhes deem informações detalhadas sobre sua condição, apresentem as possibilidades, indicando as opções de tratamento, suas vantagens e desvantagens.

Sim. Elas podem obter tudo isso com você na consulta. Mas, por quê não oferecer parte disso antes, por exemplo, abordando o assunto em um texto publicado em seu site, de forma simples, dinâmica e interessante, que as faça querer saber mais e transforme você em referência para quando a consulta for necessária, seja agendada na sua clínica ou consultório?

3. Bom atendimento

Esteja preparado para receber seu público. “A primeira impressão é a que fica” não é só uma expressão. É fato. O primeiro contato com o paciente é o cartão de visitas da empresa. Faltas cometidas neste momento geram expectativas ruins. E o que você quer é exatamente o oposto, certo? Gerar uma experiência tão positiva ao ponto de que a pessoa se transforme em “vendedora”, ao se dedicar a relatar o quão bom foi consultar-se com você e recomendar seus serviços.

Então, planeje. E preocupe-se não só em você próprio gerar essa experiência, mas em comprometer toda a equipe nisso, já que não apenas a experiência que o usuário terá como paciente é capaz de determinar sua fidelidade, mas a soma de todos os momentos experimentados no ambiente. Nesse contexto, é válido o investimento em qualificação, tanto das equipes médicas, no caso das clínicas, como do pessoal de atendimento. Uma equipe atenciosa, ágil e preparada também influencia no relacionamento com o paciente.

Relacionamento com o paciente

O paciente bem atendido, satisfeito, volta. Sempre volta. Até porque as pessoas não gostam de ter de ficar mudando de médico e recontar tudo o que se passa com ela para um novo profissional para que ele entenda e perceba porque ela está ali e do que realmente precisa. Só que você não precisa esperar a pessoa voltar para se relacionar com ela. Há outras formas de mantê-la em contato com você e, com isso, até antecipar o retorno para uma nova consulta. O envio de newsletter informando sobre novos serviços, com dicas de saúde e até a parabenizando pelo aniversário é uma delas.

A construção de um relacionamento mais confiável e perene é um desafio para os médicos que atuam em consultórios. Principalmente porque o perfil de público atual demanda um atendimento mais integrado, particular e individualizado, em que há espaço para uma interação maior com os médicos e acesso mais fácil às próprias informações de saúde. Requer mais que o tratamento das doenças com qualidade e segurança, requer a sensação de proximidade, que é possível e eficaz na fidelização dos clientes.

Pronto! Agora você já sabe como o marketing médico pode te ajudar. Mas, caso ainda tenha alguma dúvida ou queira compreender melhor alguma dessas estratégias, está convidado a vir tomar um café com nossa equipe. Teremos satisfação em colaborar na criação das estratégias para você alcançar resultados de excelência com seu marketing médico.

Como montar um plano de marketing para minha clínica?

Artigo

Como montar um plano de marketing para minha clínica?

Guia de marketing para clínicas médicas

E-book

Guia de marketing para clínicas médicas

Receba nosso conteúdo VIP