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Inbound vs. Outbound marketing: principais diferenças

Publicado em 10.05.2016

Inbound vs. Outbound marketing: principais diferenças

Qual das iniciativas você realiza hoje para encontrar um médico ou uma clínica para tratar varizes:

  1. a) liga a TV em um canal que gosta de assistir e espera para ver se surge na tela o anúncio de algum médico ou clínica que ofereça o atendimento que está procurando; ou
  2. b) pega o smartphone, acessa um site de busca e pesquisa “médico para tratar varizes em {sua cidade}” e vê o que aparece de resultado, preferencialmente perto de casa ou do trabalho.

Considerando a forma atual de consumo, provavelmente a sua escolha é a opção b. A da maioria das pessoas é. E essa é uma das principais diferenças do Inbound Marketing para o Outbound Marketing. O primeiro se concentra em produzir informação de qualidade para oferecer a pessoa no momento em que demonstra interesse no assunto. O segundo oferece a informação quando a pessoa não está tão interessada assim.

Inbound Marketing direciona as ações para um público que já sabe o que quer e utiliza estratégias para disponibilizar conteúdo relevante relacionado ao serviço que esse público procura, enquanto o Outbound concentra esforços para convencer o público de que seu produto é bom e vale a pena ser consumido.

Distinções entre Inbound e Outbound Marketing

Vamos voltar ao exemplo acima para entender melhor. Quando você liga a TV no canal que gosta de assistir e o programa que está vendo é interrompido para dar espaço ao intervalo comercial, em que o banco, a fabricante de xampú, e a clínica médica tem 30 segundos, em média, cada um para te convencer de que são os melhores no que fazem, estão investindo em Outbound Marketing e fazendo o que se conhece também por marketing de interrupção. Não foi para ver isso que você provavelmente ligou a TV, mas isso é parte do que lhe é oferecido. Você não tem interesse nesses serviços e enquanto eles passam na tela, pega o smartphone para pesquisar sobre o que realmente tem interesse: saber como tratar as varizes perto de casa ou do trabalho.

A pesquisa te faz encontrar um texto sobre o assunto que você se interessa em ler e, ao buscar mais informações, descobre que está publicado no site de uma clínica que possui médicos experientes e tratamentos menos invasivos para varizes, e o melhor: perto de casa! Sem perceber, as estratégias do Inbound Marketing funcionaram com você. E é isso o que o torna tão interessante, atrativo e eficaz.

A divulgação do médico ou da clínica por meio do Inbound Marketing impede que a pessoa ignore sua oferta, pois ela própria a procurou por ter tido opção de escolha. No Outbound Marketing esse risco é maior já que há a alternativa de a pessoa trocar de canal ou desligar a TV no momento do intervalo por não querer assisti-lo se aquilo não interessar para ela. No Inbound a pessoa está concentrada na busca. No Outbound há o risco de dispersão.

Deu para entender as principais diferenças entre Inbound e Outbound Marketing? São estratégias válidas, porém distintas. Quando for planejar a divulgação do seu trabalho como médico ou da clínica, considere bem as alternativas e analise: em geral o Inbound Marketing, bem realizado, pode gerar muito resultado, a um custo mais baixo.

 

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