
Utilizar o Instagram para clínica médica tem sido uma prática cada vez mais difundida entre profissionais de diversas especialidades. Isso se deve principalmente ao fato de que, hoje, o Instagram é a segunda rede social mais utilizada por brasileiros: são 35 milhões de perfis ativos, o que significa muitas oportunidades para entrar em contato com potenciais pacientes.
Antes de começar a explorar essa rede social, porém, a clínica precisa estar atenta aos mecanismos e técnicas de marketing mais adequadas. Acompanhe o artigo até o final e saiba quais são elas.
Crie uma persona e mapeie seu comportamento antes de fazer o Instagram para clínica médica
Uma persona é uma representação fictícia de um potencial paciente ou pessoa interessada nos serviços que você oferece. Saber exatamente como chegar a essa persona é decisivo para o sucesso de um perfil de clínica médica.
Esse sucesso será medido, inicialmente, pelo número de seguidores e indicadores de engajamento com as postagens. Curtidas e comentários também ajudam a identificar como os conteúdos estão sendo recebidos, sendo um termômetro para medir o quanto as suas estratégias estão alcançando o público.
Invista em imagens considerando a especialidade
O Instagram é uma rede social baseada no compartilhamento de imagens e vídeos curtos. Assim, é importante produzir imagens que reflitam, de forma genuína, o dia a dia da clínica e dos seus profissionais. Embora essas imagens permitam alguma descontração, elas precisam ser de alta qualidade.
Imagens que gerem um impacto visual e passem uma mensagem positiva são excelentes formas de se expressar.
Fique atento à ética médica
O capítulo XIII do Código de Ética Médica trata da publicidade para clínicas e profissionais. Adicionalmente, o CRM publicou uma série de critérios para médicos utilizarem da forma correta as redes sociais.
É vedado usar imagens expondo pacientes antes e depois de tratamentos, mesmo com autorização. Também deve-se ter cuidado ao comentar sobre técnicas e tratamentos para que não transpareça aos pacientes que a clínica tem exclusividade sobre eles.
Nesse contexto, postar imagens que fazem referência a determinadas patologias, explicando de forma didática seus sintomas e possíveis tratamentos, é o mais indicado para essa rede. Também é possível criar vídeos com conteúdo útil e que gerem engajamento social, como informativos sobre formas preventivas de se evitar doenças, por exemplo.
Agende postagens e use hashtags
No Instagram para cliníca médica, o uso de hashtags — termos precedidos do caractere # — é fundamental. Elas funcionam como uma espécie de sinalizador para determinados assuntos, atraindo pessoas que se interessem por esses temas. Ao usar a hashtag #cirurgiaplastica nas suas fotos, por exemplo, as pessoas interessadas no assunto encontrarão o seu perfil ao pesquisarem pelo termo na busca do Instagram.
Agendar postagens também é uma forma eficiente de alcançar seguidores e fidelizar os já existentes. Isso porque o alcance orgânico no Instagram funciona como no Facebook: quanto mais regulares forem as postagens, maiores as chances de se manter a audiência e o engajamento elevados.
Anúncios do Instagram para clínica médica
Depois que passou a ser integrado à plataforma de anúncios do Facebook, a criação de campanhas no Instagram ficou mais fácil. Além disso, é possível analisar o ROI (Retorno Sobre Investimento) junto com os anúncios no Facebook, tornando possível a integração de estratégias para ambas as redes — o que gera maior alcance e, portanto, maior retorno.
As campanhas em Instagram para clínica médica deverão evidenciar, sempre, conteúdos de interesse dos pacientes, ou mostrar como a clínica pode ajudar no diagnóstico e prescrição de tratamentos. Assim, preserva-se a ética ao mesmo tempo em que se explora, de maneira consistente, os benefícios do marketing digital para clínicas.
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