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Inbound marketing para laboratórios: saiba como implementar

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Publicado em 05/12/2020

Inbound marketing para laboratórios: saiba como implementar

O crescimento na demanda e oferta sobre os serviços laboratoriais vem aumentando a competitividade no setor e obrigando empresas a buscarem alternativas para se destacar no mercado. Alinhando estratégias eficientes às necessidades do paciente atual, o inbound marketing para laboratórios pode ser um grande aliado para maximizar seus resultados diante dessa nova realidade.

Esperar que os pacientes venham até sua instituição por meio de propagandas veiculadas em mídias tradicionais ou pelo famoso “boca a boca” já é uma realidade do passado que não tem mais espaço, uma vez que os pacientes estão cada vez mais exigentes, informados e preocupados com sua saúde e bem-estar.

Nesse cenário, o inbound marketing para laboratórios, muito mais do que uma opção, torna-se uma necessidade para garantir maior competitividade e autoridade em seu segmento de atuação.

Afinal, o que é inbound marketing?

Segundo a Rock Content, inbound marketing pode ser definido como “um conjunto de estratégias de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, para conquistar a permissão de comunicar com seu potencial cliente de forma direta, criando um relacionamento que pode ser duradouro.”

Em outras palavras, é o cliente que vai até a empresa e não o contrário, como acontece no marketing tradicional. É por isso que o inbound marketing também é chamado de marketing de atração, ou seja, você atrai o cliente com as estratégias certas e passa a construir um relacionamento de confiança até que ele se sinta seguro em realizar uma compra com você – ou no caso de laboratórios, realizar a coleta de materiais para diagnósticos e tratamentos.

Quais as vantagens do inbound marketing para laboratórios?

Com a implementação correta e estratégias eficientes, o inbound marketing pode trazer uma série de benefícios para laboratórios. Confira os principais:

Atração de novos pacientes

Por ser considerado como “marketing de atração”, nada mais justo que atrair novos pacientes para seu laboratório, certo? Com as estratégias de conteúdo corretas, é possível entregar informações úteis e relevantes para sua audiência, aumentar sua presença on-line, e, consequentemente, aumentar as chances de atração de novos pacientes.

Aumento de autoridade

A criação de conteúdos relevantes, que dialoguem com as dores e necessidades dos pacientes, também é importante para a construção de autoridade e reputação. Ao se posicionar como especialista e demonstrar profundo conhecimento sobre sua área de atuação, fica mais fácil conquistar a confiança de pacientes que prezam por empresas que realmente possuem expertise para cuidar da saúde.

Maiores chances de fidelização

Você sabia que conquistar um novo paciente pode custar de 5 a 7 vezes mais do que fidelizar pacientes atuais? Para reduzir custos, o inbound marketing possui estratégias eficientes de fidelização, ajudando a aumentar a taxa de retenção e fazendo com que você sempre possua pacientes recorrentes.

Como começar uma estratégia de inbound marketing?

Para que sua estratégia de inbound marketing traga os resultados esperados, é preciso observar alguns pontos antes de partir para a ação. Saiba o que você deve fazer!

Defina seus objetivos

Quais são seus objetivos com o inbound marketing? Aumentar o número de atendimentos? Tornar-se referência em sua área? Melhorar o relacionamento e os índices de satisfação? Enfim, o primeiro passo é definir seus objetivos, pois são eles que irão ditar as melhores estratégias para serem colocadas em prática.

Conheça sua persona

Mais do que conhecer seu público-alvo, é fundamental conhecer sua persona, ou seja, a representação semifictícia do seu paciente ideal. Ao conhecer as características que o tornem o mais real possível, fica muito mais fácil produzir conteúdos mais direcionados e traçar estratégias que façam sentido para aquela persona.

Promova a atração

Ser encontrado é o passo inicial para que você possa começar a construir uma relação de confiança com possíveis pacientes. Por isso, é essencial produzir conteúdo de qualidade, relevante e científico. A criação de um site e conteúdos de blog otimizados para SEO, materiais ricos e investimento em mídias pagas são excelentes estratégias de atração.

Conheça o Manual de Publicidade Médica

O marketing para a área da saúde possui uma série de limitações impostas pelo Conselho Federal de Medicina através do Manual de Publicidade Médica. Ter total entendimento sobre o que é permitido e proibido é de extrema importância para que suas estratégias não ultrapassem os limites éticos. Por isso, antes de colocar qualquer ação em prática, certifique-se de que ela está dentro dos limites legais.

Quer saber como implementar e quais são as melhores estratégias de inbound marketing para laboratórios? Fale com nossos consultores e saiba muito mais!

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É a Coordenadora de Desempenho da E-saúde. Busca desenvolver na equipe o espírito de cooperação, a inteligência e o humanismo. Sua motivação é ver todos bem: crescendo, se desenvolvendo e comprometendo em obter resultados consistentes para os clientes da E-saúde, ou seja, tendo eficácia através de uma conduta ética.

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