Como fazer uma estratégia no Instagram para clínica médica?

Como fazer uma estratégia no Instagram para clínica médica?

Atualizado em: 19/08/2022 | Publicado em: 11/10/2017

Criar uma estratégia no Instagram para clínica médica é algo que cada vez mais profissionais desejam fazer, independente da sua especialidade ou porte da sua instituição de saúde. Isso se dá pelo fato de que essa rede social é muito popular e é acessada diariamente por milhões de pessoas.

Para ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela We Are Social e pela Hootsuite, empresas especializadas em mídias digitais, aponta que o Instagram é a terceira rede social mais acessada no Brasil, ficando atrás apenas do WhatsApp e do YouTube. No total, há mais de 122 milhões de brasileiros nessa ferramenta.

Além disso, segundo a Opinion Box, empresa que oferece soluções de pesquisa, mais de 82% dos usuários seguem ao menos uma empresa.

Tudo isso mostra a real importância de se criar uma estratégia no Instagram para clínica médica. Continue lendo esse artigo e saiba como fazer isso.

6 dicas para criar uma estratégia no Instagram para clínica médica

Confira quais são as nossas dicas para ter uma estratégia incrível no Instagram para sua clínica médica.

Crie uma persona e mapeie seu comportamento

Uma persona é uma representação fictícia de um potencial paciente ou pessoa interessada nos serviços que você oferece. Saber exatamente como chegar a essa persona é decisivo para o sucesso da estratégia de Instagram para clínica médica.

Saiba como criar uma persona no nosso artigo

Para mapear o comportamento, você precisará fazer uma análise dos conteúdos já criados e da reação dos seus seguidores. Veja quantas curtidas e comentários uma publicação recebeu e confira quais são as que mais se destacam.

Caso você ainda não tenha nenhuma publicação, não se preocupe que essa análise pode ser feita depois de um tempo. O importante é traçar a sua persona e prever o seu comportamento a partir das suas necessidades.

Insira elementos visuais que façam sentido com sua especialização

O Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens e vídeos. Assim, é importante que seus elementos visuais reflitam, de forma genuína, o dia a dia da clínica, dos seus profissionais e da sua especialização.

Além disso, todas as imagens e vídeos publicados devem ter alta qualidade para evitar uma percepção negativa.

Vale ressaltar que uma ótima maneira de chamar atenção e fazer os seus seguidores se conectarem com a sua clínica médica é por meio do compartilhamento de fotos próprias. Mas, caso isso não seja possível em todas as publicações, utilize bancos de imagem, cuidando para não utilizar de forma indevida qualquer conteúdo.

Fique atento à ética médica

O capítulo XIII do Código de Ética Médica trata da publicidade para clínicas e profissionais. Adicionalmente, o CRM publicou uma série de critérios para médicos utilizarem da forma correta as redes sociais.

Por isso, na hora de usar o Instagram para clínica médica, deve-se ter atenção extra para:

  • não usar imagens expondo pacientes antes e depois de tratamentos, mesmo com autorização;

  • não falar ou insinuar que uma técnica ou tratamento é exclusivo da clínica;

  • não usar termos sensacionalistas e

  • não incluir o número de inscrição do CRM.

Saiba mais sobre ética nas publicações aqui

Faça publicações com conteúdos relevantes

É impossível falar sobre estratégia no Instagram para clínica médica sem mencionar as publicações. Existem diversos conteúdos que podem ser criados para gerar engajamento e criar reputação no mercado.

É possível postar imagens que fazem referência a determinadas doenças, explicando de forma didática seus sintomas e possíveis tratamentos, por exemplo. Você também pode criar vídeos com conteúdo útil e que gerem engajamento social, como informativos sobre formas de prevenir problemas de saúde.

Saiba mais sobre a importância do conteúdo para a sua estratégia de marketing médico no nosso vídeo abaixo!

Agende postagens e use hashtags

Para ter mais resultados na estratégia de Instagram para clínica médica recomendamos o uso de hashtags — termos precedidos do caractere # que é utilizado para fazer pesquisas nessa rede social.

Elas funcionam como uma espécie de sinalizador para determinados assuntos, atraindo pessoas que se interessem por esses temas. Ao usar a hashtag #cirurgiaplastica nas suas fotos, por exemplo, as pessoas interessadas no assunto encontrarão o seu perfil ao pesquisarem pelo termo na busca do Instagram.

Agendar postagens também é uma forma eficiente de alcançar seguidores e fidelizar os já existentes. Isso porque o alcance orgânico no Instagram funciona como no Facebook: quanto mais regulares forem as postagens, maiores as chances de se manter a audiência e o engajamento elevados.

Anúncios do Instagram para clínica médica

Depois que passou a ser integrado à plataforma de anúncios do Facebook, a criação de campanhas no Instagram ficou mais fácil. Além disso, é possível analisar o ROI (Retorno Sobre Investimento) junto com os anúncios no Facebook, tornando possível a integração de estratégias para ambas as redes — o que gera maior alcance e, portanto, maior retorno.

As campanhas em Instagram para clínica médica deverão evidenciar, sempre, conteúdos de interesse dos pacientes, ou mostrar como a clínica pode ajudar no diagnóstico e prescrição de tratamentos. Mas lembre-se: é preciso cuidar para não deixar as publicações antiéticas, o que pode gerar sérios problemas.

Se você quer se aprofundar mais nesse tema e deseja saber como criar uma estratégia de marketing completa para sua instituição de saúde, dê play no vídeo abaixo e veja o nosso material completo sobre o tema.

Curtiu nossas dicas? Então, coloque elas em prática e faça uma estratégia no Instagram para clínica médica. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse tema, basta entrar em contato conosco para conversar com um de nossos especialistas.

E caso você queira conferir mais conteúdos desse tipo, nos siga no Facebook e no Instagram.

user
Autor: CEO de E-saúde Marketing
É CEO na E-saúde Marketing. Formada em economia, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Administração pela UDESC. Trabalha com marketing digital e marketing em saúde há 15 anos.
Compartilhar
Falar com estrategista contato