Artigo

Marketing B2B para e-commerce da área da saúde

Por:
Publicado em 05/11/2020

Marketing B2B para e-commerce da área da saúde

Um dos grandes desafios de empresas de comércio eletrônico que atuam no mercado B2B é ganhar a confiança da audiência e manter um relacionamento duradouro. No atual cenário – cada vez mais competitivo e repleto de informações – o marketing B2B para e-commerce pode ser um poderoso aliado das empresas de saúde para potencializar suas vendas on-line.

Quando falamos em produtos e serviços para a área da saúde, conquistar a confiança do consumidor é um caminho longo e trabalhoso, afinal ele quer ter certeza de que está escolhendo a melhor opção para promover seu bem-estar e qualidade de vida. Esse é um desafio ainda maior nas relações B2B, já que os ciclos de venda são mais longos e exigem um esforço maior.

Para facilitar essa missão, as ações de marketing B2B para e-commerce devem fazer parte das suas estratégias digitais. Vamos ver como elas podem te ajudar? Acompanhe!

Marketing B2B para e-commerce: como conquistar seu cliente?

A grande diferença entre o marketing B2C e B2B para e-commerce é o ciclo de compra que cada um apresenta. No modelo B2B, o processo de compra é mais longo e complexo, pois envolve uma tomada de decisão cuidadosa e que passa por vários gestores, negociadores e compradores internos até chegar à escolha final.

Para se ter uma ideia, os compradores desse modelo de negócio realizam, em média, 12 pesquisas on-line antes de se envolver com uma marca específica, segundo o estudo The Changing Face B2B Marketing, realizado pelo Google. E o envolvimento com a marca é só o começo. A partir daí começa uma longa jornada para que o comprador construa um relacionamento e opte por uma determinada empresa de e-commerce.

A sua missão é guiá-lo por esse caminho de maneira estratégica para que, ao final do processo, sua empresa seja escolhida por ele. Para apoiar esse processo, o marketing B2B para e-commerce deve ser utilizado como uma peça-chave e estratégica. Mas afinal, quais estratégias devo utilizar?

Blog

O marketing de conteúdo também é rei quando falamos no mercado B2B, afinal é por meio dele que você vai gerar valor e conquistar a confiança do seu cliente. A ideia do conteúdo é transformar sua marca em autoridade no seu segmento, se posicionando como Top of Mind no mercado para conquistar a preferência do seu público.

Como o cliente está em busca do melhor fornecedor, o conteúdo deve ser detalhado, relevante e, principalmente, informativo, para explicar como a sua solução funciona e quais os ganhos que ela trará para seu cliente.

O blog é o principal canal para colocar em prática sua estratégia de marketing de conteúdo, combinando a produção de artigos relevantes com técnicas de SEO para que seu e-commerce seja encontrado com mais facilidade e por um número maior de possíveis clientes.

Materiais ricos

Para conquistar a confiança de clientes do mercado B2B, conteúdos extensos são muito efetivos na hora de mostrar valor e demonstrar expertise em seu ramo de atuação. Por isso, aprofundar seus conteúdos é uma excelente maneira de encantar e educar sua audiência através de informações relevantes, aprofundadas e de qualidade.

Aqui, a ideia é criar e-books, infográficos, guias, whitepapers e outros formatos de materiais ricos que sejam úteis para gerar valor na sua audiência e comprovar a sua autoridade no assunto. Além disso, as landing pages que ofertam os materiais ricos são uma porta de entrada para você capturar o e-mail dos usuários, transformando-os em leads e nutrindo-o com conteúdos relevantes.

E-mail marketing

Segundo uma pesquisa da Rock Content, mais de 76% das empresas utilizam o e-mail marketing como estratégia de relacionamento. No marketing B2B para e-commerce, o e-mail é uma das principais ferramentas para estreitar o relacionamento e ganhar a confiança do seu lead.

Não se esqueça de que quando você envia um e-mail para outra empresa é preciso saber dados importantes como o cargo que o lead possui dentro da empresa e seu poder de decisão de compra para que você possa entender o que oferecer e como falar com seu contato. A personalização de conteúdo é a peça-chave do e-mail marketing!

Redes sociais

As redes sociais também podem ser grandes aliadas na sua estratégia de marketing B2B para e-commerce. Por meio delas, é possível divulgar conteúdos relevantes, aumentar a credibilidade com possíveis clientes, manter contato com outras empresas. Tudo isso contribui para aumentar as vendas.

Para colocar tudo isso em prática, o LinkedIn é a rede social mais recomendada, já que é um canal voltado a relacionamentos profissionais e comunicação institucional, criando o cenário perfeito para você encontrar novos clientes, entrar em contato com gestores e se posicionar como autoridade do mercado.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e fale com nosso time de especialistas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba por e-mail conteúdos sobre Marketing Digital para saúde.


Material escrito por:
Coordenação

É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

Retorno financeiro: como saber quanto minha clínica está faturando?

Artigo

Retorno financeiro: como saber quanto minha clínica está faturando?

Receba nosso conteúdo VIP